Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Orçamento: evite esses 4 erros comuns!

Orçamento: evite esses 4 erros comuns!

Fazer orçamento é tarefa que não permite erros. Emita rapidamente com a ajuda de um programa para fazer orçamento, aprenda a fazer orçamento online aqui.

Por GestãoClick
Atualizado em
Orçamento: evite esses 4 erros comuns!

Empresas querem vender, o comércio quer vender, profissionais querem vender seus serviços, mas na hora de fazer um orçamento nem sempre este representará efetivamente o que será comercializado e quanto esta transação custará ao cliente final.

Pode parecer óbvio, mas é um problema muito comum: saber fazer um orçamento corretamente, preenchendo todos os campos essenciais para conseguir passar uma maior confiabilidade e profissionalismo ao cliente que está adquirindo o bem ou serviço.

Neste post, você vai saber como fazer um orçamento de vendas, quais os itens essenciais para passar este orçamento ao seu cliente, quais ferramentas (online ou não) podem lhe ajudar a realizar esta tarefa e outras dicas e orientações sobre o assunto. Confira!

Como Fazer Orçamento

Antes de pensar em como fazer um orçamento para o seu cliente, você precisa já ter em mãos alguns dados importantes sobre o seu produto (e o preço dele) e/ou sobre o serviço que está prestando.

Esta mensuração pode mesmo parecer simples e até óbvia, mas não é bem assim. Antes de precificar seu produto, você já considerou todos os gastos que teve com ele? Se for um serviço onde você irá até o cliente, considerou horas perdidas no transporte e valores deste?

Até mesmo antes de definir quanto vale o seu trabalho, você precisa ter bem definido qual o valor dele. Um orçamento de vendas é o documento que irá conter todas as informações relevantes e fundamentais para o funcionamento do seu negócio, para que as vendas aconteçam.

Assim, não basta ter um bom produto ou um bom serviço. Você precisa de muitos outros fatores do entorno que irão colaborar positivamente (ou até negativamente) para que a venda aconteça e um destes fatores é, sem dúvida, o orçamento corretamente elaborado.

Deste modo, para fazer um orçamento que atenda às expectativas de seus clientes, este deverá estar bem claro, completo e com total objetividade. As informações contidas nele precisam ser coesas, para transmitir confiabilidade, e precisa relatar com a máxima exatidão toda a realidade da negociação.

Qualquer inexatidão ou mesmo um orçamento mal elaborado, impreciso, que gere dúvidas pode resultar, inclusive, na perda da venda ou cancelamento da negociação.

Como Fazer Orçamento de Vendas

Existem muitas ferramentas disponíveis para se elaborar um orçamento, tanto de vendas como o empresarial. Planilhas em Excel, por exemplo, são as mais comuns. No entanto, existem os mais detalhados, geralmente emitidos através de softwares de gestão empresarial que garantem uma precisão maior nas informações ali contidas.

Com estes softwares, se você se pergunta como fazer orçamento de vendas, agora vai ter todas as informações padronizadas da empresa, garantindo a exatidão necessária e entregando um orçamento mais confiável.

Isto é possível porque este tipo de sistema de gerenciamento empresarial integra eficazmente todos os dados e áreas da empresa, desde a ponta do estoque/produção à venda e relatórios contábeis.

Não Cometa esses 4 Erros na Hora de Orçar:

Veja abaixo os 4 erros mais comuns na hora de se fazer um orçamento de vendas empresarial:

1. Não utilizar e considerar dados históricos para efetivar as projeções do seu orçamento de vendas:

Análises de tendências, do que já foi feito, serve como parâmetro para a elaboração do seu orçamento. Não os considerar pode ser um grave erro.

2. Mapeamento impreciso de todos os produtos da empresa

O que você está vendendo? Todos os produtos e seus subprodutos estão bem relacionados e precificados? A exatidão destas informações precisa também estar contida no orçamento de vendas, para que não permita qualquer possibilidade de dúvida, de questionamento por parte do cliente. 
Podem até ser solicitadas maiores orientações a respeito do produto e/ou serviço por parte deste, mas o orçamento precisa ter a máxima precisão em todas as informações básicas e essenciais da negociação ali sendo efetivada. 

3. Precificação incorreta e/ou imprecisa de seu produto/serviço

Ainda correndo o risco de ser repetitivo, a exatidão também é necessária no que diz respeito ao preço. Comissionamentos, descontos, acréscimos, etc., devem estar ali muito bem descritos. Imprecisão aqui é um erro quase que fatal. 

4. Não se atentar ao mercado e à conjuntura política/econômica do país

Um orçamento de vendas já é quase a própria venda, mas ele não garante esta. 
Ter realismo na precificação, maleabilidade de valores frente a quantidades maiores, a possíveis fidelizações de clientes, estar atento às dificuldades econômicas do país frente ao setor em que atua, etc., são fundamentais também para um bom orçamento de vendas

Programa para Fazer Orçamento

É possível perceber a importância de um orçamento bem elaborado. Mesmo bem feito e definido, ainda assim, ele não garante a venda. Então, considere se este orçamento contiver dados imprecisos, informações inexatas ou outros problemas de preenchimento e elaboração?

Com certeza você estará comprometendo a venda e, dependendo da amplitude financeira desta, todo o orçamento da empresa. Portanto, não dá para confiar em dados e informações imprecisas.

A única forma de garantir a efetividade destas informações é ter uma programa para fazer orçamento condizente que irá antecipar os possíveis problemas de despesas que possam surgir. Vai definir metas, estratégias, gerar relatórios mais precisos e agilizar a tomada de decisão.

Além disso, consegue unir toda a empresa, todos os departamentos.

Sistema ERP Online

Fazer Orçamento Online

Você precisará de sistemas confiáveis para fazer orçamento online. Um destes sistemas é fornecido pelo GestãoClick, que disponibiliza um programa especifico que emite orçamentos completos e precisos.

Com ele, será possível gerar orçamentos online que irão simplificar muito o processo na hora de elaborar um Sistema de Orçamento Empresarial pro. Sua empresa irá realizar os ajustes e correções financeiras necessários a seu devido tempo, evitando problemas de inconsistências de dados e informações.

Aplicativo para Fazer Orçamento

Qual seria o melhor aplicativo para fazer orçamento, considerando todos os dados que este deve ter e que já vimos até aqui? Com certeza o ponto principal deste aplicativo será a sua conformidade com todos os dados da empresa.

Assim, ele deve estar também integrado ao sistema de gerenciamento empresarial da organização onde, deste modo, conseguirá garantir a total exatidão e confiabilidade das informações ali contidas.

programa para orçamento do GestãoClick, por exemplo, oferece todos estes benefícios, garantindo maior rapidez e efetividade na elaboração deste orçamento e também maior facilidade e exatidão de informações para toda a gestão da empresa.

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo