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Cupom de desconto: como utilizar para fidelizar

Permitir que o consumidor utilize um cupom de desconto no final da compra de serviços ou produtos é uma das estratégias mais inteligentes para estimular compras e fidelizar a clientela, Esta estratégia já é aplicado no seu negócio?

Por GestãoClick
Atualizado em
Cupom de desconto: como utilizar para fidelizar

Responda: que pessoa não gosta de receber um desconto de vez em quando? Permitir que o consumidor aplique um cupom de desconto no final da compra de serviços ou produtos é uma das estratégias mais inteligentes para estimular compras e fidelizar a clientela. Há ainda outra vantagem ao utilizar essa tática: divulgar sua empresa!

Os cupons podem ser distribuídos em redes sociais, por meio de aplicativos ou portais ou até na própria loja online. Mas, afinal, como fidelizar os clientes?
Continue lendo para saber!

 

Escolha o tipo de cupom de desconto de acordo com sua estratégiatipo de cupom de desconto

 
Você conhece o aplicativo do iFood?

A empresa utiliza os cupons de desconto como parte integrante da estratégia de marketing e os oferece para os clientes semanalmente, por vezes até mais de três dias na semana e em diferentes períodos — no almoço, no lanche da tarde e no jantar.

E por que esse exemplo é relevante?

Porque apesar da frequência ser semanal, os dias escolhidos para distribuição geralmente têm menos pedidos, o que se torna lucrativo para a empresa. É comum oferecerem sempre descontos na segunda-feira e não oferecerem  em feriados ou na sexta-feira à noite, por exemplo.

Para a sua empresa, os cupons podem ser:
 

  • → regulares: oferecidos semanal ou mensalmente de acordo com as motivações estratégicas do negócio, como queima de estoque, aumento de vendas, promoção de determinado produto etc.;
  • → de aniversário: oferecidos nos aniversários dos consumidores;
  • → de datas comemorativas: oferecidos no dia dos namorados, Natal, Páscoa, dia das mães etc.

Lembre-se de que é fundamental ter o cadastro de clientes sempre atualizado em seu sistema de gestão empresarial. Ter as datas de nascimento corretamente cadastradas é necessário para oferecer cupons de aniversário, por exemplo.

Ao saber que a sua empresa tem esse tipo de dedicação, muitos consumidores podem criar uma relação de proximidade com a marca.
 

Ofereça um cupom de desconto na primeira compra do cliente

 

Ofereça um cupom de desconto na primeira compra

 
Quer atrair clientes que nunca compraram em sua empresa antes? Então, que tal oferecer um cupom de desconto na primeira compra?

Isso passa uma mensagem importante para o consumidor, pois além de o seu negócio oferecer um produto ou serviço que ele almeja adquirir, ele ainda ganhará um desconto no primeiro contato. Daí, caso goste do que adquiriu, as chances de voltar a comprar com sua empresa são altas, concorda?

Se você utiliza o Marketing de Conteúdo para atrair e converter e utiliza newsletters como parte da estratégia, também é possível oferecer cupons de desconto na primeira compra de cada novo assinante.

Aí, além de fãs dos seus conteúdos, eles ainda serão estimulados a partir para a ação e adquirir aquele produto que tanto desejam.
 

Faça promoções

 

promoções

 
Em geral, promoções são uma ótima maneira de atrair a atenção de clientes e fidelizá-los, principalmente se forem feitas regularmente. Além de aumentarem as vendas, elas ainda podem auxiliá-lo a aumentar o ticket médio (valor médio de compras que cada cliente faz em sua empresa) se aliadas aos cupons.

Veja um exemplo: vamos supor que após calcular o ticket médio você chegou ao valor de R$ 100,00. É possível, nesse caso, oferecer um cupom de desconto para compras acima de R$ 150,00. É uma vantagem para os dois lados, concorda?

Além do que já vimos, as possibilidades não param por aqui!

Veja mais um exemplo de como fidelizar clientes: utilizando informações de cadastro, ofereça todo ano cupons exclusivos de acordo com a data da primeira compra do cliente — se ela foi realizada no dia 5 de abril de 2019, por exemplo, ofereça um cupom especial celebrando a data todo dia 5 de abril dos anos seguintes.

Além disso, se possível, forme parcerias com pessoas influentes (como Youtubers) a fim de divulgar as promoções e os cupons.

Como você pôde perceber, o cupom de desconto pode se tornar parte fundamental de uma boa estratégia para fidelizar clientes. Mas não saia por aí dando descontos sem ter um bom planejamento documentado que garanta lucratividade, ok? Além de fidelizar a clientela, é preciso lucrar com a estratégia.

Você ainda não sabe exatamente o porquê dar descontos e nem quando oferecê-los? Preparamos um post para ajudá-lo com essa e com outras questões, confira!
 

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gestao.click

4 Comentários
  1. BOA NOITE VOCÊS PODERIAM ME FORNECER UM CUPOM PARA EU PODER CONTRATAR O SERVIÇO DE VOCÊS PRA UM ANO

  2. Ola, gostei do sistema muito funcional e adaptável para qualquer tipo de estabelecimento.

    por favor retornar o contato para que possamos ser parceiro.

    Rezendog.

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