Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Investimento, despesa e custo: veja as diferenças?

Investimento, despesa e custo: veja as diferenças?

Tem dúvida se aquele investimento é verdadeiramente necessário ou se ele vai se tornar apenas mais um gasto na sua empresa?? Não? Entenda tudo sobre o assunto…

Por GestãoClick
Atualizado em
Investimento, despesa e custo: veja as diferenças?
Custos, despesas, investimentos, afinal, qual a diferença entre essas palavras quando se administra uma empresa? Embora possam até parecer a mesma coisa, esses termos são aplicados em ocasiões distintas e para ajuda a esclarecer a dúvida: Investimento, Despesa e Custo, você sabe a diferença? Confira a seguir os tópicos abaixo:
  • Por que saber diferenciar os conceitos?
  • O que é investimento?
  • O que são as despesas?
  • O que é custo?
  • Como gerenciar as entradas e saídas da sua empresa?

Por que saber diferenciar os conceitos?

Para muitas pessoas saber a diferença entre investimento, despesa e custo pode parecer irrelevante, mas a verdade é que ao administrar um negócio é preciso ter em mente de forma bem clara a definição de cada palavra. Isso acontece porque todas elas se referem a gastos e a sua correta classificação é uma necessidade contábil.

Dessa forma, ao dominar os seus conceitos é possível entender de maneira adequada o que o setor contábil da sua empresa ou o profissional contratado para prestar o serviço quer dizer. Caso você não possua esse entendimento, pode sofrer até mesmo com possíveis prejuízos devido à falta de conhecimento. 

O que é investimento?
 

Essa palavra é muito importante quando se tem um empreendimento, pois ela é bastante usada e você deve saber quando é empregada corretamente.O investimento, embora seja um gasto semelhante a despesas e custos, como é possível conferir mais adiante, trata-se de um gasto que funciona como uma aplicação de recursos.

Ou seja, ao se fazer um investimento, a ideia é que exista um retorno financeiro no futuro, ou ao menos a sua expectativa, já que um mau investimento pode não proporcionar isso. De qualquer forma, a pretensão é que os investimentos se paguem ao longo de um determinado tempo e depois comece a gerar lucro.

Em uma empresa do setor industrial, por exemplo, a aquisição de novas máquinas e equipamentosé considerada investimento, já que o seu objetivo é aumentar a produção. Dessa forma, produtos financeiros que fazem a riqueza do seu negócio crescer também são tidos como investimentos.

Em outras palavras, é possível dizer que os investimentos são os gastos que agregam valor ao seu empreendimento.

O que são as despesas?

Diferente do investimento, as despesas não representam retornos financeirosfuturos. Mesmo assim, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar de modo adequado. Isto é, despesa trata-se do dinheiro utilizado na manutenção do seu empreendimento.

Como exemplo é possível citar as contas de água, luz, telefone, bem como aluguel, impostos e o salário dos funcionários. Embora exista uma linha teórica que fale que as despesas possam ser fixas ou variáveis, sendo que as já citadas estariam dentro das fixas e as variáveis englobam osgastos associados ao faturamento da empresa, como comissões e fretes sobre as vendas, é importante dizer que os custos também são divididos como fixos e variáveis por alguns teóricos.

Nesse sentido, pode haver confusão entre os conceitos. Isso porque alguns classificam os custos fixos e variáveis da mesma forma como aqui foram conceituadas as despesas fixas e variáveis.

O que é custo?

Mesmo que, como já foi dito, fala-sede custos fixos e variáveis por alguns teóricos, confundindo os termos despesas e custos, outras teorias referem-se aos custos como apenas os gastos necessários para a produção de bens ou a prestação de serviços, conforme o ramo de atuação da sua empresa. Assim, os custos se assemelham às despesas variáveis.

Isso quer dizer que de acordo com o volume de produção em um determinado período, por exemplo, os custos serão diferentes em comparação ao outro mês, caso a produção seja maior ou menor. Dessa forma, os custos em uma empresa são os insumos, a matéria-prima e os salários dos funcionários temporários ou quando eles recebem por produção e não de modo fixo.

Leia nosso artigo de como  reduzir os custos na sua empresa!

                 

Como gerenciar as entradas e saídas da sua empresa?

Em meio a tantos termos, a questão é que todos os gastos do seu negócio, independente do tipo que são,também chamados de saídas, devem ser controlados de forma adequada. Para tanto, é importante contar com um software ERP, que ao informatizar os dados e automatizar os processos da sua empresa, permite uma melhor gestão do fluxo de informações.

O GestãoClick é um ERP cloud que oferece ainda uma série de outras funções, como controle das contas a receber, controle de estoque, emissão de nota fiscal e muito mais. 

 

Sistema ERP Online


Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter ficando sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo