Não é de hoje que a tecnologia vem surpreendendo consumidores e empresas com as mais sofisticadas soluções que se pode imaginar. O próprio smartphone e sua evolução é prova disso. Já existe hoje também uma outra tecnologia relacionada a pagamentos à distância, que se chama NFC.
Claro que é uma solução tecnológica inovadora e, mais do que isto, trata-se de uma solução prática, segura e eficiente que veio agregar mais efetividade nos pagamentos e recebimentos por aproximação em praticamente todo o mundo.
Tanto é que esta tecnologia NFC já é bem conhecida e utilizada por empresas e também pela maioria dos consumidores. Neste artigo, você vai saber mais detalhadamente como ela é, quais suas principais funções e os sistemas de gestão que se conectam facilmente a ela.
O que é NFC?
A sigla veio do inglês e significa Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade). Trata-se, mais especificamente, de uma tecnologia que consegue realizar trocas de informações entre dois dispositivos diferentes sem que haja a necessidade de fios bastando, para tanto, que estejam próximos.
Você como empresário e/ou consumidor já deve conhecer muito bem esta tecnologia e utilizá-la inclusive com frequência: são os pagamentos com cartão de crédito feitos com aproximação das maquininhas.
O nome desta solução é contactless, referente aos cartões de crédito e débito, onde você pode efetivar pagamentos em diversos estabelecimentos que tenham esta tecnologia disponível simplesmente aproximando seu cartão da máquina, sem a necessidade de senhas.
Como o NFC Funciona?
Esta tecnologia permite a troca eficiente e segura de informações sem fio e sem a necessidade de quaisquer configurações prévias. Funciona com efetividade em qualquer dispositivo que tenha um chip pré-adaptado para a mesma.
E como isso funciona, na prática? Já há algum tempo já utilizávamos tecnologia parecida, como o Bluetooth, por exemplo. Mas o Bluetooth e o NFC usam especificações tecnológicas bem diferentes.
Para que tudo funcione bem com o NFC, é criado um link em uma frequência específica de rádio de curta distância. Este link vai conseguir transferir pequenas quantidades de informações entre dois dispositivos, quando estes estiverem posicionados à uma curta distância entre eles.
A principal diferença para o Bluetooth é que não há a necessidade de pareamento dos dispositivos em questão, bastando aproximá-los para que a transferência de informações se concretize.