Investimento, despesa e custo: veja as diferenças?

Custos, despesas, investimentos, afinal, qual a diferença entre essas palavras quando se administra uma empresa? Embora possam até parecer a mesma coisa, esses termos são aplicados em ocasiões distintas e para ajuda a esclarecer a dúvida: Investimento, Despesa e Custo, você sabe a diferença? Confira a seguir os tópicos abaixo:
  • Por que saber diferenciar os conceitos?
  • O que é investimento?
  • O que são as despesas?
  • O que é custo?
  • Como gerenciar as entradas e saídas da sua empresa?

Por que saber diferenciar os conceitos?

Para muitas pessoas saber a diferença entre investimento, despesa e custo pode parecer irrelevante, mas a verdade é que ao administrar um negócio é preciso ter em mente de forma bem clara a definição de cada palavra. Isso acontece porque todas elas se referem a gastos e a sua correta classificação é uma necessidade contábil.

Dessa forma, ao dominar os seus conceitos é possível entender de maneira adequada o que o setor contábil da sua empresa ou o profissional contratado para prestar o serviço quer dizer. Caso você não possua esse entendimento, pode sofrer até mesmo com possíveis prejuízos devido à falta de conhecimento. 

O que é investimento?
 

Essa palavra é muito importante quando se tem um empreendimento, pois ela é bastante usada e você deve saber quando é empregada corretamente.O investimento, embora seja um gasto semelhante a despesas e custos, como é possível conferir mais adiante, trata-se de um gasto que funciona como uma aplicação de recursos.

Ou seja, ao se fazer um investimento, a ideia é que exista um retorno financeiro no futuro, ou ao menos a sua expectativa, já que um mau investimento pode não proporcionar isso. De qualquer forma, a pretensão é que os investimentos se paguem ao longo de um determinado tempo e depois comece a gerar lucro.

Em uma empresa do setor industrial, por exemplo, a aquisição de novas máquinas e equipamentosé considerada investimento, já que o seu objetivo é aumentar a produção. Dessa forma, produtos financeiros que fazem a riqueza do seu negócio crescer também são tidos como investimentos.

Em outras palavras, é possível dizer que os investimentos são os gastos que agregam valor ao seu empreendimento.

O que são as despesas?

Diferente do investimento, as despesas não representam retornos financeirosfuturos. Mesmo assim, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar de modo adequado. Isto é, despesa trata-se do dinheiro utilizado na manutenção do seu empreendimento.

Como exemplo é possível citar as contas de água, luz, telefone, bem como aluguel, impostos e o salário dos funcionários. Embora exista uma linha teórica que fale que as despesas possam ser fixas ou variáveis, sendo que as já citadas estariam dentro das fixas e as variáveis englobam osgastos associados ao faturamento da empresa, como comissões e fretes sobre as vendas, é importante dizer que os custos também são divididos como fixos e variáveis por alguns teóricos.

Nesse sentido, pode haver confusão entre os conceitos. Isso porque alguns classificam os custos fixos e variáveis da mesma forma como aqui foram conceituadas as despesas fixas e variáveis.

O que é custo?

Mesmo que, como já foi dito, fala-sede custos fixos e variáveis por alguns teóricos, confundindo os termos despesas e custos, outras teorias referem-se aos custos como apenas os gastos necessários para a produção de bens ou a prestação de serviços, conforme o ramo de atuação da sua empresa. Assim, os custos se assemelham às despesas variáveis.

Isso quer dizer que de acordo com o volume de produção em um determinado período, por exemplo, os custos serão diferentes em comparação ao outro mês, caso a produção seja maior ou menor. Dessa forma, os custos em uma empresa são os insumos, a matéria-prima e os salários dos funcionários temporários ou quando eles recebem por produção e não de modo fixo.

Leia nosso artigo de como  reduzir os custos na sua empresa!

                 

Como gerenciar as entradas e saídas da sua empresa?

Em meio a tantos termos, a questão é que todos os gastos do seu negócio, independente do tipo que são,também chamados de saídas, devem ser controlados de forma adequada. Para tanto, é importante contar com um software ERP, que ao informatizar os dados e automatizar os processos da sua empresa, permite uma melhor gestão do fluxo de informações.

O GestãoClick é um ERP cloud que oferece ainda uma série de outras funções, como controle das contas a receber, controle de estoque, emissão de nota fiscal e muito mais. 

 


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