Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » Dicas essenciais para planejamento financeiro

Dicas essenciais para planejamento financeiro

Você sabe como fazer um planejamento financeiro? Conheça os passo a passo para o sucesso com o GestãoClick

Por GestãoClick
Atualizado em
Dicas essenciais para planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial a saúde financeira de uma empresa. Não basta apenas ter o dinheiro para investir em um negócio ou como saber como desempenhar um tipo de trabalho.

Para manter uma empresa funcionando perfeitamente é preciso ter boas ideias, planejar seu negócio e as finanças. Existem vários fatores que conduzem um empreendimento ao sucesso, mas há também situações e escolhas que levam a empresa ao fracasso.

A falta de controle financeiro, ou ainda o mau planejamento das finanças, é apontada como um dos principais causadores do fechamento de empresas.

Em recente pesquisa, o SEBRAE listou 6 erros que resultam na falência de empresas. A falta de planejamento está no topo dessa lista, ocupando o primeiro lugar. Segundo o levantamento, outro erro comum é o descontrole do fluxo de caixa que está diretamente ligado ao planejamento financeiro empresarial.

Saber gerir o capital de sua empresa é determinante para o sucesso da mesma. Mas engana-se quem pensa que o planejamento financeiro está ligado unicamente ao caixa da empresa, pois outros fatores influenciam diretamente tal planejamento.

A aplicação do capital, controle de produção, pesquisa de mercado e outros fatores estão diretamente ligados ao planejamento da empresa. Planilhas, leis tributárias e dados estatísticos podem assustar um empreendedor com pouca experiência. É essencial saber administrar as finanças, pois os benefícios se transformam em lucros.

Vantagens do planejamento financeiro empresarial

Ter um modelo de negócio é primordial para gerar receita suficiente para manter seu negócio funcionando. O planejamento financeiro empresarial pode prever custos primordiais que inclui compra, produção, pagamentos de impostos e funcionários, bem como custos com manutenção e outros itens importantes para seu negócio.

Com o controle financeiro, dificilmente a empresa vai fechar no vermelho, porque o empreendedor será capaz de ter a noção do quanto terá que faturar para que o caixa esteja sempre positivo. Através do planejamento, você será capaz de fazer investimentos em produtos novos e criar estratégias para ter maior rentabilidade.

Outro benefício do planejamento financeiro é que além de definir custos, também é possível indicar quais setores da empresa estão gerando mais gastos e assim reduzir despesas desnecessárias. São inúmeros benefícios trazidos pelo planejamento, mas sem dúvidas quem planeja aumenta o custo/benefício e cria vantagem comercial.

Planejamento financeiro: comece o quanto antes

Se quiser um diferencial no mercado e não engrossar a estatística de empresas que fecham ainda nos primeiros meses de abertura, então comece a planejar. Faça um levantamento de todos os setores de sua empresa, defina despesas e faturamento.

Faça pesquisas de mercado, solicite orçamentos aos fornecedores, controle gastos operacionais, construa uma simulação de diferentes situações. Além disso, é preciso negociar preços de compra da matéria-prima e ter cuidado com as compras parceladas, pois elas possuem juros e podem comprometer as finanças.

Monte um planejamento financeiro empresarial completo, para que desta forma possa evitar desperdícios. Já que este controle permite calcular o valor ideal para venda do seu produto ou serviço. No mercado existem programas que ajudam a gerir seu negócio. Para simplificar comece registrando suas finanças.

Registre todas as movimentações financeiras

Se estiver se sentindo perdido, não arrisque a vida financeira de sua empresa. Caso julgar necessário, contrate um consultor para esclarecer dúvidas sobre a gestão de seu negócio e traçar um planejamento com base nas características da sua empresa e do mercado em geral.

O registro de movimentações financeiras é imprescindível. Para começar é preciso organizar as contas a pagar e a receber, bem como os custos com a produção e o valor que os produtos estão sendo comercializados. Faça um registro mensal e posteriormente anual. Planilhas e programas de gestão vão te auxiliar com a tarefa.

Evite desperdícios: Corte gastos!

Os gastos para manter a empresa funcionando são diversos e estes devem estar inclusos no planejamento financeiro. O registro dessa informação é vital para ter um parecer a respeito de quais setores estão promovendo mais gastos. Caso identifique algum desperdício, resolva a situação cortando gastos.

Se determinada matéria-prima está demandando alto investimento, convém pesquisar outros fornecedores e/ou negociar preços. Gastos desnecessários com a energia elétrica, por exemplo, podem ser evitados com alguns ajustes na produção. Pontue todos os gastos e defina quais gastos são realmente essenciais.

Não misture suas finanças pessoais com a empresarial

Um erro muito comum é misturar seus gastos pessoais com os gastos da empresa. Alguns empreendedores utilizam uma só conta bancária para receber pagamentos da empresa, pagar suas contas pessoais e as da empresa. Defina um valor mensal para sua retirada (pró-labore) e dos sócios, se houver.

O preço ideal gera lucros

Calcular incorretamente o preço de venda das mercadorias também é apontado como um erro comum que leva a empresa à falência. Alguns gestores cometem o erro de calcular o preço final da mercadoria apenas jogando uma margem de lucros sobre o valor do produto.

Este é um erro comum que deve ser evitado. Como calcular o preço?
Faça o calculo do seu produto com base nos custos de produção, valor da matéria-prima, retirada de valores mensais, enfim, todos os custos variáveis e invariáveis.

É importante fazer o levantamento desses dados para ter uma ideia de quanto deve ser o preço final do produto ou serviço. Caso note que está tendo prejuízos com o preço de seus produtos, é vital reduzir os custos e dessa maneira tentar manter os preços ou aumenta-los gradativamente. Mas é importante fazer ajustes para que o crescimento de sua empresa não seja afetado.

Planejamento financeiro: Use a tecnologia ao seu favor

Existe um índice financeiro que é representado pela sigla ROI, Retorno Sobre o Investimento. Fazer o planejamento financeiro empresarial com base nesse índice é uma boa solução de gestão. De modo que é necessário consultar regularmente o ROI e manter a saúde financeira de seu negócio. Alguns softwares facilitam esse controle.

O avanço tecnológico pode ajudar não apenas nos meios de produção, mas também na gestão de sua empresa. Nesse sentido é interessante utilizar um software para te auxiliar no controle financeiro e na captação de dados úteis.

Ter um sistema de controle financeiro vai te ajudar não apenas a organizar suas finanças, mas também a lidar com gráficos e a facilitar o recebimento de pagamentos. Tal organização é possível, devido o fato desse tipo de sistema gerar boletos de pagamentos que amplia o controle financeiro, corta gastos e reduz a inadimplência.

Considerado um dos melhores programas de gestão financeira, o GestãoClick é um completo sistema ERP de gestão empresarial, capaz de projetar o futuro das finanças de sua empresa.

O sistema é bem simplificado e permite ao usuário o registro de informações financeiras com maior precisão e agilidade. Esse sistema facilita o planejamento financeiro, pois além de permitir a gestão financeira, também faz a gestão de vendas, produtos em estoque e gestão de atendimento ao consumidor.

Totalmente online, o sistema pode ser acessado inclusive a partir do seu aparelho celular. Ele é um programa que garante a segurança de seus dados.

Facilite sua rotina empresarial, teste gratuitamente  o GestãoClick e conheça a lista extensa de recursos que vão contribuir positivamente para a saúde financeira de sua empresa. Priorize o planejamento financeiro empresarial, pois o controle financeiro é o caminho mais seguro para o sucesso de seu negócio.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo