Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Veja como inovar em 5 áreas do seu negócio

Veja como inovar em 5 áreas do seu negócio

Você quer aumentar produtividade? E diminuir custos? Saiba como com essas estratégias de inovação!

Por GestãoClick
Atualizado em
Veja como inovar em 5 áreas do seu negócio
A inovação, hoje, é fator essencial para qualquer empresa que queira se manter competitiva e atuante no mercado. Independente do setor em que são implementados, fatores de inovação costumam ser ótimos aliados dos gestores quando o objetivo é aumentar produtividade e diminuir custos, quando bem estudados e aplicados. Entenda como inovar nessas 5 áreas da sua empresa:

Inovação em processos

Geralmente, mudanças que não afetam diretamente o produto/serviço final não recebem muita atenção por parte dos gestores. Porém, o que muitos não percebem é que o aperfeiçoamento dos processos primários de um negócio pode ser muito bem-vindo, além de trazer ótimos benefícios para a sua companhia. Para promover uma inovação nesta área da sua empresa, é preciso, primeiramente, mapear cada um de seus processos, para que você possa identificar quais são os “gargalos” e como você pode modificá-los e aprimorá-los. Seja no aperfeiçoamento de um software ou na forma como um de seus processos é organizado, a redução de custos, otimização de tempo ou o retrabalho evitado com as mudanças em cada uma de suas etapas produtivas, irão gerar mais eficiência e, ainda, ajudar no controle do produto final.

Inovação em marketing

Nos últimos anos, a área de marketing das empresas é a que mais sofreu mudanças e inovações. A maneira de se posicionar diante do mercado, de se comunicar com o seu público e de segmentar os possíveis clientes são apenas alguns exemplos de como o marketing se modificou ao longo do tempo. Com o crescimento do marketing digital, aqueles que não se adequam às novas tecnologias, acabam ficando para trás em relação ao cenário empresarial. Por isso, é preciso, primeiramente, ter uma noção bem clara de quem é o seu cliente e como você pretende atingi-lo. Dessa forma, é papel do gestor desenvolver estratégias que estejam adequadas aos seus objetivos. Algumas práticas comuns à inovação na área de marketing envolvem a realização de campanhas online, produção de materiais ricos e, até mesmo, a utilização de plataformas de marketing, que permitem a integração e padronização dos dados coletados.

Inovação em RH

A área de Recursos Humanos de uma empresa costuma ser uma das mais negligenciadas por dificilmente apresentar resultados quantificáveis. Porém, quando bem administrada, auxilia fortemente na melhoria das relações internas e, consequentemente, num aumento de performance dos seus colaboradores. Algumas formas de inovar nessa área podem incluir a realização de feedbacks 360º, em que são feitas e consideradas as opiniões de gestores, subordinados e colegas, e até mesmo uma autoavaliação. Isso tudo no mesmo momento. A realização deste tipo de feedback é importante pois, além de contribuir para o crescimento e aprendizado do seu colaborador, ainda aumenta o engajamento da empresa como um todo e direciona os esforços para possíveis treinamentos. Além disso, a participação efetiva dos colaboradores na tomada de decisões também pode ser uma ótima forma de envolvê-los com a organização e melhorar sua satisfação.

Inovação em finanças

Por ser a área que apresenta resultados mais tangíveis, o setor financeiro não recebe tanta atenção quando as empresas estão no “verde”. Porém, deveria. O departamento financeiro de uma empresa pode e deve receber modificações constantes. Entre elas, a que mais tem se destacado é a transformação digital nesse setor. O uso de criptomoedas, Big Data e Business Intelligence (BI) são apenas alguns exemplos de como essa tendência pode ser aplicada à sua empresa. Além disso, um grande auxiliar neste processo é o uso de análise preditiva financeira. Isto é, a análise de dados financeiros que permitem a previsão de tendências e padrões de indicadores. Isto tornará suas decisões mais fundamentadas e, assim, mais assertivas.

Inovação em gestão

Um processo de gestão bem planejado e executado pode ser o diferencial para a otimização do trabalho e da produtividade na sua empresa. Por isso, quanto mais simples se tornarem as tarefas operacionais dos seus colaboradores, maior será o espaço que eles terão para criar e inovar dentro de sua ocupação. Para isso, o uso de softwares de gestão integrada, ou ERP’s (Enterprise Resource Planning), tem se tornado cada vez mais comum. Este tipo de software, como o próprio nome diz, tem o intuito de gerir os recursos da empresa de forma padronizada e sem a influência do “fator humano”. Logo, a obtenção de uma base de dados sólida e os relatórios gerados por essas plataformas podem criar uma situação favorável à otimização de tempo e tomada de decisões mais assertivas.

Como decido para qual área devo priorizar a inovação?

Cada empresa tem a sua própria realidade e deve lidar com ela de maneira única. Cabe aos gestores, em conjunto com seus colaboradores, definir qual setor de sua empresa é o mais deficiente em inovação e qual irá trazer maiores benefícios em caso de mudanças. Ao tentar inovar em mais de uma área ao mesmo tempo, o foco pode ser perdido e os resultados, desastrosos. Por isso, cuidado! Faça uma análise cautelosa dos recursos que serão utilizados, – investimento, mão de obra, tempo –, e entenda se as melhorias causadas pela inovação serão, de fato, vantajosas para o seu negócio. Assim, você conseguirá priorizar os seus processos e inovar da maneira mais adequada.

Conclusão

Como disse Tom Peters, escritor e economista americano, “para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”. Por isso, estude o contexto em que sua empresa está inserida, faça uma análise e um diagnóstico de seus setores e priorize suas mudanças. Mas nunca deixe de inovar! Como discutido anteriormente, os negócios que não buscam o constante aprimoramento são deixados para trás e perdem lugar no mundo empresarial. E lembre-se, você não precisa fazer isso sozinho! A velocidade é um grande diferencial competitivo e o trabalho de empresas de consultoria podem auxiliá-lo a acelerar o processo de inovação e a conduzir sua empresa para o sucesso.

Autor convidado:

Clara Bastos, consultora de marketing na Ibmex Consultoria Empresarial pro Jr., é aluna do curso de Administração na instituição Ibmec-MG. A Ibmex é uma Consultoria pronta para auxiliar gestores a conduzirem seu negócio pelo caminho do sucesso. Integrada por uma equipe dinâmica e motivada de jovens talentos, alunos da faculdade Ibmec-MG, sob a orientação de professores referência em suas áreas de atuação, a Ibmex torna acessível à sua empresa as mais modernas estratégias gerenciais, formatadas em uma solução totalmente alinhada às necessidades específicas do seu negócio. 
Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!