Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como se organizar no trabalho administrativo?

Como se organizar no trabalho administrativo?

Saber se organizar no trabalho é o primeiro passo para uma carreira de sucesso e uma empresa no topo do mercado. Conheça os passos a passos para ter organização na sua administração

Por GestãoClick
Atualizado em
Como se organizar no trabalho administrativo?

Organizar o trabalho administrativo pode parecer uma tarefa difícil para muitos empreendedores, no entanto, é possível alcançar um gerenciamento de sucesso através de ferramentas que otimizem a rotina dos profissionais. Neste artigo, confira algumas dicas sobre como organizar o seu trabalho administrativo.

Serão abordados temas relevantes para que você possa, de uma vez por todas, compreender como é feita essa organização tão importante para diversas empresas, independentemente do seu porte. 

Veja alguns tópicos: 

  • Crie uma rotina de organização;
  • Saiba distinguir entre prioridade de urgência;
  • Não deixe nada para depois.
  • Tenha um sistema de gestão;
  • E muito mais! 

Crie uma rotina de organização 

A princípio, há quem possa acreditar que a organização da rotina pode ser algo chato e que não faz tanta diferença, porém, ela é extremamente essencial para a organização do trabalho. As tarefas devem seguir uma mesma ordem de realização e, quando ocorre essa definição, o dia a dia torna-se mais eficiente, ainda mais quando há uma equipe em que cada colaborador necessita do outro para finalização das suas tarefas.

Assim, quando há uma rotina bem definida, todos saberão quais atividades devem ser realizadas naquele dia. 

como-se-organizar-no-trabalho-administrativo

Além disso, para que a rotina dê certo, é importante ter uma previsão de quais atividades deverão ser realizadas e em qual determinado período de tempo. Dependendo da forma como a empresa estabelece seus trabalhos, é possível planejar com antecedência a próxima semana ou até o próximo mês. 

 Por fim, no planejamento semanal, é importante distinguir a prioridade de cada atividade, desde as mais importantes até aquelas que possuem menor impacto no momento. Nesse sentido, é importante diferenciá-las das urgentes. É relevante citar que, algumas tarefas urgentes exigem um tempo hábil para serem executadas e devido a uma falta de organização se tornou urgente. 

Ainda mais, mesmo com uma rotina bem definida, é possível que ocorra alguns enganos, podendo trazer atrasos em certas atividades. Uma dica para esses casos é incluir na rotina uma previsão do que será feito no dia seguinte. Isso pode ser pensado ao final do expediente, de acordo com as tarefas que foram concluídas e aquelas que ainda devem ser finalizadas dentro da semana.

Por isso, é evidente organizar o trabalho administrativo de forma semanal para que não surjam imprevistos ou gargalos no decorrer dos dias. 

Leia também -> como aumentar a produtividade e dar um gás no trabalho? 

Delegue funções à equipe 

De antemão, quem está à frente de uma equipe precisa confiar na capacidade e produtividade de todos os demais profissionais, por isso, é importante que cada colaborador tenha as suas responsabilidades bem definidas, para que seja possível entregar todas as tarefas no decorrer da semana.

Além disso, também é importante que a equipe esteja capacitada para suas devidas funções. Nesse sentido, é válido pensar em treinamentos para que cada vez mais os colaboradores estejam aptos e qualificados para realizarem suas tarefas com êxito e eficiência. 

É válido ressaltar que a procrastinação da equipe pode trazer um grande acúmulo de tarefas. Dessa forma, é importante acompanhar se todos estão realizando as suas atividades diariamente e com excelência.  

Mantenha o foco  

como-se-organizar-no-trabalho-administrativo

Para algumas pessoas, manter o foco no trabalho administrativo pode ser algo bem desafiador. E, atualmente, podemos encontrar um alto número de distrações, como o uso do celular durante a jornada de trabalho. Por isso, a utilização dos mesmos acontece apenas em casos importantes durante a realização das tarefas para que não atrapalhem o rendimento. 

Ainda mais, existem algumas ferramentas na internet que ajudam a manter o foco, a organização individual e a gestão de desempenho. Você escolherá aquela que mais se aproxima da sua rotina e que faça sentido para você. 

A organização do ambiente de trabalho também é uma ótima maneira de se manter focado. Crie um ambiente que seja confortável e livre de distrações. Manter a organização em dia também é uma grande vantagem para manter uma boa capacidade produtiva. Assim, você poderá se organizar no trabalho administrativo e manter o foco com destreza e eficiência. 
 

Tenha um software de gestão

Para que seja possível uma organização do trabalho administrativo de qualidade, algumas ferramentas tecnológicas podem te auxiliar a dispor de uma gestão eficiente do seu negócio. O Software GestãoClick é ideal para empresas que buscam por controles ágeis e otimizados.

Além disso, ele também possui várias funcionalidades para automatizar processos que antes eram considerados burocráticos, como: controle de vendas, controle de estoque, gestão financeira, emissão de notas fiscais e boletos e muito mais!

Por ser um software online, você pode acessá-lo de onde estiver e quando quiser, basta ter acesso à internet. Dessa forma, todas as informações mais importantes para a administração da sua empresa encontram-se em um único local, facilitando todo o gerenciamento do seu negócio. 

Conclusão

Em suma, todas essas dicas ajudam e muito na organização do trabalho administrativo da sua empresa, principalmente com a ajuda de ferramentas de produtividade e de gestão. O planejamento diário é fundamental para que todas as tarefas sejam executadas com eficiência e excelência.  

Assim, se você ainda não possui um software de gestão na sua empresa, conheça agora o ERP GestãoClick e conheça todas as soluções oferecidas para o seu negócio. Teste grátis por 10 dias, clicando aqui! 


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

2 Comentários
  1. Realmente uma boa gestão de trabalho é fundamental para que a empresa se desenvolva. ass; ROSI

    • Olá Rosi! Como vai?
      Com certeza, a gestão e organização do trabalho são essenciais em uma empresa, e é por isso que o nosso sistema ajuda o dono de negócio no controle de processos.
      O GestãoClick permite que o dono da pequena e média empresa ganhe tempo para focar no seu negócio e administrar todas as tarefas de forma simples e prática.
      Faça um teste grátis: https://bit.ly/3CGr1PE

      Estamos a disposição.
      Sucesso!

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo