Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Gestão comercial e de vendas: qual a diferença?

Gestão comercial e de vendas: qual a diferença?

Entenda a diferença entre gestao comercial e gestao de vendas e evite erros dentro da sua empresa.

Por GestãoClick
Atualizado em
Gestão comercial e de vendas: qual a diferença?

Mesmo pequenas empresas devem pensar bem na estruturação do seu negócio. Quem acredita que apenas vender um produto bem aceito no mercado garante bons lucros se engana. A questão é que só vender bastante até pode manter a empresa por algum tempo, mas dificilmente isso é o suficiente para que ela se mantenha no mercado e prospere.

Por conta disso, os empresários precisam investir em uma estrutura coerente e dinâmica, com setores específicos para realizar o trabalho que cabe a cada um. Dessa forma, é necessário contar com o setor administrativo, financeiro, vendas, marketing, relações humanas e outros, o que também pode mudar de acordo com o segmento de cada negócio.

Além disso, é fundamental identificar o que cada um faz e não misturar suas funções, pois isso prejudica a eficiência das equipes. Nesse sentido, duas atividades que costumam ser confundidas são a gestão comercial e a gestão de vendas. Você sabe qual a diferença entre elas e o que cabe a cada uma?

A questão é que profissionais menos experientes frequentemente se confundem, já que ambas as áreas atuam de forma semelhante. Porém, ao separar bem o que cada gestão deve fazer, com certeza, ambas terão mais sucesso no seu objetivo, que é o mesmo: vender mais. A diferença está em como cada uma faz isso.

Por isso, preparamos um artigo completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe com a gente!

Diferenças entre gestão comercial e gestão de vendas

Basicamente, é possível dizer que a diferença principal está no fato como a gestão comercial e a gestão de vendas atua. A primeira é focada em planejamento, enquanto a segunda executa.

Ou seja, a gestão comercial é estratégica e, por isso, determina as ações mais adequadas para cada momento. Afinal, para vender com sucesso é preciso levar em consideração diferentes aspectos.

Já a gestão de vendas possui uma função tática, que é a de colocar em prática a estratégia de ação do setor comercial, bem como atingir as metas de vendas propostas.

Para tanto, o gestor de vendas deve coordenar de forma direta a equipe de vendas, oferecendo todos os recursos necessários que cada integrante necessita.

O que faz o gestor comercial da empresa?

Para fazer uma gestão comercial de sucesso, o gestor desse setor e a sua equipe devem conhecer muito bem o mercado no qual atuam e o seu público alvo.

Além disso, é necessário definir pontos de vendas, estratégias de vendas e de demanda e muitas outras atividades. Entre elas, sempre estar reavaliando esses parâmetros para saber quando as mudanças devem ser feitas.

A gestão comercial pode trabalhar ainda em conjunto com a equipe de marketing, de modo a colaborar nas campanhas publicitárias, a fim de direcionar as vendas, mas também para se suprir de informações. Com esses dados, o gestor consegue definir de modo mais assertivo os preços dos produtos a serem praticados.

Ele também pode definir os planos de comunicação para direcionar o trabalho dos vendedores em campo. O gestor comercial necessita ainda aumentar a eficácia nas vendas e a lucratividade, bem como reduzir gastos. Isso quer dizer que as suas ações devem estar em sintonia com a administração do negócio.

💡Confira como o controle financeiro é essencial para a gestão do seu negócio. Leia nosso artigo: Vantagens do controle financeiro empresarial.

O que faz o gestor de vendas da empresa?

Para entender mais sobre a diferença entre as duas gestões, em relação ao gestor de vendas, podemos dizer que ele deve garantir a excelência do processo comercial. Ele faz isso ao realizar as vendas, efetuar as entregas e registrar tudo de modo adequado.

É importante ainda saber que, quando ocorre confusão entre a gestão de vendas e a comercial, frequentemente atribuem aos gerentes funções que, na verdade, não são de sua responsabilidade. Essa situação pode gerar desentendimentos entre os setores e até mesmo prejuízo para a sua empresa. Um exemplo de função que atribuem de forma errada é a gestão do estoque.

Em uma empresa bem estruturada, ambos os gestores participam da gestão do estoque. No entanto, o gerente comercial é quem fornece os insumos necessários. Ou seja, ele compra os produtos que serão revendidos ou a matéria-prima para que as mercadorias sejam fabricadas.

Além disso, o gestor comercial também conecta o estoque com os demais setores da empresa que devem participar da sua gestão.

Afinal, o estoque também pode atuar como almoxarifado, dependendo da estrutura de cada negócio. Mesmo assim, o gestor de vendas deve participar do plano de compras, pois é ele quem tem a visão de campo.

Ele está junto com sua equipe, próximo do consumidor final, e sabe o que é mais vendido, qual a preferência dos clientes, etc. Isso significa que ele deve contribuir para a gestão de estoque, informando o que não pode faltar, o que tem registrado mais saída e outras informações relevantes.

Como tornar a gestão de vendas e comercial mais eficiente

Além de diferenças, a gestão comercial e a gestão de vendas também possuem alguns aspectos em comuns, além de possuírem o objetivo de vender mais.

Ou seja, ambas precisam contar com dados da empresa sempre atualizados. Afinal, a tomada de decisões deve se basear em informações reunidas em relatórios e levantamentos.

E a melhor forma de ter isso é contar com um histórico, que pode indicar as características de cada período do ano, gastos previstos, quando se vende mais, quando é normal uma baixa nas vendas, etc. Para ter esse histórico é preciso registrar todas as movimentações da empresa, tanto as finanças, como as de vendas e do estoque.

Quanto maior for esse banco de dados, melhor. Afinal, é possível ter um panorama geral e completo do desempenho do seu negócio nos últimos anos e prever como serão os próximos meses.

Planejamento e conhecimento são essenciais para a gestão comercial e para a gestão de vendas.

Tecnologia para gestão de vendas e comercial

Com o grande fluxo de informações que as empresas precisam lidar todos os dias, é necessário contar com a tecnologia para manter um histórico que reflita a realidade do seu negócio.

Nesse cenário, os softwares de gestão empresarial são ferramentas que auxiliam nessas e em outras atividades.

Controlar manualmente ou em simples planilhas a quantidade de produtos em estoque pode ser uma tarefa árdua, e, por exemplo, pode gerar muitos erros.

Mas, com um sistema ERP online, os gestores conseguem atualizar rapidamente e de forma prática o estoque, obtendo números praticamente em tempo real.

Esse aplicativo também facilita as tarefas dos demais setores, como administrativo, financeiro, fiscal e outros. O GestãoClick é um software ERP que oferece um sistema de gestão empresarial para atender as necessidades de todos os setores do seu empreendimento, incluindo a colaboração com a função do gestor comercial e de vendas.

Para isso, ele informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos. Isso faz com que sua equipe trabalhe com mais eficiência, acessando o sistema de qualquer lugar e a qualquer momento, já que é online, além de proteger com eficiência os seus dados.

Teste grátis por 10 dias e veja a diferença que ele pode fazer no dia a dia da sua loja!

Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!