Fim Da Crise Econômica Do Brasil


Durante uma Conferência do Instituto Internacional de Finanças (IIF) sobre o G-20, no dia 16 de março, o ministro da Fazendo, Henrique Meirelles afirmou que a economia brasileira está em processo de retomada depois de dois anos de recessão. Ele destacou que essa foi à “maior de todas na História”.
Desde 2016, quando a economia do Brasil terminou recuando em 0,8%, a crença de melhora ficava realmente para 2017, contudo a promessa era de aumento de 1% no PIB, enquanto a atual expectativa é de apenas 0,5%.

                                                   variação-trimestral-do-pib-brasileiro
 

O que mudou na econômia do país:

Henrique criticou o governo sobre a gestão de Dilma, com o argumento de que o mesmo apresentava uma gestão voltada para infraestrutura e um “viés muito intervencionista”. Contudo, destacou que o governo atual está mais aberto ao mercado internacional e que agora o Brasil vai ganhar mais espaço na globalização.
Ele ainda ressaltou:“apenas agora, depois de muitos anos, a política monetária se tornou mais flexível”, acrescentando que há espaço para os juros caírem mais, como já adiantou o Banco Central em documentos e pronunciamentos.

Maior facilidade em consegui crédito:

Além disso, Henrique salientou que as preocupações sobre crises financeiras ou de crédito estão no passado, e o atual sistema financeiro do Brasil é sólido e seguro. Ademais, as taxas no Brasil ainda estão em um nível bastante elevado, no entanto, não deixa de ser uma atratividade para investidores estrangeiros

Como essa mudança pode afetar seu negócio:

Mesmo pequeno, tal crescimento é motivo de alivio para os empreendedores, já que os investimentos também estão apresentando sinais de recuperação. De acordo com o Ministério da Fazenda, no ano passado o principal motivo para recuo do PIB (Produto Interno Bruto) foi o endividamento das empresas, refletindo queda dos investimentos. Porém, atualmente, segundo o Meirelles, o país oferece boas oportunidades para explorar, e o viés voltado para a globalização do novo governo vai ser beneficente para economia.

Momento de construir parcerias:

Esse é o momento de aproveitar as oportunidades e, dessa forma, se beneficiar da ascessão do Brasil no mercado mundial. Contudo, é necessário cautela e planejamento, para conseguir manter a sua empresa sempre um passo a frente dos concorrentes. Para isso, o GestãoClick possui a ferramenta ideal para você conquistar o sucesso financeiro do seu negócio.