Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » Finanças » 7 práticas de controle financeiro empresarial

7 práticas de controle financeiro empresarial

Gerenciar corretamente o lado financeiro de uma pessoa ou família já não é uma tarefa fácil. Quando se fala em controle financeiro empresarial, esta tarefa ganha uma amplitude ainda maior e, por assim dizer, a boa saúde financeira de uma empresa é um dos principais indicativos de que as coisas vão bem ou mal. No […]

Por GestãoClick
Atualizado em
7 práticas de controle financeiro empresarial

Gerenciar corretamente o lado financeiro de uma pessoa ou família já não é uma tarefa fácil. Quando se fala em controle financeiro empresarial, esta tarefa ganha uma amplitude ainda maior e, por assim dizer, a boa saúde financeira de uma empresa é um dos principais indicativos de que as coisas vão bem ou mal.

No intuito sempre de tentar evitar quaisquer surpresas desagradáveis que possam impactar diretamente nesta saúde do seu negócio, o controle financeiro empresarial deve ser feito adequadamente.

É só através dele que você terá um panorama geral, realista e preciso das reais condições financeiras de sua empresa. Neste artigo, você vai tomar conhecimento dos 7 passos principais para se conseguir um controle financeiro empresarial praticamente impecável. Confira.

Foco em Seu Controle de Caixa

É muito difícil ter um controle financeiro empresarial adequado se o controle do seu caixa não estiver a contento. E é fácil de se entender o porquê disso, afinal, se você não conseguir controlar todo o fluxo de entrada e saída de valores em sua empresa, não vai conseguir medir o financeiro da mesma.

Além disso, todo e qualquer controle financeiro empresarial usa como base principal o próprio controle de caixa. Para saber se você está fazendo um controle de caixa adequado, se faça algumas perguntas:

  • Você sabe qual foi o lucro dos últimos 6 meses?
  • Neste momento, você consegue guardar dinheiro para investimentos?
  • Tem a exatidão das possíveis despesas que poderiam ser reduzidas ou cortadas, caso necessário?
  • Sabe com exatidão o lucro do seu negócio no mês corrente?

Tenha o Registro de Todas as Operações Financeiras da Empresa

Organização é tudo e quando falamos de um controle financeiro empresarial, precisamos ter todos os valores, não apenas do fluxo de caixa, devidamente anotados e registrados para que sejam observados neste controle financeiro que você fará.

E quando falamos tudo, é tudo mesmo, desde um vale para seu colaborador, transferências em conta bancária ou outros precisam ser devidamente registrados para que o seu controle financeiro apresente resultados verdadeiramente reais.

Separe Adequadamente os Gastos

É raro encontrar um empreendedor que em algum momento não tenha retirado algum valor da empresa para gastos pessoais. Isso é muito passível de acontecer, ainda mais se houverem sócios, mas, no entanto, não deve ser um hábito, muito pelo contrário, tal prática deve ser evitada.

Lembre-se de que se não houver um controle correto de todos os gastos de sua empresa, pode acontecer excessos e estes, bem possivelmente, não serão cobertos pelos lucros.

Por esse motivo, é fundamental separar os gastos da empresa dos gastos pessoais, seja seus ou dos sócios.

Construa um Fundo de Reserva

Como em nossa saúde, a “saúde” financeira de uma empresa também encontra problemas ao longo de sua vida útil. Para que seu controle financeiro empresarial possa lhe trazer apenas resultados satisfatórios, você precisa se prevenir destes pequenos solavancos financeiros.

E a melhor maneira de fazer isso é constituir um fundo de reserva, que lhe sirva para cobrir possíveis problemas financeiros que venham a surgir. Pode parecer difícil criar este fundo, mas se você priorizá-lo, vai ficar mais fácil construí-lo.

Trabalhe com Projeções Para o Longo Prazo

Nenhum controle financeiro empresarial funciona bem se não houver um planejamento de longo prazo, tanto no que se refere à própria situação da empresa quanto do mercado em que atua.

Dessa forma você consegue alinhar adequadamente o investimento para fazer com que o seu negócio funcione com o faturamento que ele vai gerar, evitando, com isso, possíveis problemas que possam surgir com o seu capital de giro em um futuro próximo.

Conte Sempre com a Ajuda de Especialistas Financeiros

Com finanças não se brinca. Se você ou seus sócios não tiverem familiaridade com o tema “saúde e controle financeiro empresarial”, o melhor é procurar a ajuda de um bom profissional da área. Pode ser até o seu contador ou um especialista em gestão de negócios financeiros.

Estes profissionais vão lhe ajudar a ter um controle financeiro adequado, apontado possíveis erros e soluções para que a continuidade do seu negócio seja mais tranquila.

Implemente o controle financeiro empresarial Digital

A tecnologia chegou e existe para nos ajudar em diversas tarefas, empresariais e/ou pessoais. Fazer uso dela, principalmente em uma empresa, é fundamental para que todos os processos fluam sem quaisquer anormalidades.

Estamos nos referindo, mais especificamente, a utilização de um software de gestão empresarial , que é fundamental não só para acompanhar o controle financeiro empresarial, como também para automatizar e otimizar diversos outros processos de sua empresa.

Com o GestãoClick, você trará muito mais agilidade e precisão nas informações controladas do seu negócio, seja do estoque, contábil, vendas, notas fiscais, fluxo de caixa e, claro, o financeiro.

Terá uma visão mais ampla e centralizada de tudo que acontece em sua empresa, com dados atualizados e em tempo real. Tais informações poderão ser acessadas ainda de qualquer lugar do mundo, bastando ter um dispositivo conectado à internet.

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo