Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » A importância do empreendedorismo feminino

A importância do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Contudo, os desafios da mulher empreendedora ainda são muito diferentes daqueles enfrentados pelos homens…

Por GestãoClick
Atualizado em
A importância do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. No entanto, os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras ainda são muito diferentes daqueles enfrentados pelos homens, embora a sua importância para o mercado seja indiscutível, como você poderá ver neste artigo. Vamos explorar juntos?

O Empreendedorismo Feminino em Números

O consórcio internacional GEM (Global Entrepreneurship Monitor) revelou o cenário do empreendedorismo no Brasil em 2016. De acordo com a pesquisa, as mulheres foram responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil nesse ano. Já nos percentuais de empresas estabelecidas, ou seja, com mais de 42 meses de existência, os homens têm um histórico de supremacia, representando 57,3% do total.

Essa supremacia é explicada pelas dificuldades enfrentadas pelas mulheres para conseguirem financiamentos, pelo preconceito no ambiente de negócios e pelas dificuldades em conciliar as demandas organizacionais e familiares.

Principais atividades das empreendedoras no Brasil

O estudo também revelou que a principal atividade empreendida pelas mulheres está relacionada aos serviços domésticos, com 17% do total de mulheres empreendedoras, um setor que nem mesmo figura entre os 10 mais escolhidos pelos homens.

Em segundo lugar, encontra-se o ramo de beleza e estética, com 14,3%, enquanto apenas 3,3% dos homens empreendem nessa área.

No terceiro lugar da lista, no setor varejista de vestuário, as mulheres representam 12%, em comparação com 3,1% dos homens. Esses números demonstram a importância do empreendedorismo feminino nesses setores e na economia do país.

Os setores preferidos pelas mulheres para empreender representam uma fatia relevante da economia do país. Portanto, é de grande importância que o empreendedorismo feminino seja encorajado e apoiado, tanto pela sociedade como pelos órgãos financeiros e governamentais.

O Impacto na Economia

Estimativas recentes sugerem que elevar a igualdade econômica de gênero poderia acrescentar cerca de 2,8 trilhões de dólares ao PIB mundial, considerando estudos realizados em países como EUA, Inglaterra e Japão.

No entanto, no Brasil, não há sequer essa estimativa. A participação feminina precisa ser urgentemente incentivada, pois, independentemente de qualquer outra abordagem que se possa dar à questão da igualdade de gênero, não há argumento mais contundente do que o potencial econômico que desperdiçamos ao deixar de valorizar a participação da mulher na economia e em todas as outras esferas de poder.

Uma pesquisa realizada em março de 2017 pela Fundação Getúlio Vargas, com base em dados divulgados pelo IBGE, revelou que a participação das mulheres no mercado de trabalho teve resultados melhores do que a dos homens durante este período de crise. Embora os homens mantenham uma renda média mais alta do que as mulheres, a trajetória de trabalho deles foi pior do que a das mulheres nos últimos dois anos.

Embora a inflação tenha apertado em 2015, a participação das mulheres ainda conseguiu crescer significativamente, com uma média de 0,7%, em comparação com a dos homens, que caiu 1,9%. Em 2016, ambos os grupos apresentaram perdas, mas, no caso deles, a queda foi de 5,1%, enquanto, no caso delas, foi de 2,8%

Limitações de crédito

A maioria dos empreendedores enfrenta esse tipo de limitação, principalmente os principiantes. No entanto, para as mulheres, a limitação de crédito é ainda maior. As linhas de crédito financeiro disponíveis para elas são menores e mais caras do que para os homens. Se as linhas de crédito fossem mais justas, as mulheres empreendedoras poderiam investir mais no crescimento de seus negócios e na manutenção da empresa durante os períodos de baixa.

O empreendedorismo feminino é diferente do masculino?

Muito mais do que o ato de empreender, é importante compreender que o empreendedorismo feminino é um instrumento significativo de transformação social. Muitas pessoas tendem a achar que ele é apenas uma variação do empreendedorismo em geral e que insistir em incluir o “feminino” junto ao termo é desnecessário.

Contudo, definitivamente não é! É necessário na medida em que vai além do tradicional e se manifesta como um movimento relevante para dar força e visibilidade a outras questões relacionadas ao universo feminino.

Barreiras sociais

Além das questões inerentes a qualquer empreendimento, há barreiras sociais e de preconceito que agravam a situação. Ainda existem algumas pessoas que não confiam na capacidade de gestão da mulher, devido à forte influência social estabelecida por séculos de história em que os homens eram os únicos responsáveis por garantir o sustento das famílias.

O número de lares brasileiros chefiados por mulheres saltou de 23% para 40% entre 1995 e 2015. No entanto, enquanto em casa elas estão assumindo o comando publicamente, no mercado de trabalho ainda persistem diferenças.

Mesmo quando ambos ocupam cargos de chefia, o homem tende a ganhar mais, em média. Segundo o IBGE, eles têm um rendimento médio mensal de R$ 5.222, enquanto elas ganham R$3.575, resultando em uma diferença de 31,5%. Em 2015, entre todas as mulheres ocupadas, apenas 4,7% ocupavam cargos de chefia.

Isso significa que elas administram suas empresas, realizam tarefas domésticas, cuidam da família e ainda estudam mais do que os homens. São muitas tarefas, e as cargas físicas e psicológicas são bastante elevadas. Conciliar tudo isso não é tarefa fácil, mas as mulheres têm a capacidade de executar cada uma delas sem comprometer a qualidade (e nem a peteca).

Conclusão

Assim, compreendidos os obstáculos e os benefícios econômicos do fomento ao empreendedorismo feminino, torna-se muito mais fácil traçar um plano. O ambiente já conspira a favor do empreendedorismo feminino, sendo possível encontrar grandes empresas de tecnologia criando programas específicos para mulheres, o que, há pouquíssimo tempo, era algo inimaginável.

Gostou deste artigo? Desejamos que ele seja um ponto de partida para que você possa entender mais e melhor sobre a importância do empreendedorismo feminino. E você? Conhece mulheres incríveis que estão empreendendo? Conte para nós nos comentários!

Ah! E se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente! O GestãoClick é um sistema ERP online que apoia todas as causas em prol do empoderamento feminino. Teste gratuitamente!

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo