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Como aumentar vendas B2B: 5 estratégias para impulsionar seu negócio

Descubra 5 estratégias práticas para aumentar vendas B2B e impulsionar seu negócio. Veja como usar métricas, CRM, relacionamento e automação para vender mais.

Por GestãoClick
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Como aumentar vendas B2B: 5 estratégias para impulsionar seu negócio

A estratégia de vendas do seu negócio deve sempre levar em conta o modelo comercial adotado. Ou seja, o tipo de transação — que, no caso do mercado B2B, envolve vendas de empresa para empresa. Esse é o primeiro passo para entender o perfil do seu público-alvo e então formular um plano de ação capaz de otimizar tanto a prospecção quanto a fidelização de clientes. Mas, afinal, quais são as melhores formas de aumentar vendas B2B e trazer resultados concretos para a sua empresa? É o que vamos mostrar a seguir!

1. Conheça a fundo o produto ou serviço para aumentar vendas B2B

Como transmitir segurança em uma reunião se você ou seu time não dominam todas as particularidades do produto ou serviço oferecido? Qualquer pergunta inesperada pode comprometer o fechamento do negócio. Afinal, empresas buscam certeza de que estão investindo na melhor solução possível.

Convencer o cliente de que a sua proposta é superior à dos concorrentes é fundamental para aumentar vendas B2B. Por isso, invista em treinamentos e capacitações constantes, para que sua equipe esteja sempre pronta a argumentar e agregar valor ao que oferece.

💡Leia mais: Gestão da experiência do cliente: o que é e como aplicar

2. Descubra e acompanhe suas métricas

Os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) são indispensáveis em uma estratégia de vendas sólida. Eles permitem mensurar resultados e ajustar o caminho quando necessário.

Entre as principais métricas que podem indicar como aumentar vendas B2B, estão:

  • ROI (Retorno sobre Investimentos);
  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
  • Taxa de conversão ou fechamento;
  • Ticket médio;
  • Taxa de Follow Up;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Ciclo de vendas.

Por exemplo, se o ciclo de vendas está longo demais, pode ser sinal de leads pouco qualificados ou falhas no processo comercial. Com base nesses dados, o gestor pode investir em marketing para atrair leads mais alinhados ou reforçar o treinamento do time de vendas.

3. Conheça as dores e necessidades dos clientes

Uma boa estratégia para aumentar vendas B2B começa por entender profundamente as empresas que você deseja atender. Investigue, por exemplo:

  • O que elas esperam do seu produto ou serviço;
  • Quanto pretendem investir e em que períodos;
  • O que valorizam em um fornecedor;
  • Quais problemas já enfrentaram em negociações anteriores (atrasos, má comunicação, descumprimentos);
  • O que as faria desistir de uma proposta.

Essas informações ajudam a criar uma abordagem muito mais alinhada às necessidades e objeções do cliente, tornando sua proposta mais convincente.

4. Cultive relacionamentos

No B2B, o ciclo de vendas costuma ser mais longo. Por isso, é essencial desmembrar o processo em etapas bem definidas, construindo o relacionamento com calma e sem pressão.

Para aumentar vendas B2B, gere credibilidade e ofereça atendimentos personalizados. Um bom CRM facilita o acompanhamento dos contatos, permitindo gerenciar cada interação e identificar o momento certo para avançar na negociação.

5. Automatize processos e ganhe eficiência

Além de automatizar o relacionamento com o cliente por meio do CRM, é importante usar um ERP online para centralizar a gestão do negócio. Assim, tarefas financeiras, de estoque, compras e vendas são automatizadas, liberando tempo para o time focar no que realmente importa.

Outro ponto chave é automatizar o envio de e-mails comerciais, garantindo um fluxo contínuo de nutrição de leads sem sobrecarregar os vendedores.

Planeje e otimize para aumentar vendas B2B

Como vimos, existem várias formas de aumentar vendas B2B e conquistar resultados expressivos. Tudo começa por um bom planejamento, que assegura o acompanhamento e a melhoria contínua de cada etapa do processo — desde a geração de leads até o pós-venda.

E não se esqueça: a tecnologia pode ser a grande aliada do seu negócio. Quer dar o próximo passo? Então automatize seus processos com o software GestãoClick e veja como isso pode potencializar suas vendas. Teste grátis aqui!

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