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Como escolher um sistema de ordem de serviço para assistência técnica?

A gestão eficiente de qualquer negócio demanda ferramentas adequadas para garantir melhor gestão de tempo e recursos, otimizar processos e promover uma tomada de decisões mais embasada. Nesse sentido, escolher um bom sistema de ordem de serviço para assistência técnica é fundamental para melhorar a eficácia operacional e garantir a satisfação do cliente. Contudo, o […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Como escolher um sistema de ordem de serviço para assistência técnica?

A gestão eficiente de qualquer negócio demanda ferramentas adequadas para garantir melhor gestão de tempo e recursos, otimizar processos e promover uma tomada de decisões mais embasada. Nesse sentido, escolher um bom sistema de ordem de serviço para assistência técnica é fundamental para melhorar a eficácia operacional e garantir a satisfação do cliente.

Contudo, o processo de escolha de um sistema de ordem de serviço para assistência técnica nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversos fatores a serem considerados para garantir que a solução escolhida atenda às necessidades específicas do negócio. 

Se você é dono de uma assistência técnica ou responsável pela gestão, sabe como o tempo é valioso para o seu negócio. Além disso, as ordens de serviço são um ponto crucial para a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente. Por essa razão, é necessário escolher uma ferramenta que seja ágil e completa ao mesmo tempo.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas importantes para que você consiga escolher o melhor sistema de ordem de serviço para assistência técnica e garantir uma gestão eficiente para a sua empresa.

Aproveite!

Ordem de serviço para assistência técnica: o que é?

A ordem de serviço (OS) para assistência técnica é um documento formal que descreve detalhadamente os serviços a serem realizados por uma equipe técnica ou profissional especializado em reparos, manutenção ou instalação. 

Geralmente, a OS contém informações cruciais, como a descrição do serviço executado, detalhes sobre os equipamentos ou sistemas a serem trabalhados, datas de início e término previstas, materiais necessários, custos associados, termos e condições, além de informações de contato do cliente e da própria assistência técnica.

Dessa forma, uma ordem de serviço clara e eficaz auxiliam as assistências técnicas a assegurar uma compreensão mútua entre ambas as partes, estabelecendo expectativas claras quanto ao escopo do trabalho, prazos e responsabilidades. 

Além disso, a OS serve como um registro documentado das atividades realizadas, sendo útil para futuras referências, garantias, e, se necessário, resolução de eventuais disputas.

7 dicas para escolher um sistema de ordem de serviço para assistência técnica 

Existem vários aspectos a serem considerados ao escolher um sistema de ordem de serviço para assistência técnica. Pensando nisso, fizemos uma lista estratégica com dicas para auxiliar você na avaliação e na identificação do sistema de ordem de serviço mais adequado às necessidades da sua assistência técnica.

Avalie as necessidades específicas da sua assistência técnica

Em primeiro lugar, você deve avaliar as necessidades específicas da sua empresa. Afinal, um sistema de ordem de serviço para assistência técnica precisa possuir algumas características que você deve levar em consideração. 

Em outras palavras, é necessário avaliar se o sistema escolhido é capaz de lidar com os tipos de serviços oferecidos, a complexidade das ordens de serviço e as particularidades do seu negócio.

Opte por um sistema fácil de usar

Um ponto essencial é avaliar se o sistema possui boa usabilidade. Ou seja, se ele é fácil de usar. Isso porque, um sistema fácil de usar não apenas acelera a integração, mas também reduz a possibilidade de erros operacionais, contribuindo para uma gestão mais eficiente e produtiva.

Portanto, é preciso atentar-se para dois pontos cruciais que impactam diretamente na experiência com o programa.

  • Interface intuitiva: certifique-se de que o sistema oferece uma interface intuitiva, com navegação clara e funcionalidades acessíveis. Além disso, a disposição lógica dos menus e a simplicidade na execução de tarefas cotidianas são fundamentais;
  • Curva de aprendizado: opte por uma solução que demande um treinamento mínimo para que sua equipe possa utilizar todas as funcionalidades de forma eficaz. 

Escolha um programa que possua controle de estoque e finanças

Verifique se o sistema oferece funcionalidades para controle de estoque e custos relacionados aos serviços prestados. Esse tipo de função auxilia na gestão financeira e na tomada de decisões mais estratégicas. Então, nada melhor do que unir a gestão de ordens de serviço à administração financeira e de estoque.

Afinal, escolher um programa que integre essas funcionalidades é fundamental para garantir uma visão abrangente e coesa do seu negócio.

Verifique a capacidade de integração

As integrações do sistema com outras plataformas são um ponto muito relevante para que você possa tomar uma decisão acertada. Já que, um sistema que se integra de forma eficiente com outras ferramentas utilizadas no seu negócio proporciona benefícios significativos. 

Considere a possibilidade de integração com lojas virtuais, bancos e sistemas de pagamento. Uma integração bem-sucedida evita a duplicidade de dados, reduz o tempo gasto em processos manuais e proporciona uma visão mais holística das operações. 

Considere a mobilidade

Um sistema de ordem de serviço para assistência técnica que permita o acesso remoto, seja por meio de aplicativos móveis ou acesso web, é crucial para equipes em campo, garantindo que as informações estejam disponíveis em tempo real.

O armazenamento em nuvem garante que os dados estejam sempre disponíveis e atualizados, independentemente da localização física da sua equipe ou do gestor. Dessa forma, os técnicos podem acessar, atualizar e registrar informações diretamente no local de atendimento. 

Além disso, a mobilidade não se limita apenas à coleta de dados. A capacidade de gerar relatórios, consultar históricos de serviços e até mesmo emitir ordens de serviço remotamente são funcionalidades que aprimoram a eficiência da assistência técnica. 

Garanta que o programa faça análises e gere relatórios

Utilizar um sistema de ordem de serviço que ajude você a avaliar o desempenho da assistência técnica, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas para o crescimento do negócio é uma grande vantagem perante a concorrência.

Sendo assim, priorize a escolha de um programa estratégico, que gere relatórios completos e análises detalhadas sobre a sua empresa.

Priorize um sistema com suporte técnico gratuito

Por fim, não se esqueça de optar por um sistema que possua suporte técnico especializado e gratuito. Esse recurso garante que, em caso de dúvidas, problemas técnicos ou necessidade de treinamento adicional, sua equipe possa contar com assistência sem custos adicionais.

Além do mais, a disponibilidade de suporte gratuito demonstra o comprometimento do fornecedor em garantir a satisfação do cliente e o bom funcionamento do sistema ao longo do tempo.

O GestãoClick é um programa de ordem de serviço para assistência técnica e também um sistema de gestão empresarial (ERP) armazenado em nuvem, que conta com suporte especializado e gratuito, interface intuitiva, controle de estoque, gestão financeira, PDV balcão, emissor de notas fiscais e muito mais. 

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
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