Qual a importância da gestão de estoque?
Primeiramente é preciso sinalizar que o controle de estoque é importante em qualquer empresa, independentemente do seu porte.
Este controle pode parecer, inicialmente, uma atividade bem simples: medir a quantidade de produtos disponíveis em uma loja, comércio, etc., e mensurar adequadamente quanto vale cada um.
De uma forma bem clara, se este controle não for bem feito, pode sobrar mercadorias, o que seria um custo desnecessário para a empresa e, dependendo do item (como perecíveis, por exemplo) a perda pode ser maior ainda.
Se faltar, seja pela inobservância das quantidades corretas ou por atraso de fornecedores, pedido, etc., você perde vendas e pode inclusive perder clientes o que, fatalmente, será um prejuízo enorme para o negócio.
O objetivo na verdade desse controle é avaliar o mais precisamente possível se a saída dos produtos está em conformidade com a necessidade, se não existe qualquer tipo de desvio, bem como conseguir projetar e estimar vendas.
E não se trata apenas de quantidades, uma vez que um produto “X” pode ter maior demanda que outro produto “Y” e, sendo assim, o primeiro precisa ter um estoque maior.
O mesmo acontece com fornecedores, onde um pode ter prazos maiores para entrega do que outros.
Toda esta organização, acompanhamento, relatórios, logística, controles, etc., fazem parte de um controle de estoque eficiente e fazem parte também de uma gestão empresarial igualmente eficiente.