O que é gestão de vendas quais são seus benefícios


gestão de vendas

A gestão de vendas é a atividade que engloba todas as ações ligadas ao setor comercial como marketing, publicidade, pesquisa, preços e produtos e vendas. Ou seja, a gestão de vendas é responsável por organizar o planejamento estratégico relacionado a venda de produtos e serviços oferecidos pela empresa.

 

Mesmo que seja algo essencial nas companhias, a gestão de vendas ainda é um desafio para muitos profissionais. De acordo com pesquisa da Sales Hacker, 74% das empresas não fazem boa gestão de vendas.

 

Com um bom controle no processos operacionais a equipe ficará mais organizada e capacitada, aumentando a produtividade da equipe de vendas.Por isso, a gestão de vendas é fundamental para empresas atingirem os melhores resultados.

 

Conheça agora os principais benefícios da gestão de vendas nas empresas.
 

#Melhor planejamento das vendas

 

Uma das primeiras etapas da boa gestão é o planejamento das ações estratégicas e operacionais das vendas da empresa.

 

Com um bom planejamento estratégico das ações de venda é possível construir uma boa relação entre os diferentes setores da companhia, garantindo a sustentabilidade do negócio.

 

Como consequência disso, a equipe de vendas terá uma melhor performance nos seus processos operacionais.
 

#Maior controle do estoque

 

O controle da entrada e saída de produtos do estoque é um desafio para muitos empreendedores, mas a gestão de vendas é importante para otimizar esse processo.

 

Com uso de sistemas de gestão e controle de vendas é possível reunir todas as informações no mesmo local, como tipos de vendas e o histórico de movimentações diárias dos produtos no estoque, dos lotes, quantidades, entre outros dados.

 

Uma das principais ferramentas de gestão de vendas é o ERP, sistema que capta, armazena e integra todas os dados dos setores da empresa.

Ao ter um controle preciso do estoque, a área comercial poderá ter acesso a um grande fluxo de informações rapidamente, deixando os colaboradores melhor informados sobre as necessidades dos clientes.
 

#Melhor comunicação

 
Uma questão essencial sobre o que é gestão empresarial é a comunicação.
 

Com um bom planejamento e controle do estoque, a comunicação entre todas as áreas da empresa fica mais fácil, pois, toda equipe passa a conhecer melhor as necessidades dos consumidores, podendo assim oferecer as melhores soluções de venda.

 

Ou seja, a gestão de vendas auxilia tanto na comunicação interna quanto externa para tornar os processos mais eficientes.
 

#Potencialização dos lucros

 

A gestão de vendas bem feita potencializa a lucratividade no negócio, porque ela ajuda a saber como captar clientes para a empresa.

 

Isso ocorre pela eficiência e alta capacitação da equipe sobre as necessidades dos clientes. Dessa forma, eles terão mais poder na negociação para vender o produto mais adequado ao consumidor.

 

Além disso, serão maiores as chances de fidelização do cliente, porque um cliente satisfeito provavelmente fará uma nova compra dos produtos da sua empresa, facilitando o processo de pós venda.
 

Melhore seus resultados com a gestão de vendas

 

A gestão de vendas é um elemento fundamental na área comercial das empresas, pois ela é responsável por todas as atividades relacionadas ao setor, indo desde o marketing, até a precificação dos produtos.

 

Essa atividade é importante, pois ela melhora o planejamento estratégico de vendas da companhia que auxilia a equipe no desempenho dos processos operacionais.

 

Com um bom planejamento e ferramentas de gestão a empresa terá melhor controle do estoque, devido a informatização de toda atividade da companhia, como o histórico de movimentação, os tipos de produtos e das vendas.

 

Outro bom benefício da gestão de vendas é a comunicação. Com uma boa gestão de vendas a equipe vai conhecer melhor as necessidades dos clientes e oferece as soluções ideais para vender seus produtos.

 

Dessa forma, a empresa terá condições de aumentar a lucratividade, pois a equipe é altamente qualificada para vender o produto ideal para o cliente, deixando-o satisfeito e com maiores chances de fidelização.

 

Portanto, a gestão de vendas ajuda as empresas a terem mais produtividade e melhorar os processos de venda.



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