MEI: como emitir nota fiscal de serviços?
Saiba como emitir nota fiscal de serviços para tornar seu negócio MEI mais profissional.
Primeiramente, o Microempreendedor Individual (MEI) conta com o regime tributário simplificado, o Simples Nacional. Este regime é responsável por garantir uma série de benefícios para os profissionais, principalmente para autônomos, que desejam formalizar o seu negócio, trazendo maior seriedade e profissionalismo aos seus clientes.
No entanto, ao receber o pagamento de pessoas jurídicas, o MEI, tem como obrigação emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) para a formalização da prestação de serviço e manter-se em conformidade com a legislação vigente.
No Brasil, de acordo com o último levantamento do Ministério da Fazenda, 17,5 milhões de CNPJs são cadastrados como MEI. E, para todas elas, é necessário entender como funcionam os processos para que não se crie pendências fiscais.
Caso você inicie o processo de formalização e emissão de nota fiscal, saiba mais sobre: MEI precisa de contador?
Vamos te mostrar como emitir Nota Fiscal de Serviços (NFS-e). Acompanhe com a gente!
Como emitir NFS-e sendo Microempreendedor Individual (MEI)?
Anteriormente, era necessário que o empreendedor emitisse a nota fiscal de forma manual com todas as informações importantes. É notável o quanto esse processo demandava tempo, além de estar sujeita a erros.
Além disso, com a evolução da tecnologia e com a implantação de um sistema para a emissão de notas fiscais de forma eletrônica e formalização do MEI, todo o processo se tornou simplificado.
Ainda mais, a emissão da NF é feita pelo site da Prefeitura da sua cidade ou a partir de sistemas de gestão empresarial. Neste último caso, é necessário que o MEI possua o Certificado Digital para realizar a emissão.
O que é necessário saber sobre a nota fiscal para prestação de serviços?
A princípio, diferentemente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que é emitida para a venda de produtos, a NFS-e é emitida para registrar as prestações de serviços.
Conforme mencionado anteriormente, o MEI está isento da emissão caso a prestação de serviço seja para pessoa física, só há obrigatoriedade caso o cliente seja uma pessoa jurídica.
A diferença entre a NF-e e NFS-e se dá pelo órgão responsável por cadastrar, validar e emiti-las. No caso da NFS-e, o órgão responsável é o municipal, enquanto a NF-e, a SEFAZ do estado é a responsável.
Por isso, a emissão da nota fiscal de serviço (NFS-e) é diferente em cada cidade, mas no geral a prefeitura disponibiliza um local no próprio site para que o usuário se cadastre, faça o login e emita as notas fiscais.
Atenção: Não é considerado obrigatório que o Microempreendedor Individual disponha de um certificado digital, porém, dependendo das legislações municipais e estaduais, ele pode ser exigido.
Como emitir Nota Fiscal de Serviços no ERP GestãoClick?
Agora, abordaremos passo a passo para você entender como emitir Nota Fiscal de Serviços com o Sistema GestãoClick. Confira:
- Acesse o Sistema GestãoClick e verifique se os dados da sua empresa estão devidamente preenchidos e atualizados (Disponível´no módulo de “Configurações” da “Empresa”);
- Adicione seu certificado digital ( Vá em “Configurações” e em seguida clique em “Certificado Digital”);
- Caso você já tenha emitido a NFS-e anteriormente, insira o último número do RPS no sistema (Vá em “Configurações gerais” e clique em “Fiscal”). Caso seja a primeira vez, insira o número “0” e clique em “Atualizar”.
- Antes de emitir nota fiscal de serviços, adicione um serviço à lista de serviços prestados (Vá em “Serviços”, clique em “Gerenciar Serviços” e, após, em “Adicionar”;
- Agora, vá em “Notas Fiscais”, clique em “Gerenciar Notas Fiscais” e, em seguida, em “Adicionar”. Confira se todos os dados estão corretos e clique em “Cadastrar”
- Por fim, envie a nota fiscal para a Prefeitura clicando no ícone verde do campo “Ações” e selecione “Enviar NFS-e”. E pronto!
Saiba sobre o processo através do nosso vídeo → Como emitir nota fiscal de serviço | GestãoClick Tutoriais
Assim, para se manter formalizado de acordo com a lei, o MEI deve emitir nota fiscal de serviços sempre que o pagamento for de uma pessoa jurídica.
Por fim, apesar de contar com processos simples e enxutos, você, microempreendedor individual, deve se atentar aos controles necessários para a sua empresa. Por isso, conte com o sistema ERP GestãoClick, que oferece ferramentas completas para a gestão do seu negócio!
Inicie agora o nosso teste gratuito por 10 dias!
Conclusão
Agora que você entendeu como gerar NFS-e de forma fácil e integrada no seu negócio, além da importância de manter todo o processo correto e em dia, está na hora de se aprofundar ainda mais no mundo dos negócios e do empreendedorismo.
No Blog da GestãoClick você encontra diversas informações sobre ferramentas e inovações que irão impulsionar os resultados da sua empresa de forma fácil e didática. Acesse nossas matérias e não perca nada!