Desconto ou Cashback – qual a melhor opção para Black Friday?
Cupom de desconto ou cashback? Ambos são benefícios fundamentais para retenção dos seus clientes. Saiba qual o melhor para sua loja na Black Friday 2021!
Nos aplicativos de transporte, delivery, e-commerces e até mesmo em perfis nas redes sociais, os cupons de descontos e cashback tornaram-se virais, e têm sido cada vez mais utilizados no Brasil, em lojas físicas e virtuais. Nesta Black Friday será um diferencial para os pequenos negócios.
Se você está interessado em implantar o sistema de cupons de desconto ou cashback na sua loja ou apenas quer saber mais a respeito, este texto é para você! Continue lendo e descubra qual é a melhor opção para seu negócio na Black Friday 2021.
Cupom de desconto
Fidelização de clientes, aumento do faturamento, maior alcance orgânico e indicações frequentes da sua loja. Esses são alguns dos objetivos para a Black Friday e também são algumas das vantagens em investir nos cupons de descontos no seu e-commerce ou loja física.
Mas, o que exatamente são os cupons de desconto e como aproveitá-los em sua loja durante a Black Friday?
Os cupons de desconto são códigos promocionais fornecidos para seus clientes. Eles podem ser segmentados por departamentos ou produtos específicos, com prazo de validade e funcionalidades diferentes, como por exemplo:
- Indicação
- Frete Grátis
- Primeira compra
- Datas comemorativas
Os cupons de desconto tornaram-se virais pois facilitam a decisão de compra. Eles trabalham gatilhos mentais essenciais para as vendas na Black Friday, como o de escassez e reciprocidade, que quando utilizados corretamente, transmitem para os clientes a sensação de vantagem e urgência, simultaneamente.
Cashback
Cashback significa dinheiro de volta e consiste em uma evolução dos programas de benefícios, que devolve ao consumidor um percentual do valor gasto com a compra.
Com a expansão das lojas virtuais durante o período de isolamento social, o sistema de cashback ganhou força no Brasil em 2020, principalmente em novembro com a Black Friday.
Existem três tipos de cashback:
- Dinheiro na conta – o dinheiro retorna para conta do cliente
- Carteira digital – o valor fica armazenado para compras futuras
- Cashback social – que destina o valor a ser retornado a instituições
O cashback se destaca dos cupons de desconto por ser um benefício diferente. O valor devolvido na hora é uma maneira eficiente do cérebro assimilar que foi recompensado, mesmo em uma compra impulsiva durante a Black Friday.
Como funciona o cashback?
O primeiro passo para implementar o sistema de cashback em seu negócio é buscar uma empresa para intermediar as transações. É repassado uma comissão para empresa intermediadora, que irá dividir o valor com o comprador.
O consumidor precisa estar cadastrado no sistema de cashback da empresa parceira, para acumular o valor retornado das compras em uma conta virtual. O valor do cashback do seu estabelecimento é definido por você.
A identificação do cliente normalmente é feita a partir dos dados cadastrais como CPF ou número de telefone. E o valor pode ser utilizado em sites, lojas e aplicativos associados à empresa de cashback escolhida ou no seu estabelecimento, pode retornar a conta do cliente ou é destinado a instituições (cashback social).
Desconto ou Cashback: qual é o melhor para minha loja?
De um modo geral, os cupons de desconto são mais segmentados a determinadas categorias e produtos específicos e com prazo determinado para utilização, em datas sazonais como a Black Friday. Cupons de desconto não demandam cadastro em uma plataforma específica.
Enquanto o cashback é um benefício mais atual, permanente e válido para compra de todos os produtos ou serviços da loja. É necessário seu cliente estar cadastrado na plataforma de cashback adotada pela sua empresa.
Por isso, mais do que definir qual dos benefícios de desconto ou cashback é o melhor, é importante entender quais são as estratégias adequadas para seu negócio e seu público-alvo. Para chamar atenção do consumidor na Black Friday, também é possível investir nas duas estratégias simultaneamente!
Vantagens em combinar as estratégias
As vantagens para o consumidor final são visíveis. Mas, a empresa que concilia cupons de desconto e cashback também usufrui diversas vantagens. Separamos algumas delas para você a seguir.
Up-sell e cross-sell
O upsell é uma estratégia que estimula o cliente já fidelizado a adquirir um produto ou serviço superior ao que já possui. Na Black Friday é utilizado para chamar atenção do seu cliente com uma vantagem que justifique o upgrade, como cupons de desconto ou cashback.
Exemplo: João tem um plano em um sistema ERP online que o auxiliaria na gestão de suas vendas, mas com o crescimento da loja, preferiu adquirir um plano que o fornecia a emissão de notas fiscais e boletos.
Já o cross sell (também conhecido como venda cruzada) é utilizado para combinar produtos, para oferecer uma experiência mais vantajosa e completa.
Exemplo: Maria comprou um smartphone em uma loja de celulares e a indicaram também uma capa e película para proteção.
O controle é seu!
Promova cupons de desconto por categorias de menor saída ou em produtos de datas comemorativas e sazonais. Desta forma você pode direcionar a estratégia com os seguintes benefícios para sua empresa:
- Giro de estoque
- Aumento das vendas em período de baixa
- Segmentação das promoções
- Taxa de conversão de e-mail marketing
Desconto e cashback: Marketing barato e eficaz
Juntando cupons de desconto e cashback você terá dois grandes aliados para sua estratégia de relacionamento!
Além dos cupons auxiliarem no marketing boca a boca, garantindo a maior visibilidade da sua loja, você pode personalizar cupons para mês de aniversário e informar novas promoções, usando apenas uma boa plataforma de e-mail marketing.
Redução do abandono de carrinho
As taxas de abandono de carrinho nem sempre estão relacionadas a indecisão do consumidor! Cupons de desconto ou cashback dos produtos são ótimos aliados para incentivar a conclusão da compra. Procure utilizar cupons de desconto de frete grátis.
De forma resumida, se você busca uma maneira de inovar sua loja e fidelizar seu cliente, com certeza os cupom de desconto ou cashback são ótimas opções! Porém, não se esqueça de analisar seu público alvo e as necessidades do seu negócio antes de aplicar essa estratégia nessa Black Friday.