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10 dicas de como vender mais no Dia das Crianças 2024

O Dia das Crianças 2024 está chegando. Celebrado em 12 de outubro, ela é considerada uma data muito importante para o comércio no Brasil. Afinal, ela costuma movimentar bastante as vendas em diferentes setores que atendem esse público. De acordo com a Hibou, empresa especializada em pesquisa de consumo, o brasileiro pretende gastar até R$250 […]

Por Ivan Vilela
Atualizado em
10 dicas de como vender mais no Dia das Crianças 2024

O Dia das Crianças 2024 está chegando. Celebrado em 12 de outubro, ela é considerada uma data muito importante para o comércio no Brasil. Afinal, ela costuma movimentar bastante as vendas em diferentes setores que atendem esse público.

De acordo com a Hibou, empresa especializada em pesquisa de consumo, o brasileiro pretende gastar até R$250 com presentes nesta data. Isso representa uma baixa de R$6,57 com relação ao gasto do ano anterior, mas ainda simboliza um gasto significativo para uma data comercial. 

Por isso, neste artigo, vamos abordar informações importantes para quem deseja vender mais no Dia das Crianças 2024, impulsionar resultados e melhorar o arrecadamento neste dia. 

Confira com a gente! 

Origem do Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi instaurado no Brasil no ano de 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, que governou o país de 1922 a 1926. A consolidação da data que completa 100 anos em 2024 se deu após o Rio de Janeiro, que na época era a capital federal, sediar o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. 

Aproveitando o clima de reflexão sobre a infância que o evento deixou na capital, o Deputado Federal Galdino do Valle Filho criou o Decreto Nº 4.867 de 5 de novembro de 1924, instituindo oficialmente 12 de outubro como Dia das Crianças no Brasil. 

No entanto, o decreto por si só não fez a data ser relevante no país. Isso só foi acontecer anos depois, em 1950, por meio de uma campanha publicitária com foco em vendas. 

Na ocasião, a Estrela, fabricante de brinquedos, criou a “Semana do Bebê Robusto”, com intenção de alavancar as vendas no Dia das Crianças. 

Já em 1965, foi a vez da Johnson&Johnson criar uma campanha para essa data. Intitulada “Bebê Johnson 65”, voltada para as vendas dos produtos feitos para bebês. 

A partir de então, a data ficou nacionalmente conhecida e marca realmente as celebrações do Dia das Crianças. 

Qual a importância do Dia das Crianças para o comércio?

Como falamos anteriormente, o Dia das Crianças é uma data bastante lucrativa para o comércio brasileiro. Esse período movimenta diversos setores, como brinquedos, roupas, eletrônicos e até mesmo livros. 

De acordo com Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o setor varejista brasileiro registrou um aumento geral de 1,1% nas vendas no Dia das Crianças de 2023. 

Ainda de acordo com o ICVA, nas lojas físicas, o aumento foi de 0,5%, enquanto o comércio online chegou a bater a marca de 5,5% de vendas a mais do que o período normal.

A pesquisa também observou os setores que se destacaram ou registraram queda de vendas e faturamento. Confira quais foram os resultados de 2023: 

  • Turismo & Transporte: alta de 9,8%
  • Recreação & Lazer: alta de 6,5%
  • Móveis, Eletro & Departamento: alta de 3,3%
  • Outros setores: 1,6%
  • Vestuário & Artigos Esportivos: queda de 3,3%
  • Brinquedos: queda de 4,7%
  • Alimentação – Bares & Restaurantes: queda de 12,7

Tudo isso acontece pois os consumidores buscam presentear filhos, sobrinhos e afilhados. Assim, esse movimento gera um aumento significativo nas vendas.

Dessa forma, as empresas que se preparam para essa data conseguem aproveitar o aumento da demanda. Isso permite alcançar melhores resultados financeiros e atrair novos clientes.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para fidelizar o público, oferecendo experiências mais únicas, que fazem o cliente voltar na loja outros momentos do ano.

Como vender mais no Dia das Crianças 2024?

Para vender mais e melhor em uma data específica, é necessário pensar em estratégias que façam sentido com o seu público. 

Por isso, separamos algumas dicas irão ajudar você a traçar as melhores ações. E não se preocupe: a data está chegando, mas ainda dá tempo de fazer algo bem interessante. 

Confira com a gente!

Invista em Marketing e Presença Digital

Estar na internet é uma ótima forma de chegar até o seu público de forma rápida e eficaz. Afinal, hoje a maioria das pessoas possuem acesso à internet e, inclusive, procuram por produtos e serviços online. 

Além disso, por meio da internet e das redes sociais, é possível criar campanhas pagas e segmentadas diretamente para o seu público. Assim, você leva informações sobre produtos e promoções específicas de Dia das Crianças diretamente para eles. 

Ofereça Experiências de Compra Atraentes

Criar uma experiência de compra divertida, tanto online quanto nas lojas físicas, pode ser um grande diferencial. 

Para lojas físicas, aposte em decoração lúdica e atividades interativas. Como o foco é nas crianças, oferecer brincadeiras e recreações como cama elástica, desenho e pintura são exemplos de atividades que chamam atenção. 

No online, promoções como sorteios ou gamificação do processo de compra podem ajudar a engajar os consumidores.

Além disso, não se esqueça que a compra, em sua grande maioria, é realizada por adultos. Por isso, se atente em criar uma experiência boa para eles também, facilitando o contato e espaços que os recebam confortavelmente (no caso de lojas físicas). 

Facilite o Processo de Compra

Garanta que a compra seja simples e rápida. 

Ofereça opções variadas de pagamento e destaque produtos com maior potencial de venda, como brinquedos e roupas. 

Para e-commerce, invista em frete grátis ou entrega rápida para atrair ainda mais clientes.

Escolha os melhores canais de venda

Hoje, as pessoas estão presentes em diversos tipos de canais e, em sua maioria, eles podem ser convertidos em espaços de venda. 

Sendo assim, entenda onde os seu público está e permita que essas plataformas sejam usadas para realizar vendas e compras. 

Por exemplo, disponibilize canais nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), online (sites de e-commerce e aplicativos de venda), físicos (lojas físicas). 

Porém, antes de sair abrindo todas as possibilidades, entenda qual a sua demanda e escolha apenas os essenciais. Não adianta ter um canal de venda aberto e o atendimento não ser eficiente. 

Crie uma semana de promoções especiais

O Dia das Crianças pode se transformar em uma semana. Basta a comunicação ser efetiva com todos os clientes da loja por todos os dias. 

Por isso, prepare ações que durem por uma semana e reflita todas em uma comunicação eficiente, chamando a atenção do seu público. 

Crie uma comunicação efetiva

Falando em comunicação, o primeiro passo para uma campanha de vendas bem sucedida é a comunicação eficaz com o público. 

Afinal, os clientes só poderão comprar caso eles tenham conhecimento de todas as ações e promoções que estarão sendo oferecidas. 

Dessa forma, use e abuse de todos os canais de comunicações possíveis para atingir o seu público. Aproveite as redes sociais, que é utilizada por uma parcela bem grande de pessoas, e leve a presença da sua loja também para lá. 

Outras formas de contato online são as comunicações via WhatsApp e e-mail. 

Já na versão física, panfletos, carro de som, outdoors e divulgação na fachada de lojas físicas são algumas opções possíveis para atingir o público. 

Crie promoções atrativas

Não podemos negar, o brasileiro é atraído por uma boa promoção. É importante lembrar que por meio delas, todo tipo de pessoa pode acabar investindo na compra. Afinal, se a pessoa se sentir atraída, ela dificilmente deixará passar a oportunidade. 

Dessa forma, separe produtos atrativos e que chamem a atenção das crianças e entenda as melhores condições para disponibilizar para o seu público. 

Confira alguns tipos de promoções que podem ser realizadas no Dia das Crianças:

  • Compre e Ganhe: na compra de um produto, o cliente ganha um brinde infantil, como um brinquedo ou acessório;
  • Kits Promocionais: ofereça conjuntos de produtos com desconto, como kits de brinquedos ou roupas infantis. Essa opção também pode ser oferecida quando o produto vendido são serviços;
  • Desconto Progressivo: quanto mais itens o cliente comprar, maior o desconto aplicado no total da compra;
  • Frete Grátis: para compras acima de um valor mínimo, ofereça frete gratuito para aumentar as vendas online;
  • Cupons de Desconto: disponibilize cupons de desconto para compras realizadas até uma data específica;
  • Sorteios: realize sorteios de brinquedos ou ingressos para atrações infantis para clientes que comprarem durante a promoção;
  • Leve 2, Pague 1: ofereça essa promoção para brinquedos e produtos selecionados, principalmente para aqueles em que a produra não é muito grande;
  • Descontos Exclusivos para Pais: ofereça descontos para compras feitas por pais, incentivando presentes adicionais;

Prepare vitrines interessantes e chamativas

Essa dica é especialmente para lojas físicas. Crianças são muito atraídas pelo visual. Ou seja, quanto mais cores e elementos chamativos, mais as crianças prendem sua atenção. 

Por isso, faça da sua vitrine um cartão de visitas para o principal público dessa data: as crianças. 

Utilize o espaço para expor os produtos da sua loja que mais chamam a atenção das crianças, além de trazer elementos que ajudem a chamar ainda mais atenção delas, como: 

  • Cores chamativas; 
  • Confetes; 
  • Personagens infantis; 
  • Iluminação diferenciada; 
  • Displays com movimento; 
  • Adesivos e decorações 3D.

Utilize frases criativas 

Como falamos anteriormente, a comunicação para o Dia das Crianças é um quesito fundamental para essa data. Por isso, frases criativas são importantes, tanto com foco nas crianças, quanto para os adultos. 

Separamos alguns exemplos que podem ser usados nesse momento para atrair o público de forma criativa. Confira com a gente! 

Chamadas para o Dia das Crianças com foco nas crianças

  • A aventura começa aqui! Brinquedos para heróis como você!
  • Seja o dono da brincadeira com nossos [seus produtos]!
  • Venha viver um mundo de magia e diversão!
  • Transforme sua imaginação em realidade com nossos brinquedos!
  • Diversão garantida para o super-herói que existe em você!
  • Brinque, sonhe, imagine! O Dia das Crianças é seu!
  • A hora de brincar chegou! Está preparado para a diversão?
  • [seu produto] que transformam qualquer brincadeira em aventura!
  • Dia das Crianças com muita diversão e imaginação!

Chamadas para o Dia das Crianças com foco nos adultos

  • Faça o Dia das Crianças inesquecível com o presente perfeito!
  • Seu filho merece um presente cheio de diversão!
  • Surpreenda as crianças com presentes que inspiram!
  • Transforme sorrisos em lembranças com nossos presentes!
  • Presentes que fazem seus pequenos sonharem alto!
  • Ofereça ao seu filho a melhor diversão neste Dia das Crianças!
  • Presenteie seus pequenos com muito carinho e diversão!
  • O presente certo para encantar e divertir seu filho!
  • Crie memórias inesquecíveis com o presente ideal!
  • Brinquedos que transformam o brincar em aprendizado!
  • Dia das Crianças com amor, brincadeira e muitos sorrisos!

Crie senso de urgência

A ideia de que o tempo está acabando ajuda as pessoas a entenderem a importância de se programarem e realizarem as compras de dia das crianças. 

Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas de acordo com a necessidade da loja e, também, com o que mais chama a atenção do público da sua loja. 

Separamos algumas opções de ações que você pode aplicar nesse Dia das Crianças. Confira com a gente! 

  • Ofertas Relâmpago: promoções com duração limitada, como “Descontos válidos por apenas 24 horas!”;
  • Estoque Limitado: envie mensagens como “Apenas 10 unidades restantes!” para estimular a compra;
  • Contagem Regressiva: coloque um contador de tempo na página do produto, indicando o tempo restante para a promoção acabar. No caso do presencia, a contagem regressiva pode acontecer por “dias” na vitrine da loja;
  • Frete Grátis por Tempo Limitado: ofereça frete gratuito apenas até uma data ou horário específico;
  • Promoção de Última Hora: envie e-mails com alertas de “última chance” para aproveitar a promoção antes que acabe;
  • Produto Esgotado em Breve: use mensagens como “Este produto está vendendo rápido! Compre antes que acabe”;
  • Bônus por Tempo Limitado: dê algo a mais para quem comprar agora, como “Compre hoje e ganhe um cupom de 10% para sua próxima compra!”;
  • Dia Exclusivo de Desconto: crie um dia específico em que os descontos sejam ainda maiores, como “Somente amanhã, 30% de desconto em todos os brinquedos!”;
  • Anúncios de Quantidade Reduzida: use frases como “As últimas unidades de brinquedos estão acabando, garanta o seu!”.

Perceba que em todas as opções, as frases da comunicação são muito importantes para que o senso de urgência seja realmente efetivo. Por isso, preste atenção na forma de comunicar e de levar a mensagem até o seu público. 

Faça a gestão da sua loja com o GestãoClick

Uma boa gestão da campanha de Dia das Crianças perpassa por uma organização de tudo o que entra e sai da loja, além de entender cada desconto e bônus que forem oferecidos aos clientes. 

Para isso, o GestãoClick é o aliado ideal de toda loja em toda campanha. Afinal, o nosso sistema de gestão de negócios acompanha cada uma das vendas e atualiza o estoque de forma automática. 

Dessa forma, todo o controle fica reunido em um só lugar e permite o controle total de tudo o que acontece na loja, principalmente em períodos maiores de venda como o Dia das Crianças. 

Teste gratuitamente o GestãoClick por 10 dias e veja de perto a diferença que ele oferece na rotina da sua loja!

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Até mais!

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
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