Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » Novidades GestãoClick » Dia da contabilidade: contador, o mês é todo seu!

Dia da contabilidade: contador, o mês é todo seu!

25 de abril Dia da Contabilidade. Contador, o mês é todo seu, saudamos sua profissão! Conheça a integração contábil para otimizar sua atuação ainda mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
Dia da contabilidade: contador, o mês é todo seu!

Muitos não sabem, mas o 25 de abril Dia da contabilidade, ou melhor dizendo, é dia do profissional da Contabilidade. A data em si é relevante, ao considerarmos a própria importância deste profissional para a saúde financeira de uma empresa.

O contador ocupa uma posição relevante nas empresas, ao caminharem lado a lado com a gestão, buscando soluções contábeis e financeiras no dia a dia da organização. Sem ele, a tomada de decisões e a forma com que se pretende alcançar os objetivos do negócio ficariam seriamente comprometidos.

Neste artigo, você vai ficar sabendo um pouco mais sobre esta atuação tão relevante, o que é e o que representa efetivamente o dia da contabilidade, além de recursos para conectar seu contador a um sistema que acelera o trabalho dele e a produtividade do seu negócio, confira.

Dia da contabilidade: o que é?

 
Da forma mais sucinta possível, o Dia da Contabilidade: o que é, na qual é oficialmente comemorado anualmente dia 25 de abril, homenageia o profissional de contabilidade. É este profissional que fica responsável por todo o planejamento, controle e coordenação financeira de uma organização.

Muitos confundem o Dia da Contabilidade com o Dia do Contabilista, que são comemorações diferentes (abaixo explicaremos mais sobre isso). A data surgiu oficialmente em 25 de abril de 1926, como uma homenagem ao senador João Lyra Tavares que defendia a regularização da profissão contábil no país.

No entanto, nesta época, a profissão ainda não era regularizada no Brasil. Isto só aconteceu após o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, que veio a oficializar definitivamente as ciências contábeis no país.

Dia da contabilidade ou do contabilista?

Esta questão gera muita dúvida na maioria das pessoas e até inclusive em alguns profissionais contábeis. A saber, até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era conhecido e comumente chamado de Dia do Contabilista.

No entanto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que a nomenclatura do termo fosse alterada de Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

O Dia da Contabilidade foi criado pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979, oficializando finalmente o dia 25 de abril como data para a homenagem e mudança de “Contabilista” para “Contabilidade” foi feita em 2012.

Significado do dia do profissional da contabilidade

 
É uma justa homenagem a este profissional que exerce um papel fundamental e de extrema importância para uma empresa, estruturando todos os fatos contábeis gerados por esta, bem como todo o planejamento fiscal financeiro.

A data é importante também para que todos reflitamos sobre a importância da contabilidade para uma empresa, tendo visto que esta mesma contabilidade tem função estratégica determinante no negócio, indo bem mais além da temida burocracia e da também temida papelada.

Vai bem mais além também de balancetes contábeis e de escrituração fiscal, pois o que o profissional da contabilidade trouxer como resultados de seu trabalho, terá importância relevante aos negócios da organização.

25 de Abril, dia da contabillidade: veja a importância

 
O profissional da contabilidade consegue apresentar resultados que podem até medir eficientemente o retorno do capital investido pelo empreendedor, participando diretamente no próprio desenvolvimento da organização como um todo.

Informações contábeis imprecisas ou mesmo a falta de dados contábeis específicas podem influenciar o negócio negativamente, uma vez que o setor financeiro bem como toda a gestão de uma empresa depende destas mesmas informações.

A contabilidade deve ser entendida como mais uma importante ferramenta de gestão, de forma a poder se projetar os resultados da empresa considerando metas pré-determinadas. 

Muitos empresários, erroneamente, acabam por desprezar estes dados e avaliações, perdendo uma grande oportunidade de aproveitar a experiência e a formação técnica do profissional da contabilidade. Ao contrário, os que fazem bom uso destas informações, conseguem projetar eficazmente seu negócio.

Basta perceber que este profissional contábil participa do desenvolvimento de uma empresa desde o seu nascimento, acompanhando a partir daí o registro na Junta Comercial e também toda a regularização em inúmeros órgãos, como Receita Federal e o INSS, por exemplo.

Ao gestor, cabe suprir este profissional de recursos técnicos e tecnológicos suficientes para que este possa desenvolver adequadamente o seu trabalho como profissional contábil, recepcionando relatórios contábeis e, enfim, realizando uma tomada de decisão mais acertada e precisa.

Entre modernas opções, o sistema de gestão para Contabilidade é uma ótima pedida para impulsionar a rotina contábil que não deve ser morosa nem desorganizada.

Softwares que facilitam o dia a dia do contador, como a integração contábil fornecida pelo GestãoClick, são de vital importância para a confiabilidade dos dados emitidos, agilizando o fluxo de informações, aumentando a exatidão e minimizando o retrabalho. 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo