4 Dicas para fazer o controle de compras
Veja agora o que é controle de compras, qual a sua importância e como fazer uma gestão de compras eficiente no seu negócio!
No âmbito empresarial, o controle de compras, também chamado de gestão de compras, é fundamental para aumentar a lucratividade e manter o negócio em funcionamento.
Além disso, é ele que preserva o estoque abastecido, garante viabilidade financeira e, no caso de indústrias, assegura matéria-prima para que a produção não seja interrompida ou prejudicada.
Sendo assim, se há uma gestão de compras ineficaz dentro da organização, é um problema capaz de acarretar consequências sérias para os setores de estoque e de vendas, o que prejudica a empresa e empurra os clientes para a concorrência.
Pensando nisso, oferecemos algumas dicas para que você consiga fazer o controle de compras do jeito certo. Vamos conferir que dicas são essas?
O que é controle de compras?
De maneira geral, o controle de compras é responsável pela organização e planejamento do processo de compras de uma empresa.
Administrando toda a cadeia de suprimentos, é uma área integrada aos setores de produção, manutenção e logística.
A gestão de compras gerencia os gastos pertinentes ao negócio, visando principalmente eliminar custos desnecessários e, como consequência, aumenta os lucros e a competitividade da empresa.
Como fazer um bom controle de compras?
1. Estruture um planejamento
Entregar os pedidos dos clientes com atraso em razão da falta de produtos no estoque motivada por conflitos com os fornecedores não parece ser bom para a imagem e para o funcionamento da empresa, concorda?
De modo geral, o controle de compras consiste em:
• fazer a cotação de preços;
• gerenciar fornecedores;
• entender o que deve ser comprado, em quais quantidades e em quais datas.
Ou seja, o planejamento deve envolver a busca pelos melhores preços, a garantia de que o fornecedor entregará as mercadorias no prazo correto e, antes de tudo, a verificação da quantidade atual de itens no estoque para que não haja sobras ou faltas. Dessa forma, evita-se desperdícios e insatisfação dos clientes.
2. Utilize um programa para o controle de compras, vendas e estoque
Para o bom funcionamento de um negócio, todos os departamentos devem funcionar de maneira alinhada, certo?
Agora, imagine gastar parte do orçamento do seu setor para comprar produtos que já constam no estoque, mas que ninguém sabia, pois não houve o registro de entrada.
Isso poderia prejudicar as vendas, já que houve um gasto desnecessário se comparado à compra de produtos sob demanda. Além disso há o estoque, no qual sobrecarrega o espaço de armazenamento e gera prejuízos devido aos produtos parados – especialmente se forem perecíveis.
A solução para esse tipo de problema é utilizar um sistema automatizado, que:
- Possibilita a análise do fluxo de vendas;
- Ajuda a definir um cronograma de compras baseado no giro de estoque;
- Disponibiliza uma funcionalidade para fazer cotações online;
- Permite o cadastro de fornecedores e de produtos, automaticamente contabilizados no estoque;
- Possui um módulo específico para controle de estoque;
- Emite relatórios gerenciais sobre vendas, estoque, movimentações financeiras, etc..
Você também pode utilizar uma planilha de controle de compras.
Embora não seja tão eficiente quanto um sistema ERP e exigir mais dedicação em razão do registro manual de dados, ainda é um recurso útil para controlar informações.
3. Analise mais opções de fornecedores
A procura por fornecedores e a negociação são etapas que merecem atenção.
O motivo é bem simples, o parceiro deve ser confiável a ponto de não atrasar entregas. Outro ponto de atenção são os preços, que devem ser satisfatórios e garantir uma boa margem de lucro na hora da precificação.
Um bom fornecedor também deve:
• ser confiável e ter credibilidade no mercado;
• oferecer bons preços, especialmente para pagamentos à vista ou para alto volume de compra;
• ter disponibilidade de produtos;
• ser flexível nas entregas.
Então, para garantir bons preços e a entrega de pedidos sempre que necessário (principalmente em casos de urgência), é fundamental contar com mais de um fornecedor.
Além disso, conte com o sistema ERP para realizar cotações online e transformá-las em compras, tudo com rapidez e facilidade.
4. Conte com as informações de relatórios gerenciais
Esses relatórios, que podem ser emitidos por softwares de gestão empresarial, oferecem informações valiosas para o controle de compras.
Por exemplo:
• quantos produtos foram vendidos nos últimos meses e quais foram os produtos menos ou mais vendidos;
• transportadoras e fornecedores cadastrados;
• compras e cotações realizadas;
• produtos em estoque;
• pagamentos e recebimentos.
Ao analisar pagamentos e recebimentos por meio de relatórios, por exemplo, é possível fazer projeções a fim de saber se haverá dinheiro em caixa para realizar compras.
E agora, já sabe como fazer um controle de compras do jeito certo? Que bom!
Se você entendeu a importância do controle de compras e quer começar a otimizar os processos da sua empresa controlando as entradas e saídas de produtos do estoque, baixe agora mesmo gratuitamente a incrível planilha de controle de estoque para garantir uma gestão de estoque muito mais eficiente!