Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Como alcançar a maximização do lucro: dicas e melhores práticas

Como alcançar a maximização do lucro: dicas e melhores práticas

Para alcançar a maximização do lucro e promover a redução dos prejuízos, é crucial que existam estratégias sólidas para diversas etapas do gerenciamento de uma empresa. A gestão de estoque é uma dos pontos fundamentais para qualquer negócio, independentemente do porte e do ramo de atividade. Além disso, com a aplicação de um bom sistema […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Como alcançar a maximização do lucro: dicas e melhores práticas

Para alcançar a maximização do lucro e promover a redução dos prejuízos, é crucial que existam estratégias sólidas para diversas etapas do gerenciamento de uma empresa. A gestão de estoque é uma dos pontos fundamentais para qualquer negócio, independentemente do porte e do ramo de atividade.

Além disso, com a aplicação de um bom sistema de gestão empresarial, é possível otimizar todo esse processo.

Dessa forma, neste artigo, apresentaremos estratégias que incluem previsões precisas de demanda, adoção de sistemas de estocagem, monitoramento do estoque em tempo real, entre outros. 

Pois, somente ao adotar estratégias eficazes de controle de estoque, torna-se possível evitar perdas, reduzir custos e maximizar lucros. 

Veja alguns tópicos abordados: 

  • Faça previsões de demanda;
  • Classifique seu estoque;
  • Monitore o estoque em tempo real;
  • Adote um sistema de gestão.
  • Facilite o processo. 

Faça previsões de demanda

Primeiramente, o desperdício de mercadorias é um dos principais prejuízos na gestão de estoque. Repor grandes quantidades de mercadorias nem sempre é uma decisão acertada. Por isso, é crucial desenvolver estratégias confiáveis de previsão de demanda e reposição, visando a maximização do lucro.

Além disso, para que seja possível desenvolver previsões de demanda precisas, é essencial ter acesso a dados confiáveis e relevantes. Alguns fatores também devem ser considerados, tais como datas festivas, sazonalidades, eventos especiais e tendências do mercado.

Por exemplo, no Dia das Mães, as vendas de produtos relacionados à data ‒ cosméticos, roupas, calçados, acessórios, entre outros ‒ tendem a aumentar. 

Mesmo com previsões detalhadas e fidedignas, certos imprevistos podem ocorrer, como atrasos de entrega das mercadorias pelos fornecedores ou alterações no comportamento de compra do mercado.

Por esse motivo, é importante manter a flexibilidade necessária para permitir que haja um ajuste imediato dos níveis de estoque, caso seja necessário. 

Dessa forma, torna-se possível evitar excessos de estoque e garantir a disponibilidade dos produtos, para que não existam gargalos quando o seu cliente finalizar uma compra.

Classifique seu estoque

Classificar seu estoque por ordem de prioridade e demanda pode ajudar a identificar quais produtos precisam de maior quantidade de reposição. Além disso, essa classificação permite identificar produtos que possuem baixa rotatividade de vendas, possibilitando maximização do lucro e mitigação dos gastos desnecessários. 

Nesse sentido, é possível realizar um planejamento mais eficiente para reposição de estoque, evitando a falta de mercadorias que possuem alta demanda na sua empresa.

Uma outra abordagem para classificar e gerenciar o estoque é por meio da utilização da curva ABC. Ela é utilizada para classificar os produtos contidos no estoque em três categorias: A, B e C. 

  • Categoria A: produtos de alta prioridade. Na prática são os itens de maior quantidade ou valor monetário;
  • Categoria B: produtos com prioridade intermediária. Ou seja, artigos de valor moderado ou quantidade mediana;
  • Categoria C: produtos de baixa prioridade. Bens de menor valor econômico ou quantidade inferior.

Para além, você também pode classificar o estoque de acordo com a sazonalidade, como mencionado anteriormente, por meio da análise das variações nas vendas dos produtos ao longo do ano.

Logo, com essas classificações fica mais fácil planejar as reposições de mercadorias, quais produtos precisam de maiores quantidades e se preparar para as datas mais importantes do mercado. 

Monitore o estoque em tempo real

O monitoramento de estoque é importante para acompanhar o fluxo de entrada e saída de mercadorias e pode te ajudar a identificar problemas que podem surgir ao longo do tempo, como o excesso ou a falta de produtos. 

Além disso, esse tipo de monitoramento pode ser feito, tanto fisicamente quanto por meio de ferramentas de gestão que auxiliam no controle das mercadorias.

Também é crucial realizar verificações periódicas, como a verificação da data de validade dos produtos, identificação de produtos danificados ou que necessitem de reposição. Por meio desse inventário, é possível identificar tendências de aumento de demanda e evitar problemas com a venda de produtos danificados ou com a validade já expirada. 

O monitoramento do estoque em tempo real é essencial para que a sua empresa esteja preparada para atender todas as necessidades dos clientes. Assim, será possível promover a maximização do lucro e a mitigação dos custos, além de melhorar toda a eficiência operacional da sua equipe. 

Adote um sistema de gestão

Como vimos durante todo o conteúdo, a gestão de estoque é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Com essa abordagem, será possível realizar uma análise dos principais produtos que apresentam maior taxa de conversão em vendas ou que não estão sendo tão procurados no mercado.

Para garantir que haja maior praticidade na análise desses dados, um software de gestão empresarial é a ferramenta ideal para acompanhar todas essas movimentações do seu estoque, tanto de entrada quanto de saída de mercadorias. 

O GestãoClick é uma solução ideal para empresas de pequeno e médio porte que buscam controles ágeis e otimizados, proporcionando uma gestão mais completa e eficiente.

Nosso software também possibilita que você controle o seu estoque em tempo real. Assim, você fica por dentro de todas as movimentações, acompanhando detalhadamente o passo a passo desse fluxo e verificando quais produtos possuem maiores ou menores saídas de venda. 

Você também pode implementar estratégias para a maximização do lucro da sua empresa por meio dos nossos relatórios de estoque. Assim é possível evitar prejuízos de custos ao impedir a reposição desnecessária de mercadorias.

O GestãoClick também conta com outras funcionalidades de gestão, como o controle financeiro, cadastro de clientes e produtos, controle de notas fiscais, módulos de contrato e orçamento, emissão de notas fiscais e muito mais. Centralizando, então, todas as etapas do gerenciamento da sua empresa em um único lugar, tornando-o mais eficiente e assertivo. 

Facilite o processo

A gestão de estoque precisa ser realizada de forma eficaz para que haja a possibilidade de maximização do lucro e de contenção do desperdício de mercadorias. Por isso, ao longo deste conteúdo, te mostramos a importância de adotar estratégias que ajudem a acompanhar as principais demandas dos clientes, controlar os níveis de estoque, automatizar processos e reduzir retrabalhos. 

Assim, fica evidente a importância de monitorar o estoque em tempo real e classificar os produtos com base na importância e rotatividade. Essa abordagem permitirá oferecer um atendimento de qualidade ao cliente, reduzir despesas e ampliar os lucros de forma eficiente.

O grau de complexidade desse processo depende de diferentes fatores, como maturidade da organização e definição de novas estratégias, abordagens, treinamentos e sistemas.

Esse último a gente resolve para você! Teste o GestãoClick gratuitamente durante 10 dias e tenha acesso a todas as funcionalidades do sistema na palma da sua mão. Nosso sistema é perfeito para você que busca alcançar a maximização do lucro da sua empresa de forma prática e segura. Com suporte humanizado e gratuito, o nosso software deixa a gestão do seu negócio simples como um click!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo