Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Qual o melhor ERP para micro empresa? Saiba como identificá-lo!

Qual o melhor ERP para micro empresa? Saiba como identificá-lo!

A princípio, no mundo atual, a tecnologia é muito importante para as empresas, principalmente no gerenciamento de um negócio. Assim, para se manter atualizado, é importante conhecer qual o melhor ERP para micro empresa.  Pensando nisso, neste conteúdo listamos qual o melhor ERP para micro empresa e algumas dicas para encontrar o melhor software para […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Qual o melhor ERP para micro empresa? Saiba como identificá-lo!


A princípio, no mundo atual, a tecnologia é muito importante para as empresas, principalmente no gerenciamento de um negócio. Assim, para se manter atualizado, é importante conhecer qual o melhor ERP para micro empresa. 

Pensando nisso, neste conteúdo listamos qual o melhor ERP para micro empresa e algumas dicas para encontrar o melhor software para o seu negócio.

Iremos abordar: 

  • O que é ERP?
  • Como identificar qual o melhor ERP para micro empresa;
  • Dicas para selecionar um ERP. 


Acompanhe a leitura!

melhor erp

O que é Enterprise Resource Planning (ERP)?

Primeiramente, o ERP é uma ferramenta que engloba diversas soluções que incorporam o controle financeiro da empresa, além de outros módulos e integrações – desde o controle de vendas, estoque, integração de meios de pagamento, criação de lojas virtuais, entre outros. 

A principal finalidade de um sistema ERP se resume em uma ferramenta tecnológica cuja utilização é integrar todas as necessidades de controle de uma empresa em um único lugar. 

Outro objetivo é facilitar os processos dos colaboradores para que tenham acesso às informações que necessitam para o crescimento do negócio. 

Como identificar qual o melhor ERP para micro empresa

De antemão, talvez você esteja em busca de um software ERP para a sua empresa ou já está na fase de implementação e queira ter a certeza de que está no caminho certo. 

No processo de seleção de um software, alguns testes são importantes para conhecer qual o melhor ERP para micro empresa, como: quais ferramentas disponíveis e se elas vão atender de forma assertiva as suas demandas.

Ao determinar quais requisitos são mais importantes, divida-os em três grupos:

  • Obrigatóriofuncionalidades obrigatórias e indispensáveis;

  • Valor agregado -são requisitos que, embora importantes, não são tão necessários para a execução dos processos do negócio. Normalmente, são recursos que simplificam as funções manuais (ou seja, importar dados, importar XML ou importar dados de uma planilha do Excel);

  • É bom ter -Esses são requisitos de “conveniência”, como um botão em uma tela que permite que você permaneça na mesma tela enquanto conclui uma tarefa (apesar de ser um fator secundário, atente-se a usabilidade do sistema).


Além disso, utilize algumas dessas perguntas para entender melhor o que você busca em um software ERP:

  • O que há de errado nos processos do meu negócio e como um sistema ERP pode corrigi-lo?
  • Como um sistema ERP pode se encaixar em minha situação comercial atual? 
  • Como será o meu negócio no futuro?
  • Quem usará o sistema com mais frequência? Que tipo de acessibilidade os usuários precisarão?
  • Quais recursos e requisitos são mais importantes para minha empresa? 
  • Quais funcionalidades precisamos em um software ERP?
  • Quanto estou disposto a gastar por um sistema ERP?
  • Qual o tamanho da minha empresa? 


E ainda mais, são diversos tipos de ERP que possuem diferentes tipos de funcionalidades e que vão de acordo com os segmentos. Para definir qual o melhor ERP para micro empresa, definimos algumas necessidades de cada um. Confira:

Indústria


É importante saber, desde já, que alguns softwares ERP são feitos para setores específicos.

O sistema Syspro é um exemplo: ele foi criado especificamente para fabricantes e distribuidores de grande e médio porte. Você também pode obter uma solução mais especializada com base em seu setor dentro dessas categorias, como equipamentos industriais ou fabricação de insumos farmacológicos. 

Tamanho da empresa

Nem todos os ERP’s foram criados para grandes empresas, algumas soluções foram pensadas em micro e pequenos empreendedores. Pensando nisso, você deve observar qual o melhor ERP para micro empresa e quais planos eles possuem para identificar o que se encaixa no tamanho do seu negócio.

Como por exemplo, a SAP Business One foi projetada especificamente para pequenas empresas, no entanto, é uma solução mais cara e complexa.

Características

O objetivo do software ERP é ser uma solução completa e ideal para as necessidades do seu negócio. Dito isso, nem todas as ferramentas e recursos dos softwares serão idênticos. 

Identifique o que a sua empresa mais precisa e busque uma solução de ERP que ofereça essas funcionalidades. 

Os recursos comuns do software ERP então, incluem ferramentas como: vendas, controle de estoque, controle de serviços e muito mais. Dependendo do seu segmento, alguns recursos serão necessários, como: gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento operacional e logística de estoque. 

Custo

Além disso, saiba qual o valor máximo em que você pode investir em um software ERP para a sua empresa. Pesquise sobre qual o melhor ERP para micro empresa que contenha um valor acessível para o que você procura. 

É importante verificar se o ERP escolhido possui taxas de implantação, manutenção, suporte e se há custo de treinamento. 

Implantação do ERP

Por último, mas não menos importante, esteja ciente de todos os processos de implantação do sistema. Por isso, ter um responsável para auxiliar nessas demandas se torna um grande diferencial.

Com o ERP GestãoClick, todo o processo se torna mais fácil. Já que, como o sistema é em nuvem, não há necessidade de instalar o software no seu computador ou outros dispositivos.

Dessa forma, o software possibilita uma maior eficiência organizacional e otimiza o tempo, já que pode ser acessado de onde estiver e quando quiser, basta ter o acesso à internet. 

Etapas de implantação do ERP

Primeiramente, ao descobrir qual o melhor ERP para micro empresa e iniciar a implantação do sistema, o processo consiste em 4 etapas:

Como o GestãoClick a maioria dos softwares ERP hoje em dia é baseado em nuvem, você não terá que se preocupar em instalar nada localmente em seus servidores, computadores ou outros dispositivos.

  • Planejamento;
  • Investimento;
  • Adaptação;
  • Monitoramento.

    Abaixo, detalhamos essas etapas:

Sistema ERP Online

Planejamento

De antemão, conheça as principais necessidades que a sua empresa precisa para um bom controle empresarial. Por meio disso, você saberá qual o melhor ERP para micro empresa, quais soluções são importantes e quais podem ser descartadas. 

Portanto, ressaltamos a importância de buscar um sistema que se encaixe no que você precisa e tenha um preço acessível para o seu bolso. 

No mercado tecnológico, podemos encontrar alguns tipos de sistema de gestão. Veja quais:

  • Por demanda: será necessário a instalação de um hardware e servidores da própria empresa. E a compra da licença para a utilização do sistema que, geralmente, você paga uma única vez e tem acesso vitalício. Além disso, são soluções mais caras e complexas – além de necessitar de um tempo maior para treinamento dos colaboradores e profissionais qualificados, para sua manutenção quando necessário.

  • Sistema ERP em nuvem: Este é o que há de mais moderno no mercado ao iniciar a busca por qual o melhor ERP para micro empresa. E geralmente, é ofertado por meio de um serviço de assinatura. Ainda mais, os dados permanecem armazenados no servidor do fornecedor e são acessados por meio da internet. 

  • Voltado para nichos específicos: são sistemas personalizados para segmentos específicos e vão de acordo com as necessidades tecnológicas do nicho de atuação. São softwares desenvolvidos para atender uma demanda específica de um nicho do mercado. 

  • Sistema de baixa complexidade: são softwares que possuem menor sofisticação e contém um número reduzido de funcionalidades. Geralmente são gratuitos, porém necessitam de conhecimento técnico para ser manuseado. E, a longo prazo, será necessário novos recursos de aperfeiçoamento e nem sempre são disponibilizados pelo responsável. 

Investimento

A princípio, uma solução ERP para a sua empresa exige 3 fatores ligados ao investimento financeiro: a aquisição do sistema, o processo de implantação e manutenção necessária ao longo do tempo 

Ainda mais, é preciso pensar em qual o melhor ERP para micro empresa e outros investimentos, como: equipamentos suficientes, acessórios de TI, acesso à internet, ferramentas operacionais e toda a infraestrutura ao implantar o software.

Tenha como preferência os sistemas ERP online que possuam backup automático, que sejam em nuvem, que sejam integrados a outras plataformas (meios de pagamento, e-commerce, entre outros) e que tenha um suporte de qualidade. 

Adaptação

Como toda mudança exige uma adaptação e requer um período de aprendizado, o sistema ERP não foge desse processo. 

Ao implantar um sistema ERP na sua empresa, será necessário um período de adaptação organizacional, onde todos os seus colaboradores passarão por treinamentos para conhecer as ferramentas que serão utilizadas durante a sua jornada de trabalho. Dessa forma, facilitará a rotina dos colaboradores com ferramentas ágeis e automatizadas. 

Monitoramento

Por último, acompanhe e monitore todos os processos que serão otimizados com o software ERP. Assim, você consegue solucionar possíveis problemas e gargalos que podem ocorrer. Quanto mais adaptado o software estiver, melhor será para a eficiência operacional. 

Conclusão

Como dito anteriormente, o software ERP te auxiliará na otimização de todos os processos gerenciais da sua empresa. 

Ao identificar qual o melhor ERP para micro empresa, a rotina do controle operacional se torna mais prática, tanto para o dono do negócio quanto para seus colaboradores.

O GestãoClick é o software ideal para micro e pequenas empresas que desejam otimizar a gestão do seu negócio em poucos cliques e com ferramentas ágeis e simples de utilizar. 

Conheça agora todas as soluções do GestãoClick e veja todas as funcionalidades que a sua empresa precisa para facilitar a gestão e torná-la mais eficiente. 

Comece agora o teste grátis de 10 dias clicando aqui! 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo