O que é gestão de vendas quais são seus benefícios
Ou seja, a gestão de vendas é responsável por organizar o planejamento estratégico relacionado a venda de produtos e serviços oferecidos pela empresa….
A gestão de vendas é a atividade que engloba todas as ações ligadas ao setor comercial como marketing, publicidade, pesquisa, preços, produtos e vendas.
Mesmo que seja algo essencial nas companhias, esse tipo de gestão ainda é um desafio para muitos profissionais. De acordo com pesquisa da Sales Hacker, 74% das empresas não fazem boa gestão de vendas. Além disso, é ela a responsável por organizar o planejamento estratégico relacionado a venda de produtos e serviços oferecidos pela empresa.
A partir de um bom controle no processos operacionais, a equipe ficará mais organizada e capacitada, aumentando a produtividade e, consequentemente, as vendas. Por isso, a gestão de vendas é fundamental para empresas atingirem os melhores resultados. Continue a leitura para conferir os outros benefícios!
Melhor planejamento das vendas
Uma das primeiras etapas da boa gestão é o planejamento das ações estratégicas e operacionais das vendas da empresa.
Com um bom planejamento estratégico das ações de venda é possível construir uma boa relação entre os diferentes setores da companhia, garantindo a sustentabilidade do negócio.
Como consequência disso, a equipe de vendas terá uma melhor performance nos seus processos operacionais.
Maior controle do estoque
O controle da entrada e saída de produtos do estoque é um desafio para muitos empreendedores, mas a gestão de vendas é importante para otimizar esse processo.
Com uso de sistemas de gestão e controle de vendas é possível reunir todas as informações no mesmo local, como tipos de vendas e o histórico de movimentações diárias dos produtos no estoque, dos lotes, quantidades, entre outros dados.
Uma das principais ferramentas de gestão de vendas é o ERP, sistema que capta, armazena e integra todas os dados dos setores da empresa.
Ao ter um controle preciso do estoque, a área comercial poderá ter acesso a um grande fluxo de informações rapidamente, deixando os colaboradores melhor informados sobre as necessidades dos clientes.
Melhor comunicação
Uma questão essencial sobre o que é gestão empresarial é a comunicação.
Com um bom planejamento e controle do estoque, a comunicação entre todas as áreas da empresa fica mais fácil, pois, toda equipe passa a conhecer melhor as necessidades dos consumidores, podendo assim oferecer as melhores soluções de venda.
Ou seja, a gestão de vendas auxilia tanto na comunicação interna quanto externa para tornar os processos mais eficientes.
Potencialização dos lucros
A gestão de vendas bem feita potencializa a lucratividade no negócio, porque ela ajuda a saber como captar clientes para a empresa.
Isso ocorre pela eficiência e alta capacitação da equipe sobre as necessidades dos clientes. Dessa forma, eles terão mais poder na negociação para vender o produto mais adequado ao consumidor.
Além disso, serão maiores as chances de fidelização do cliente, porque um cliente satisfeito provavelmente fará uma nova compra dos produtos da sua empresa, facilitando o processo de pós venda.
Melhore seus resultados com a gestão de vendas
A gestão de vendas é um elemento fundamental na área comercial das empresas, pois ela é responsável por todas as atividades relacionadas ao setor, indo desde o marketing, até a precificação dos produtos.
Essa atividade é importante, pois ela melhora o planejamento estratégico de vendas da companhia que auxilia a equipe no desempenho dos processos operacionais.
Com um bom planejamento e ferramentas de gestão a empresa terá melhor controle do estoque, devido a informatização de toda atividade da companhia, como o histórico de movimentação, os tipos de produtos e das vendas.
Outro bom benefício da gestão de vendas é a comunicação. Com uma boa gestão de vendas a equipe vai conhecer melhor as necessidades dos clientes e oferece as soluções ideais para vender seus produtos.
Dessa forma, a empresa terá condições de aumentar a lucratividade, pois a equipe é altamente qualificada para vender o produto ideal para o cliente, deixando-o satisfeito e com maiores chances de fidelização.
Portanto, a gestão de vendas ajuda as empresas a terem mais produtividade e melhorar os processos de venda.