5 Ferramentas de Gestão para o seu Negócio Deslanchar


Ferramentas de Gestão Empresarial
Para gerenciar qualquer negócio, um gestor precisa fazer uso de diversas ferramentas funcionais que lhe auxiliarão a acompanhar todos os processos vitais da empresa, bem como agilizará a tomada de decisões, sejam corretivas ou não.

Sem elas, esta gestão pode não ser feita de forma correta ou mesmo trazer resultados e decisões imprecisas, o que, com certeza, não estará atendendo os objetivos da empresa e ainda comprometendo todo o negócio.

Neste guia, vamos explicar melhor o que são e o que fazem estas ferramentas de gestão e também apresentar 5 delas aplicáveis em praticamente todo tipo de negócio, fazendo-o deslanchar. Confira.
 

Ferramenta de Gestão Empresarial: O que São e para que Servem


Resumidamente, a Ferramenta de Gestão Empresarial servem para auxiliar no planejamento, monitoramento e também para aplicar correções e ajustes necessários. No entanto, não entenda tais ferramentas como meros organizadores de tarefas, porque elas são muito mais que isto.

Elas servem na aplicação de práticas e metodologias voltadas especificamente para o seu negócio, representando, como o próprio nome já diz, ferramentas importantes para a gestão de uma empresa como um todo.

As principais vantagens observadas com o uso de ferramentas de gestão, a princípio, são:

• Estruturação e otimização de processos
• Consequente redução de custos, uma vez que os processos foram otimizados;
• Captação de recursos;
• Aumento da produtividade e, como consequência, dos lucros da empresa.


As 5 Ferramentas de Gestão mais utilizadas

 
1 - Design Thinking

Função principal desta ferramenta: criar novas experiências de consumo para os consumidores, que seja viável de ser produzido e também garanta rentabilidade. Visa solucionar problemas de um modo geral, utilizando uma temática mais humana, facilitando conhecer melhor seu consumidor.

2 - Ciclo PDCA

Função principal desta ferramenta: visa controlar eficientemente todos os processos da empresa, reduzindo custos e aumentando a satisfação os clientes e também os lucros. Sua metodologia é através de 4 etapas especificas, que formam o ciclo.

3 - Análise SWOT

Função principal desta ferramenta: ferramenta importante ainda no processo estratégico de sua empresa, facilitando a descoberta e a correta avaliação do planejamento como um todo.

A sigla, traduzida, significa forças (pontos fortes), fraquezas (pontos a melhorar), oportunidades (resultado da junção de forças e fraquezas) e ameaças (identificação e consequente prevenção de possíveis problemas).

4 - Key Performance Indicator (KPI)

Função principal desta ferramenta: o KPI é um medidor importante que vai indicar com a maior precisão possível se os objetivos da empresa estão sendo alcançados. Visa indicar, avaliar, controlar e propiciar ações de aperfeiçoamento, se necessárias.

5 - 5W2H

Função principal desta ferramenta: como o KPI, o 5W2H é outra ferramenta fundamental para qualquer empresa. Basicamente, cria e viabiliza a implementação de planos de ação, checklists e tarefas que precisam ser executadas. Visa exatamente controlar adequadamente tarefas.
 

Ferramenta de Gestão Empresarial


Existem muitas ferramentas que se utilizam de diferentes metodologias de gestão empresarial como ferramentas de gestão de projetos, de pessoas, de qualidade, de gestão do tempo e tantas outras.

Na verdade, as ferramentas de Gestão Empresarial segregam estrategicamente toda a gestão de uma empresa, facilitando a visibilidade tanto das partes como do todo. Elas fazem parte desde o planejamento à execução do que foi planejado. Confira abaixo o detalhamento destas ferramentas.
 

Ferramenta de Gestão do Conhecimento

O maior objetivo de uma ferramenta de gestão do conhecimento é, em suma, conseguir transformar o conhecimento implícito em explícito. Resumidamente, é tirar de um domínio pessoal e levar para um domínio geral, comum e acessível para todos.

Um bom exemplo de Ferramentas de Gestão do Conhecimento são os sistemas ERP em Nuvem como o do GestãoClick, por exemplo, que consegue reunir todos os dados do seu negócio em um mesmo lugar, contribuindo eficazmente para educar e até treinar os seus colaboradores.
 

Ferramenta de Gestão Administrativa

As ferramentas administrativas se utilizam de técnicas de gestão de uma empresa, objetivando sempre auxiliar o gestor na tomada de decisões, facilitando a análise de problemas e também na identificação mais rápida das possíveis soluções.

O PDCA, Planilha 5W2H e Sistemas ERP são bons exemplos para a execução desta gestão. Os ERP’s (ou softwares de gestão empresarial) são até mais eficientes, uma vez que são completos com vários módulos facilitadores da gestão administrativa.


Ferramenta de Gestão Estratégica

No Mercado atual, a única forma de ser mais competitivo e de marcar presença é através de um bom planejamento e gestão estratégica, ainda mais se considerarmos a velocidade com que se apresentam novos produtos neste mercado bem como novos hábitos de consumidores.

Ferramentas úteis como OKR (Objectives and Key Results) e os softwares de gestão empresarial (ERP) auxiliam nesta gestão estratégica.


Ferramenta de Gestão Organizacional

Aqui entram várias outras sub ferramentas, como a de ferramenta gestão de pessoas, gestão de projetos e até gestão de tempo. O ideal é que sua empresa tenha ferramentas adequadas para cada um destes processos ou mesmo uma única, como o ERP, que possa integrar eficazmente toda esta gestão organizacional.

Novamente, lembramos do sistema de gestão empresarial do GestãoClick, que se apresenta bem completo, integrando todas as áreas da empresa e viabilizando toda a gestão organizacional da mesma.
 

Ferramenta de Gestão de Produção

Um gestor precisa pensar desde o planejamento e controle de produção organizacional, até o gerenciamento dos colaboradores, operações, equipamentos, estoques, prazos a cumprir e muitos outros processos.

Pensando especificamente em uma ferramenta de gestão de produção, aqui podemos envolver também a gestão de qualidade, fundamental para que esta produção esteja a contento.

A ideia é otimizar o dia a dia da produção, sem perder a qualidade. Controle de estoque também entra nesta conta. Existem algumas ferramentas que auxiliam neste processo todo como:

• Sistema APS (Advanced Planning and Scheduling).
• Sistema ERP (Enterprise Resource Planning).
• MRP II (Manufacturing Resources Planning), entre outros.
 

Conclusão Final


Existem muitas ferramentas de gestão que vai facilitar a vida de todo e qualquer gestor. A escolha da melhor ferramenta deve levar em consideração, primeiramente, a sua amplitude em relação aos processos de que consegue atender.

Algumas são mais restritas e bem específicas e outras são mais abrangentes, envolvendo vários módulos e operacionalizando rapidamente todos os processos de uma empresa.