Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Gestão de fusões e aquisições: melhores práticas e desafios

Gestão de fusões e aquisições: melhores práticas e desafios

Comprar e se unir a outras empresas é um ato muito comum dentro do mundo corporativo. Ou seja, fusões e aquisições trazem diferentes benefícios para os resultados de uma organização e demonstra a capacidade e o preparo de atingir novos públicos e atender novas demandas com capacidade e eficiência.  Porém, assim como tantas outras ações […]

Por Ivan Vilela
Atualizado em
Gestão de fusões e aquisições: melhores práticas e desafios

Comprar e se unir a outras empresas é um ato muito comum dentro do mundo corporativo. Ou seja, fusões e aquisições trazem diferentes benefícios para os resultados de uma organização e demonstra a capacidade e o preparo de atingir novos públicos e atender novas demandas com capacidade e eficiência. 

Porém, assim como tantas outras ações dentro do mundo dos negócios, é preciso cautela antes de assumir a responsabilidade de se fazer ações como essa. Isso porque ela envolve, além de dinheiro, a necessidade de incorporar operações, novos funcionários e culturas. 

No Brasil, diversas empresas já passaram por esse processo com grande êxito e coneguiram expandir seus atendimentos e suas áreas de atuação a nível nacional. 

Por isso, neste artigo, explicamos tudo sobre os processos de fusões e aquisições de empresas e explicamos tudo sobre como funciona, suas vantagens e desvantagens e, principalmente, destacamos boas práticas para a realização dessas ações com segurança. 

Acompanhe com a gente!

O que são fusões e aquisições? 

Fusões e Aquisições — M&A, na sigla em inglês — são operações estratégicas onde duas ou mais empresas se unem para formar uma nova (fusão) ou uma empresa adquire outra (aquisição). 

Elas são comuns no mundo corporativo e procuram aumentar a competitividade, expandir operações ou ganhar acesso a novos mercados.

No caso das fusões, duas empresas decidem se combinar, resultando em uma nova organização, geralmente com um novo nome e estrutura. 

Por sua vez, em uma aquisição, uma empresa compra outra. Assim, ela absorve seus ativos e, em muitos casos, mantém a marca adquirida.

Sendo assim, em resumo, fusões e aquisições são estratégias de crescimento que promovem o sucesso empresarial, mas também envolvem riscos, como a integração de culturas corporativas e a interação entre operações.

Toda empresa pode realizar fusões e aquisições?

A princípio, nem toda empresa está preparada para realizar Fusões e Aquisições (M&A). Essas operações exigem uma análise aprofundada de diversos fatores, como:

  • Saúde financeira da empresa;
  • Maturidade organizacional;
  • Tempo hábil para adaptações;
  • Capacidade de integrar novas operações. 

Empresas que possuem uma base sólida e uma estratégia clara de crescimento geralmente possuem mais sucesso nessas transações.

No entanto, pequenas e médias empresas também podem realizar fusões e aquisições, principalmente se os objetivos gerais envolvem expandir sua presença no mercado ou adicionar novos produtos ao seu portfólio. 

Para isso, é importante que essas empresas avaliem os riscos envolvidos, como o endividamento e a complexidade de gerenciar uma organização maior.

Sendo assim, como esses processos envolvem muita decisão estratégica e realista, o ideal é consultar especialistas ajuda a garantir que a M&A traga benefícios reais e sustentáveis ao negócio.

Qual a diferença entre fusão e aquisição? 

Muitas vezes, principalmente dentro do mundo corporativo, essas palavras são trabalhadas em conjunto. Afinal, as operações, até um último minuto, podem ser trocadas uma pela outra. 

Porém, há diferenças importantes entre uma ação e outra. Acompanhe com a gente para entender melhor sobre cada uma delas. 

O que é fusão?

Fusão é quando duas empresas decidem se juntar para formar uma nova organização. Nessa situação, as duas unem seus recursos e atuam como uma única empresa. Com isso, as empresas originais deixam de existir individualmente.

O principal objetivo de uma fusão é melhorar operações, diminuir custos e aumentar a competitividade dentro do mercado.

As empresas alcançam esse objetivo aproveitando o que cada uma tem de melhor.

Geralmente, as empresas realizam fusões de forma amigável, com o consentimento de ambas as partes. Sendo assim, elas tornam essa estratégia uma escolha usada por empresas que desejam crescer juntas e aumentar sua presença no mercado.

Quais os tipos de fusão entre empresas?

Existem diferentes tipos de fusão, cada um com características e objetivos específicos.

Agora, confira abaixo os principais:

  • Fusão Horizontal: Ocorre entre empresas que atuam no mesmo setor e oferecem produtos ou serviços semelhantes. O objetivo é aumentar a participação de mercado e expandir as operações.
  • Fusão Vertical: Envolve empresas de diferentes etapas da mesma cadeia produtiva. Isso facilita o controle da produção, desde a matéria-prima até a distribuição final.
  • Conglomerado: É a fusão entre empresas de setores completamente diferentes. O foco está em diversificar os negócios e reduzir os riscos.
  • Fusão de Extensão de Mercado: Empresas que produzem produtos similares, mas atuam em mercados diferentes, se unem para ampliar seu alcance e conquistar novos clientes.
  • Fusão de Extensão de Produto: Empresas com produtos relacionados se fundem para aumentar a oferta e ampliar sua base de consumidores dentro do mesmo mercado.

O que é aquisição?

Já a aquisição acontece quando uma empresa compra outra e assume o controle total de suas operações. 

Nesse caso, a empresa adquirida pode manter seu nome ou ser incorporada à estrutura da empresa compradora. Isso vai depender do que foi combinado ou da estratégia que a empresa compradora deseja seguir.

Nesse sentido, o principal objetivo de uma aquisição é aumentar rapidamente a presença no mercado, ganhar novos clientes ou adicionar produtos ao portfólio. 

Por isso, essa estratégia é comum em empresas que desejam crescer de forma mais agressiva e mais rápida.

As aquisições podem ser amigáveis, com o acordo das duas partes, ou hostis, quando a empresa compradora tenta adquirir a outra sem a aprovação de seus gestores.

Quais os tipos de aquisições? 

Anteriromente, falamos um pouco sobre como as aquisições podem acontecer dentro do mundo corporativo. Sendo assim, elas podem ocorrer de diferentes maneiras, dependendo da forma como a transação é conduzida. 

Veja os principais tipos:

  • Aquisição Amigável: acontece quando a empresa a ser comprada concorda com a negociação. Os gestores colaboram com o processo e veem vantagens na transação.
  • Aquisição Hostil: ocorre quando a empresa compradora adquire a outra contra a vontade dos gestores, geralmente comprando a maior parte das ações para assumir o controle. Normalmente, é uma negociação que não tem o apoio do conselho de administração.

Quais a vantagens e desvantagens de uma aquisição?

Em se tratando de ações que impactam diretamente o futuro de uma empresa, vantagens e desvantagens sempre entram em jogo. Nesse sentido, é necessário analizar como elas impactam e que resultados irão gerar. 

Para isso, separamos as principais vantagens e desvantagens de realizar uma aquisição. Confira com a gente! 

Vantagens de fazer uma aquisição

  • Crescimento Rápido: uma aquisição permite que a empresa compradora aumente rapidamente suas operações e alcance novos públicos, sem precisar construir tudo do zero.
  • Acesso a Novos Recursos: a empresa adquirida traz com ela novos ativos, como tecnologias, clientes, e conhecimentos específicos que podem fortalecer a empresa compradora.
  • Redução da Concorrência: ao adquirir um concorrente direto, a empresa pode aumentar sua participação de mercado e reduzir a competição.
  • Diversificação de Produtos: empresas que desejam ampliar seu portfólio de produtos ou serviços podem adquirir outra que já possua essa oferta, acelerando a diversificação.

Desvantagens de fazer uma aquisição

  • Alto Custo: o processo de aquisição pode ser muito caro, incluindo o valor de compra da empresa e os custos de integração das operações e dos colaboradores.
  • Riscos de Integração: a fusão das operações, culturas e sistemas pode ser difícil, resultando em problemas de integração que afetam os resultados finais.
  • Endividamento: muitas empresas se endividam para financiar uma aquisição, o que pode prejudicar a saúde financeira no longo prazo.
  • Resistência Interna: funcionários da empresa adquirida podem resistir às mudanças, o que pode dificultar o processo de adaptação e integração.

Quais a vantagens e desvantagens de uma fusão?

Da mesma forma que a aquisição, a fusão também possui suas vantagens e desvantagens. O processo pode impactar uma empresa de formas diferentes e é preciso tirar um tempo para analisar todos os prós e contras. 

Diante disso, confira com a gente as principais vantagens e desvantagens de se realizar uma fusão entre empresas! 

Vantagens de fazer uma fusão

  • Acodo Operacional: a fusão permite que as empresas combinem suas forças, otimizem processos e reduzam custos operacionais.
  • Expansão de Mercado: ao unir duas empresas, é possível alcançar novos mercados e clientes, ampliando a atuação e a base de consumidores.
  • Compartilhamento de Recursos: empresas podem compartilhar tecnologias, infraestrutura e conhecimentos técnicos, o que fortalece a competitividade de ambas.
  • Maior Poder de Negociação: empresas fundidas geralmente possuem influência no mercado e maior poder de negociação com fornecedores e parceiros.

Desvantagens de fazer uma fusão

  • Complexidade de Integração: a fusão de culturas corporativas, sistemas e equipes pode ser difícil. Isso pode resultar em conflitos e dificuldades operacionais.
  • Perda de Identidade: as empresas originais podem perder sua identidade de marca e valores, o que pode afetar o relacionamento com clientes e funcionários. Porém, isso pode ser contornado por uma gestão de crise ou de branding. 
  • Custos de Implementação: no geral, fusões exigem um alto investimento inicial para unir sistemas, processos e equipes.
  • Riscos de Fracasso: se a integração não for bem-sucedida, a fusão pode resultar em perda de valor e prejudicar ambas as empresas e seus acionistas e interessados.

Existem profissionais especializados em fusões e aquisições (M&A)?

Sim, existem profissionais especializados em fusões e aquisições. Normalmente, eles são conhecidos como consultores ou analistas de M&A. 

Esses profissionais são importantes para garantir que o processo seja realizado de forma eficiente e estratégica. 

O principal trabalho de um analista de M&A envolve miniminar ou eliminar riscos, além de aumentar os benefícios da operação que está sendo feita.

Por isso, eles possuem como principais atribuições:

  • Avaliar o valor de mercado das empresas envolvidas;
  • Conduzir a due diligence e checar burocracias legais, financeirss e operacionais;
  • Identificar oportunidades de acordo e viabilidade entre as empresas;
  • Negociar termos e condições do acordo;
  • Ajudar na integração após o processo de fusão ou aquisição.

Nesse sentido, contar com especialistas ajuda a evitar erros e oferecem uma visão estratégica durante todo o processo.

Boas práticas para empresas em processo de fusão ou aquisição

Como falamos anteriormente, os processos de aquisição e de fusão são totalmente importantes quando realizados. É preciso total dedicação em todas as etapas para que não haja problema e tudo aconteça de acordo com o que for previsto e planejado. 

Para isso, existem algumas boas práticas que ajudam as organizações a garantirem mais segurança em ambos os processos. Confira com a gente e entenda um pouco melhor como aplicá-las! 

Realize a Due Diligence completa

A Due Diligence é um processo pelo qual os gestores de uma empresa, ou os responsáveis técnicos de alguma determinada ação, verificam todos os riscos envolvidos em um processo que está sendo implementado. 

No caso das aquisições e das fusões, é necessário conferir diferentes pontos internos da empresa para entender a fundo se ela está pronta para realizar esses procedimentos, como: 

  1. Analisar os aspectos financeiros e conferir se há condições de arcar com todos os custos envolvidos, inclusive de pagamento de novos funcionários que acabam  sendo absorvidos durante esses processos. 
  2. Acompanhe todos os trâmites legais que envolvem a compra ou a fusão entre as empresas. De preferência, trabalhe em conjunto com profissionais da área para que nenhuma brecha passe despercebida. 
  3. Tenha controle de todas as operações para que as empresas não deixem de produzir ou funcionar em baixo rendimento durante o processo de adaptação. 

Crie um planejamento estratégico completo

Sempre que uma empresa passa por um grande processo, é necessário a criação de um planejamento estratégico que prevê todas as etapas de implementação, resultados esperados e, inclusive, possíveis mudanças de rotas para atingir os melhores resultados e objetivos. 

Com as fusões e aquisições não seria diferente. Por isso, é importante definir objetivos claros, alinhar a operação com a visão e os planos de longo prazo da empresa.

Fazer uma integração cuidadosa e segura

Alinhar o trabalho das equipes das duas empresas é um dos passos mais importantes para garantir que nenhuma das duas tenham baixa produtividade durante os processos de aquisição e fusão. 

Para isso, é importante entender todas as demandas e a funcionalidade de todas as equipes, além das necessidades de cada departamento. Assim, é possível alinhar com o funcionamento da nova empresa e integrar de forma efetiva os trabalhos. 

Realizar uma comunicação transparente

A comunicação é a chave de um bom alinhamento de trabalho e de ações. É importante que todos estejam na mesma página e entendam todos os processos para que nenhum problema seja causado, principalmente por falta de informações. 

Por isso, sempre aposte em comunicados claros, diretos e de fácil acesso. É importante, também, que um canal de comunicação esteja sempre aberto para tirar dúvidas sobre os processos e próximos passos. 

Analise e alinhe as culturas das empresas

A cultura empresarial impacta diretamente o trabalho das pessoas e, ainda que semelhante, cada empresa constrói a sua com uma particularidade. 

Por isso, é importante entender todos os pontos da cultura de ambas as partes e alinhar para que a unificação aconteça para além dos aspectos operacionais. 

Exemplos de fusões e aquisições de empresas no Brasil

Quando acontecem fusões e aquisições de empresas no Brasil, é comum que seja amplamento divulgada, principalmente se forem de empresas grandes e conhecidas pelas pessoas no geral. 

Nesse sentido, o Brasil possui grandes exemplos de sucesso em que esses processos foram aplicados. 

Separamos aqui alguns exemplos para você conhecer. 

1. Magalu

Apenas em 2020, quanto o setor de tecnologia avançou rapidamente no Brasil no contexto de pandemia de covid-19, a Magalu realizoou nove aquisições no país. 

O objetivo da empresa foi aumentar os seus serviços, principalmente dentro do seu aplicativo para celular. Por isso, eles adquiriram empresas de comércio varejistas e até deliverys de comida. 

Confira algumas das empresas que foram adquiridas pela Magalu: 

  • CanalTech, empresa especializada em tecnologia, que faz cobertura e disponibiliza soluções de última geraçãio. 
  • AiQFome, aplicativo de delivery de comidas. Essa aquisição foi realizada pelo valor de 700 milhões de reais. 
  • Hub Fintech, empresa especializada em soluções financeiras. Nesse caso, a Magalu desembolsou 290 milhões de reais para realizar a aquisição. 
  • Hubsales, empresa de vendas focada no setor industrial. 

2. Azul e TwoFlex

O setor aéreo brasileiro também se favorece do processo de fusões e aquisições. 

A Azul, uma das principais linhas aéreas brasileiras, criada em Barueri (SP), adquiriu a TwoFlex, uma empresa de taxi aéreo de tráfego regular de cargas e passageiros. A empresa era sediada em Jundiaí (SP). 

Essa aquisição permitiu que a Azul ampliasse seus serviços, principalmente de transporte de passageiros em aeronaves comerciais menores, levando menos passageiros, o que era permitido e mais usual durante a pandemia de covid-19. 

3. OLX e Grupo Zap

O mundo dos negócios e da tecnologia foram um dos que mais cresceram durante a pandemia, principalmente por causa do avanço da tecnologia, como falamos anteriormente. 

Por isso, a OLX, com o aumento das vendas e do e-commerce, conseguiu adquirir o Grupo Zap. Nesse cenário, a partir da aquisição, eles ampliaram a plataforma de vendas, adentrando em setores que eles antes não faziam parte, como o imobiliário. 

Conclusão

Como pudemos ver neste artigo, o processo de fusões e aquisições são ótimas oportunidades para as empresas adentrarem mais a fundo em um mercado competitivo, aumentar suas operações e resultados de forma mais rápida e eficiente.

Ambas as situações são possíveis, mas é necessário ter dedicação para que as empresas implementem bem os processos e alcancem os objetivos esperados.

Para isso, é preciso conhecer a fundo todas as operações, alinhando uma análise profunda da empresa (tanto financeira quanto do funcionamento de outros setores) para entender se os processos de fusão ou aquisição são possíveis na realidade da organização.

E, quando fazemos uma análise de gestão da empresa, é importante ter todas as informações reunidas em um só lugar, com relatórios precisos que mostram a você todos os aspectos, resultados e situações da empresa.

Dessa forma, um sistema de gestão de negócios, como o GestãoClick, auxilia toda a empresa durante esses processos, dando suporte para tomar decisões corretas e mais alinhadas com os objetivos diretos.

Conheça mais sobre o sistema de gestão GestãoClick e veja como ele faz a diferença na organização e na gestão da sua empresa.

E acesse o Blog da GestãoClick para conhecer mais sobre o mundo corporativo e dos negócios. 

Até Mais!

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!