Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Economia de tempo e gastos – ERP e ponto eletrônico digital seriam tendências?

Economia de tempo e gastos – ERP e ponto eletrônico digital seriam tendências?

Você já pensou no quanto poderia economizar tempo e dinheiro na sua empresa contando com o ponto eletrônico digital e um sistema ERP? Na busca constante por evolução, eficiência e otimização dos recursos, a implementação de um sistema ERP e de um controle de ponto digital tem se mostrado uma solução promissora para alcançar esses […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Economia de tempo e gastos – ERP e ponto eletrônico digital seriam tendências?

Você já pensou no quanto poderia economizar tempo e dinheiro na sua empresa contando com o ponto eletrônico digital e um sistema ERP?

Na busca constante por evolução, eficiência e otimização dos recursos, a implementação de um sistema ERP e de um controle de ponto digital tem se mostrado uma solução promissora para alcançar esses objetivos. 

Além de poupar tempo e dinheiro, coisa que todo gestor está em busca, essas tecnologias são capazes de inovar e de revolucionar a forma como a sua empresa trabalha.

Para te ajudar a explorar e conhecer melhor os benefícios dessas ferramentas, ao longo deste artigo discutiremos sobre a presença delas nas empresas e se são realmente tendências no mercado.

Você não vai querer perder este conteúdo, não é mesmo? Então, fica aqui com a gente e acompanhe a leitura!

Economia de tempo e gastos: a importância da eficiência operacional

Quando falamos em economia de tempo e gastos, estamos lidando diretamente com o conceito de eficiência operacional.

Não há mais dúvidas da relevância de uma empresa funcionar baseada na máxima eficiência operacional para se manter competitiva em um mercado como o atual, com um cenário totalmente desafiador.

Por meio das ferramentas certas e de uma gestão inteligente, a sua empresa é capaz de operacionalizar tarefas de uma maneira mais rápida, econômica e eficaz.

Com isso, os seus recursos podem ser utilizados da melhor maneira possível!

Bem, mas será que só as empresas que estão em fase de crescimento buscam por essa eficiência operacional? Definitivamente não!

Mesmo aqueles empreendimentos que já são consolidados no mercado ainda buscam reduzir custos e desperdícios, maximizando seus lucros. 

Além disso, uma operação eficiente pode diminuir os gastos com mão de obra, matéria-prima, energia e outros recursos de valor para a empresa.

Por isso, ao adotar sistemas que oferecem uma maior economia de tempo e gastos, você garante que as atividades sejam executadas de forma consistente, reduzindo as chances de erros e retrabalhos.

Tendências para a eficiência operacional: ERP e ponto eletrônico digital 

Como citamos anteriormente, o mercado está cada vez mais selvagem e se você deseja estar pelo menos à altura da concorrência, é necessário contar com tecnologias que te impulsionam para frente.

Nessa realidade, sistemas ERP e de ponto são capazes de automatizar e agilizar os processos empresariais, eliminando tarefas manuais e simplificando fluxos de trabalho. 

Consequentemente, isso resulta em maior eficiência operacional, redução de tempo gasto em atividades rotineiras e melhor utilização dos recursos disponíveis. 

Mas isso não é tudo! Veja só alguns outros benefícios que você pode desfrutar ao adotar essas tendências de mercado:

  1. Integração e centralização de dados

Empresas que integram e centralizam os seus dados saem na frente da concorrência porque isso garante uma maior consistência das informações da organização.

Ou seja, se você tem acesso unificado de informações importantes, como finanças, orçamento de vendas, estoque, recursos humanos, é possível que elas sejam acessadas de forma rápida e fácil. 

  1. Otimização do ponto eletrônico digital

A gestão de funcionários não é uma tarefa fácil e, em uma realidade como essa, o ponto eletrônico digital é a melhor opção pois possui a : 

  • Precisão dos registros; 
  • Reduz fraudes;  
  • Simplifica a gestão da folha de pagamento.

Essa tecnologia também oferece recursos:

  • Registro eletrônico das horas trabalhadas;
  • Controle de horas extras;
  • Faltas e atrasos;
  • Marcação por geolocalização e biometria.
     
  1. Acesso remoto e mobilidade

Estamos vivenciando um movimento “trabalho fora dos escritórios” no qual é cada vez mais comum que os colaboradores estejam trabalhando remotamente.

Para esses casos, somente o suporte de um sistema ERP e o controle de ponto digital permitem que os colaboradores acessem os dados e registrem suas atividades de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Consequentemente, isso proporciona maior flexibilidade, facilita a colaboração entre equipes remotas e otimiza a produtividade.

  1. Análise e tomada de decisões baseadas em dados

Também não podemos deixar de salientar que esses sistemas, que são tendência, são capazes de gerar uma quantidade significativa de dados.

Essas informações são úteis para obter insights valiosos sobre o desempenho da empresa, produtividade dos funcionários e eficiência dos processos.

Entendendo um pouco melhor sobre como o ERP e ponto eletrônico digital podem atuar na sua empresa

Agora que você já sabe como um ERP pode ser útil na sua empresa, está na hora de conhecer direitinho a forma como ele pode contribuir para o sucesso da sua organização.

Basicamente, o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) tem a função de integrar diferentes áreas e departamentos da empresa, permitindo que as informações fluam de forma mais eficiente.

Dessa forma, é eliminada a necessidade de sistemas isolados e redundantes, já que todas as áreas podem trabalhar com os mesmos dados atualizados.

Como ERP possui a capacidade de automatizar processos e tarefas manuais, a sua empresa ganha na economia de tempo.

Isso resulta em maior produtividade, melhor utilização dos recursos e redução de custos operacionais.

Outro ponto positivo da adoção de um sistema ERP na sua empresa é que ele fornece uma visão abrangente e atualizada do desempenho do negócio por meio de relatórios e análises. 

Ou seja, os gestores podem acessar informações em tempo real, permitindo assim a tomada de decisões mais informadas, identificando as tendências e quais são as áreas que precisam de maior planejamento estratégico.

E o ponto eletrônico digital, como um sistema desse tipo funciona?

Se tratando dos sistemas de ponto eletrônico digital, especificamente aqueles que são integrados à folha de pagamento, essa é uma solução tecnológica que substitui os métodos tradicionais de registro.

Agora, a sua empresa pode utilizar dispositivos para fazer o registro de entradas e saídas de funcionários de uma forma precisa e segura, como:

  • Computadores; 
  • Tablets;  
  • Smartphones. 

O mais interessante é que isso pode ser feito por meio de diferentes métodos, como:

  • Digitação de senha;
  • QR Code;
  • Reconhecimento facial;
  • Impressão digital;
  • Geolocalização.

Para facilitar ainda mais a vida dos gestores, o sistema de ponto digital permite lidar com situações excepcionais, como faltas, licenças médicas, férias e horas extras. 

Dessa forma, por meio do sistema os funcionários podem solicitar essas exceções e o time de recursos humanos pode revisar, aprovar ou recusar as solicitações.

Isso facilita o cálculo preciso das horas trabalhadas, horas extras, faltas e outras informações relevantes para o processamento da folha de pagamento dos funcionários.

A solução ideal para a gestão do seu negócio com ERP e ponto eletrônico digital

Por meio da integração de dados e automação de tarefas, um sistema ERP permite que as empresas tenham uma visão abrangente de suas operações, levando a uma maior eficiência.

Além disso, o ponto eletrônico digital simplifica a gestão da presença dos funcionários, otimizando processos de registro e permitindo uma análise precisa de dados.

Através dessas ferramentas, é possível fazer a análise de dados em tempo real, oferecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas para a sua empresa.E aí, você gostou desse artigo? Confira mais posts sobre gestão para a sua empresa aqui no nosso blog!

*Conteúdo produzido por parceiro.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
2 Comentários
  1. Como faço a gestão de ponto por meio do GestãoClick? Existe uma integração entre o Genyo e o GestaoClick? Como posso operacionalizar?

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo