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11 dicas para vender online

Não é de hoje que o empreendedorismo digital vem fazendo grande sucesso no mercado. Vender online passou a ser uma maneira de driblar a crise econômica e também de conseguir uma melhor estabilidade financeira e profissional para muitas pessoas. Os nichos são os mais variados possíveis: distribuidoras de produtos diversos, corretoras de seguros, concessionárias, infoprodutos, […]

Por GestãoClick
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11 dicas para vender online

Não é de hoje que o empreendedorismo digital vem fazendo grande sucesso no mercado. Vender online passou a ser uma maneira de driblar a crise econômica e também de conseguir uma melhor estabilidade financeira e profissional para muitas pessoas.

Os nichos são os mais variados possíveis: distribuidoras de produtos diversos, corretoras de seguros, concessionárias, infoprodutos, empresas de turismo e inclusive editoras.

Só que as estratégias de como vender online possuem diferentes estratégias para cada um desses nichos e que precisam ser bem observadas, para não dar errado. Portanto, antes da parte prática de como vender online, observe estas 11 dicas para garantir o sucesso do seu negócio.

Dicas de como vender online

A internet, sem dúvida alguma, é um mundo aberto e imenso para os negócios. No entanto, ao mesmo tempo que você consegue alcançar consumidores do outro lado do planeta, também pode enfrentar uma concorrência acirrada, vendendo o mesmo produto ou serviço que você.

Assim sendo, para aproveitar bem esta verdadeira vastidão de consumidores e não esbarrar a todo instante em seus concorrentes, é preciso seguir algumas táticas para iniciar e dar continuidade ao seu negócio, além de priorizar sempre que possível os diferenciais do mesmo. Acompanhe:

Foco total na criação de um processo de vendas

Você sabe bem o que é e qual a verdadeira importância de um processo de vendas para vender online? O processo de vendas é, basicamente, o que antecede as suas vendas propriamente ditas e é importante porque vai viabilizar o seu negócio na internet.

São aquelas etapas do seu marketing que irão tornar seus em clientes. Começa por sua página no site da empresa, onde você irá orientar o seu consumidor sobre como funciona o serviço e como contratá-lo.

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar neste processo, como webinars ou mesmo ‘lives’ em suas redes sociais. Desta forma, você vai “educar” seus prováveis clientes e trazê-lo para o universo de sua empresa.

Demonstre o valor do que você vende

A qualidade e os motivos pelos quais as pessoas precisam do que você vende, seja um produto ou serviço, já devem estar bem claras pra você, mas, no entanto, não o estão ainda para seus futuros consumidores.

A principal técnica aqui é o Storytelling, onde você vai, literalmente, contar a história de sua empresa e dos seus produtos/serviços. Isto pode estar presente em seu site, posts ou mesmo um blog ligado ao seu site e faz parte também da “educação” de seu público alvo.

Tenha uma equipe preparada para monitorar as vendas online

Nenhuma estratégia de marketing tem validade se não houver o correto acompanhamento de resultados e, dentro destes, as próprias vendas. Esta equipe de monitoramento precisa estar atenta à toda a interação do seu negócio, da seguinte maneira:

  • Respondendo prontamente toda as interações nos canais de marketing utilizados por sua empresa;
  • Acompanhar pontualmente todo o desempenho do seu site;
  • Tirar dúvidas sobre o serviço/produto e sanar possíveis reclamações, entre outros.

Tenha um planejamento adequado de suas ofertas e argumentos de vendas

Quando um cliente necessita de um serviço ou produto, ele já está disposto a pagar seu valor, desde que já esteja convencido de que aquela solução vai entregar o que verdadeiramente ele precisa.

Seus argumentos de venda devem focar no problema do cliente que não se resolve, necessariamente, com o seu produto ou serviço. Por isso é importante ter argumentos que realmente mostrem resultados favoráveis obtidos com o seu produto/serviço, prova social com depoimentos, entre outros.

Uma vez convencido de que o seu serviço/produto é sim a melhor solução, o passo seguinte será a venda.

Promova a adaptação do processo de compra offline ao online

Se você também tiver uma loja física, vendendo o mesmo produto ou serviço, é importantíssimo que o processo de compra online seja o mais idêntico possível ao offline. Esta transição e adaptação é muito importante.

Promova campanhas com ofertas limitadas

Outro ponto importante para vender online é criar um certo senso de urgência no seu potencial cliente, como uma forma de estímulo, tipo aquele empurrãozinho que faltava para ele concretizar a compra.

Para isso, promova ofertas relâmpago, com duração pré-estabelecida. Geralmente estes tipos de ofertas são quase que infalíveis.

Planeje sua estratégia de pós-venda

Vendeu, que bom, pronto e acabou? Nada disso, a atenção dada no pós-venda garante a satisfação e principalmente a fidelidade do seu cliente, além do marketing boca a boca que o mesmo poderá promover gratuitamente para você.

Procure obter sempre um feedback, trate adequadamente possíveis reclamações e pontos de melhoria sinalizados e garanta um pós-venda eficiente.

Disponibilize promoções com aquelas vantagens irresistíveis

É outra estratégia que geralmente dá muito certo. Crie promoções inéditas ofertando descontos especiais, agregue brindes ou vantagens exclusivas aos serviços ou produtos, crie kits que complementem o seu produto/serviço com preços promocionais.

Construa uma estrutura adequada para atendimento online

Isto também faz parte do seu negócio, tanto antes, como durante e após a venda. Clientes valorizam um bom atendimento, rápido, atencioso e de qualidade. Isto faz com que ele concretize sua compra com mais segurança e tranquilidade, fidelizando o mesmo.

Tenha o seu banco de contatos de e-mail organizado

Montar um banco de e-mail com todos os contatos de pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio é uma outra estratégia poderosa.

Para conseguir montar este banco de dados, oferte e-books, webinars gratuitos e outros tantos materiais que você pode oferecer gratuitamente em troca do nome e e-mail deste cliente. Evite solicitar dados demais neste tipo de captura.

Invista corretamente em seu marketing de conteúdo

Sua estratégia de marketing de conteúdo precisa verdadeiramente entregar valor para seus futuros clientes. É uma isca importantíssima para não só conduzi-los à compra, como também fidelizá-los. Este conteúdo precisa ser válido e bem estruturado.

A sugestão é realizar um levantamento dos temas mais relevantes de interesse na sua área e criar materiais totalmente exclusivos e inéditos.

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