Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » O que são fintechs de crédito?

O que são fintechs de crédito?

As Fintechs de Crédito vêm revolucionando os serviços financeiros pelo mundo, com custos menores do que as empresas tradicionais. Saiba mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
O que são fintechs de crédito?

As Fintechs de Crédito surgiram para desburocratizar o acesso ao crédito, não só no Brasil, mas no mundo. Essas startups prometem atendimentos personalizados, entregas rápidas, fácil acessibilidade, entre outros benefícios.

A tecnologia chegou para revolucionar mercados, comportamentos, tendências e a vida das pessoas como um todo. Partindo desse princípio, os serviços financeiros também não iam ficar de fora. E as Fintechs de Crédito, claro, fazem parte desse grupo.

Para quem ainda não é familiarizado com a expressão, Fintech representa a união de duas palavras em inglês – Finance & Technology, que significam finanças e tecnologia. Essa união traz a tona uma nova onda de serviços financeiros, totalmente focados em seus públicos alvo e em suas experiências com os produtos desenvolvidos por essas empresas.

Aprofunde seu conhecimento e aprenda sobre Tecnologia Cloud!

O termo Fintech inclui vários tipos de negócios que utilizam inovação tecnológica. Essas startups oferecem algum tipo de serviço financeiro e têm em seu DNA o foco em inovação e a experiência do usuário. 
 
E mais do que isso, por terem custos operacionais bem menores do que as instituições financeiras tradicionais, as Fintechs conseguem oferecer serviços alternativos. Assim, elas atendem as demandas que os bancos não conseguem alcançar.
 
Dessa maneira, as Fintechs vão além dos tão conhecidos bancos digitais como Nubank e Neon. São negócios que trazem inovações e usam ferramentas tecnológicas para criarem soluções em áreas como negociação, meios de pagamentos, câmbio, funding e, claro, empréstimos para empresas. Mas elas não param por aí, cada vez mais novas Fintechs surgem com propostas inovadoras e diferenciadas.

Mas o que as Fintechs de Crédito fazem de tão especial para seus consumidores?

Velocidade na entrega do dinheiro!

As Fintechs de Crédito prometem ser ágeis. E para quem tem urgência essa é a vantagem mais atrativa e importante. 

Normalmente, as pequenas empresas têm dificuldade no acesso ao crédito e a um capital de giro rápido. Para elas, essas Fintechs de Crédito funcionam como parceiros na captação de dinheiro para necessidades básicas de funcionamento dos negócios.

Muitas utilizam o capital emprestado para compras de insumos, estoque, equipamentos, pagamento de funcionários e muitas outras necessidades que têm impacto direto na saúde financeira delas.

Atendimento humanizado

Essa é uma característica muito comum das startups como um todo. Elas nascem focadas em trazer uma experiência diferenciada para o público. Buscam conhecer suas necessidades, dores e são super presentes quando o assunto é relacionamento.

Estão conectadas praticamente 24h por dia nas redes sociais e falam de igual para igual com seus seguidores e clientes. Essas ações tornam as empresas mais humanas e as colocam numa posição super especial na vida dos seus consumidores. 

Esse relacionamento próximo e afetivo faz com que o público vire um promotor e um apaixonado pela marca e divulgue naturalmente essas empresas.

Pessoas gostam de pessoas e amam atenção. Gostam quando são valorizadas e atendidas. E, na mesma medida, elas retribuem o carinho, a confiança e o respeito.

Por isso, as startups e, principalmente, as Fintechs fazem tanto sucesso.

Análise de Crédito personalizada

No processo de análise de empréstimo em uma Fintech de Crédito, uma característica muito interessante é tratar cada caso individualmente. Normalmente, as financeiras tradicionais analisam o perfil de um grupo e acaba colocando a empresa dentro de um perfil específico. 

As Fintechs de Crédito costumam fazer uma análise profunda de cada empresa, o que favorece muito as condições oferecidas. O uso da tecnologia possibilita a análise de variáveis tanto de fontes externas, quando fontes proprietárias, possibilitando o cálculo da taxa, prazo e valor personalizados para cada cliente, levando em consideração o momento atual da empresa solicitante.

Fintechs de Crédito e a falta de burocracia

Em tempos onde tudo é online, enfrentar filas em agências, idas e vindas em cartórios, milhões de papéis e cópias necessárias e muitas outras ações que antes tomavam um tempo enorme dos empreendedores, parecem que perderam totalmente o sentido. Obviamente, todas essas práticas dificultavam muito os processos financeiros.

As Fintechs também resolvem essa dor de cabeça, com processos totalmente digitais, essa famosa burocracia, que tanto incomodava os consumidores, deixou de existir.

Nas Fintechs de Crédito Empresarial pro, por exemplo, todo o processo de concessão do capital é feito de maneira online, desde a solicitação do dinheiro até a entrega do valor na conta da empresa. E o melhor? Tudo em até 24h.

Dar acesso ao crédito é o principal motivador dessas empresas. Hoje, no Brasil, de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 86% dos brasileiros são desbancarizados, esse número tem impacto direto na acessibilidade ao crédito. 

Portanto, as Fintechs de Crédito, como a BizCapital fomentam e potencializam os pequenos negócios, fornecendo o crédito que eles precisam para crescer.

De acordo com o levantamento do Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 27% do PIB do Brasil. Dessa forma, o papel de empresas como a BizCapital, que concedem empréstimo para pequenas empresas de até R$ 200 mil, com taxas de juros a partir de 1,99% a.m. e até 24 meses para pagamento, tem um papel fundamental no alimento e fomento desse ecossistema.

Falando nisso, saiba Como Realizar o Controle Financeiro em Pequenas Empresas!

Por isso, é super importante existirem novas alternativas de crédito. Quem sai ganhando com isso é o pequeno empresário, que sempre terá boas opções de escolha na hora da decisão da tomada de crédito.
 

Gostou deste artigo? Este texto foi escrito em parceira com a Fintech de Crédito para Empresas – BizCapital.

 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo