Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » MEI » MEI Atrasado: prejuízos e como regularizar

MEI Atrasado: prejuízos e como regularizar

MEI atrasado: para Guia MEI atrasada ou imprimir boleto MEI atrasado, o que fazer? Veja como parcelar, emitir MEI atrasado e recebe auxílio doença? Tudo aqui!

Por GestãoClick
Atualizado em
MEI Atrasado: prejuízos e como regularizar

Primeiramente, como MEI, é necessário o pagamento de impostos inclusos no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) para regularizar o seu negócio. Mas, caso sua empresa esteja com o MEI atrasado, o que fazer?

Todo empreendedor entende a importância de manter a sua empresa regulamentada e, por isso, se tornar MEI – Microempreendedor Individual – é uma das melhores formas de se legalizar e manter os tributos em dia. No entanto, se você estiver com pagamentos atrasados como MEI, é importante agir prontamente para resolver a situação.

Ainda mais, a inadimplência no pagamento do DAS pode acarretar em consequências negativas para você e sua empresa, prejudicando o seu negócio. Infelizmente, em períodos de crise, isso pode acontecer.

Neste post, você entenderá quais são as consequências e o que fazer nessas situações. Acompanhe.

MEI atrasado: o que fazer?

O DAS é o único documento pago pelo MEI. Nele, estão contidos todos os tributos que devem ser pagos em um único valor, como o ICMS, ISS e, inclusive, o INSS. É extremamente importante que o microempreendedor trabalhe de forma legalizada por diversos motivos. Dentre eles, a Previdência Social.

Para se regularizar é bem simples! No ato da formalização, o empreendedor estará isento de qualquer taxa ou tarifa. Após o procedimento de formalização, o responsável pelo MEI pagará apenas o DAS mensalmente com valor único. O valor de pagamento para empresas de comércio e indústria, prestação de serviços e comércio e serviços são diferenciados, então fique atento!

É importante se atentar para não haver atrasos no pagamento do DAS para manter a regularização. Porém, caso ocorra o imprevisto de pagamento do MEI atrasado, há duas formas:

      • Aplicativo MEI Fácil      • Portal PGMEI

O vencimento do DAS ocorre todo dia 20 de cada mês, mas o imposto incide para o mês seguinte. E poderá ser feito pelos canais citados acima.

Todo o procedimento para o pagamento MEI, atrasado ou não, é online.

MEI atrasado recebe auxílio doença?

Dependerá do tempo que o MEI ficou sem realizar o pagamento dos tributos (o DAS). Mesmo deixando de pagar suas contribuições regularmente, o MEI ainda pode manter sua condição de segurado perante a Previdência Social por um período máximo de um ano.

O cancelamento só ocorrerá caso não haja a regulamentação dos débitos, a partir da 13ª parcela em atraso (o 13º mês a contar do primeiro DAS em atraso).

Como Pagar MEI atrasado?

Existem diversas formas de facilitar o pagamento do DAS e deixá-lo em dia e assim evitar atrasos desnecessários. Uma das formas para trazer maior praticidade é o débito automático em conta. No aplicativo MEI Fácil também é possível visualizar os débitos pendentes.

E ainda mais, é válido salientar que, para este tipo de procedimento, você precisará de uma conta bancária no nome da sua empresa. Imprevistos ocorrem na vida de todos e caso o pagamento atrase, não há possibilidade de regularização pela guia vencida.

Dessa forma, emita uma nova guia de pagamento para o recolhimento dos tributos em atraso com acréscimos relativos a multas e juros. Para essa emissão, basta acessar o Portal do Empreendedor.

Descubra aqui: 5 Erros que todo MEI deve evitar.

Sistema ERP Online

Emitir MEI atrasado: passo a passo

Confira abaixo como imprimir boleto MEI atrasado (DAS) e quitar o seu débito:

  1. Primeiramente, acesse o site do Portal do Empreendedor;
  2. Clique no botão “SERVIÇOS” e na janela seguinte em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL”;
  3. Em seguida, será aberto um “menu” de opções. Clique na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”;
  4. Na janela seguinte, no “menu” superior, clique em “Emitir Guia de Pagamento – DAS” (Guia MEI atrasada) e selecione o ano em que se encontram os débitos;
  5. Por último, na nova página, basta selecionar o(s) débito(s) que pretende quitar, emitir o(s) boleto(s) e realizar o pagamento em rede bancária ou nas lotéricas.

Como regularizar MEI atrasado?

De antemão, o não pagamento do DAS na data correspondente pode acarretar multa e juros, além de possibilitar a inclusão dos seus débitos na Dívida Ativa da União. É importante ressaltar que a falta de regularidade também pode resultar na perda de alguns benefícios legais aos quais o empreendedor teria direito. Além disso, o tempo de inadimplência não será contabilizado para fins de aposentadoria.

Dessa forma, se houver débitos antigos, o melhor mesmo é regularizar o quanto antes. Uma vez pagos os DAS atrasados, através da emissão de novas Guias MEI atrasadas já com juros e multas, a situação MEI ficará automaticamente regularizada frente à Receita Federal e outros órgãos correspondentes. 

MEI atrasado: como parcelar?

Se houver muitos débitos atrasados, é possível parcelar todos eles, regularizando assim a sua situação. Vale lembrar que, ao efetivar o parcelamento, você terá que pagar a parcela do acordo realizado juntamente com a guia do mês do DAS até o dia 20 de cada mês.

Ainda mais, a solicitação do parcelamento é realizada no Portal do Empreendedor ou no Portal do Simples Nacional. É importante se atentar que, antes de fazer esse procedimento, será necessário realizar a DASN – Declaração Anual Simplificada para MEI.

Em conclusão, após a entrega da DASN, o microempreendedor deverá aguardar cinco dias úteis para iniciar a solicitação de parcelamento de dívidas MEI, pois é preciso considerar o prazo que o sistema leva para reconhecer a declaração enviada.

Leia também: Sistema para contadores: soluções completas de gestão

Conclusão

Assim, é válido permanecer em dia com o pagamentos dos tributos para estar em conformidade com a legislação e para que não ocorram os problemas de MEI atrasado, a fim de evitar prejuízos futuros.

E então, se você ainda não possui um Sistema de Gestão completo para a sua empresa, o GestãoClick é um ótimo aliado para os controles necessários para manter todas as informações importantes armazenadas em apenas em um único lugar.

Por fim, com o ERP GestãoClick, você faz a gestão financeira do seu negócio, controla suas vendas e seu estoque. Além de emitir notas fiscais e boletos para os seus clientes. E muito mais!

Experimente grátis o melhor erp por 10 dias grátis - GestãoClick
Avatar

gestao.click

18 Comentários
  1. Respostas Avatar
    Alessa viena Sampaio Borges 31 de julho de 2021 as 06:38

    Quero regularize mei Mei Ckmo fazer?

    • Olá Alessa! Como vai?
      Para regularizar o MEI é necessário pagar os DAS atrasados, através da emissão de novas Guias MEI atrasadas já com juros e multas. Assim, a situação do MEI ficará automaticamente regularizada frente à Receita Federal e outros órgãos correspondentes.

      Emitir MEI atrasado: passo a passo
      Confira abaixo como imprimir boleto MEI atrasado (DAS) e quitar o seu débito:

      – Acesse o site do Portal do Empreendedor.
      – Clique no botão SERVIÇOS e na janela seguinte em PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL
      – Em seguida, será aberto um “menu” de opções. Clique na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.
      – Na janela seguinte, no “menu” superior, clique em “Emitir Guia de Pagamento – DAS” (Guia MEI atrasada) e selecione o ano em que se encontram os débitos.
      – Na nova página, basta selecionar o (s) débito (s) que pretende quitar, emitir o (s) boleto (s) e realizar o pagamento em rede bancária ou nas lotéricas.

      Estamos à disposição.
      Sucesso!

  2. Boa Tarde! Meu filho tem MEI, mas está atrasado desde 2016,gostaria de saber se pode parcelar essa dívida e se parcelando teria direito ao auxílio Doença a partir de Quando?

  3. Boa tarde meu CNPJ foi cancelado e tenho dívida a 8 anos se eu abrir outro CNPJ e pagar a dívida isso vai conta isso vai contar como mei que eu tinha antigo ou não

  4. Olá, minha esposa tem um mei criado em 2022. Mas por motivos maiores não conseguimos pagar as parcelas e agora ela está grávida. Quitamos todas as parcelas em atraso. Ela tem o direito de receber o auxílio maternidade?

  5. Respostas Avatar
    Carlos roberto ferreira 2 de outubro de 2023 as 15:17

    Olá minha esposa precisa do auxílio doença pq está com câncer porém o mei está atrasado à 7 meses eu pagando os atrasados ela já pode pedir auxilio?

    • Olá, Carlos! Tudo bem?

      Sua dúvida é completamente válida! Normalmente, ao quitar todas as guias atrasadas do MEI, a situação fica regularizada e a pessoa consegue usufruir dos benefícios oferecidos pela modalidade. Porém, algumas coisas têm mudado na legislação e, por isso, não sabemos responder seu questionamento ao certo. Entre em contato com o Portal do Empreendedor para solucionar sua dúvida.

      Ajudei você? Fique à vontade para fazer mais perguntas, ok? Se precisar, estou à disposição! 🤩

  6. Após o parcelamento dos débitos com o pagto do DAS do mês, em quanto tempo consigo pedir aux.doença?

    • Olá, Jo! Tudo bem?

      Sua dúvida é completamente válida! Normalmente, ao quitar todas as guias atrasadas do MEI, a situação fica regularizada e a pessoa consegue usufruir dos benefícios oferecidos pela modalidade. Porém, algumas coisas têm mudado na legislação e, por isso, não sabemos responder seu questionamento ao certo. Entre em contato com o Portal do Empreendedor para solucionar sua dúvida.

      Ajudei você? Fique à vontade para fazer mais perguntas, ok? Se precisar, estou à disposição! 🤩

  7. Respostas Avatar
    MARILENE MARQUES DE MENEZES 7 de novembro de 2023 as 08:04

    Tenho parcelas em atraso devo pagar as mais recentes primeiro ou as mais antigas que estao em atraso?

    • Olá, Marilene! Tudo bem?

      Sua dúvida é muito pertinente. O ideal é que você pague as guias mais antigas, para evitar que os juros e taxas se acumulem e aumentem ainda mais o valor de cada boleto. Contudo, algumas coisas têm mudado na legislação e, por isso, não sabemos responder seu questionamento ao certo. Entre em contato com o Portal do Empreendedor para solucionar sua dúvida.

      Ajudei você? Fique à vontade para fazer mais perguntas, ok? Se precisar, estou à disposição! 🤩

  8. Fiquei um tempo sem pagar mue mei e depis voltei a pagar paguei os atrasados e agora estou pagando em dia os atrasados é contabilizado na aposentadoria?

    • Oi, Maria. Tudo bem?

      Geralmente, é contabilizado sim. Porém as regras mudam com certa frequência.
      Por isso, orientamos que você entre em contato com o seu contador para analisar as melhores possibilidades no seu caso.

      Conta com a gente e fique de olho nos posts do Blog da GestãoClick! 🤝
      Um abraço!

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo