Materiais gratuitos
Início » Blog » Tecnologia » Phishing: entenda os riscos e proteja sua empresa

Phishing: entenda os riscos e proteja sua empresa

Talvez essa palavra pareça estranha para você, mas, atualmente, o phishing é um dos crimes cibernéticos mais difundidos e prejudiciais à vítima, causando danos financeiros e comprometendo a segurança de informações sigilosas e/ou sensíveis.  Esse risco, muitas vezes, passa despercebido pelo usuário, o que prejudica a proteção digital tanto de pessoas físicas quanto de empresas. […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Phishing: entenda os riscos e proteja sua empresa

Talvez essa palavra pareça estranha para você, mas, atualmente, o phishing é um dos crimes cibernéticos mais difundidos e prejudiciais à vítima, causando danos financeiros e comprometendo a segurança de informações sigilosas e/ou sensíveis

Esse risco, muitas vezes, passa despercebido pelo usuário, o que prejudica a proteção digital tanto de pessoas físicas quanto de empresas.

Essas ameaças virtuais visam conseguir informações confidenciais, como senhas, dados bancários, números de cartões de crédito, entre outros, por meio de manipulação via e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp, por exemplo. 

Além disso, também é comum que, ao executar esse tipo de fraude, o golpista instale malwares ‒ softwares maliciosos, criados para causar problemas ‒ no dispositivo da vítima. 

Normalmente, esse tipo de fraude parece vir de uma fonte confiável, como um banco, uma seguradora, uma operadora de telefonia ou uma grande corporação. Esse é um fato que colabora para que os usuários cliquem em links maliciosos ou compartilhem informações confidenciais. 

Neste artigo, ajudaremos você a fortalecer sua segurança digital, com explicações detalhadas, listagem de riscos e dicas para identificar tentativas de phishing. Confira abaixo os tópicos que abordaremos durante o conteúdo: 

  • O que é e como funciona o phishing
  • Conheça os riscos;
  • Saiba como se proteger contra o phishing;
  • Segurança digital da sua empresa.

Boa leitura!

O que é e como funciona o phishing

O termo phishing tem origem na palavra “fishing”, que, em inglês, significa “pescaria”. Esse termo é utilizado para esse tipo de golpe cibernético como uma analogia à pesca, em que o pescador (golpista) joga a armadilha (e-mail/arquivo/link fraudulento) e o peixe (vítima) é enganado e “morde” a isca. 

Assim sendo, na maior parte das vezes, o phishing funciona da seguinte forma: o golpista entra em contato com a pessoa, passando-se por uma instituição confiável, e solicita de maneira urgente que a vítima clique no link enviado ou responda ao e-mail/mensagem para evitar o bloqueio de uma conta bancária ou impedir que o nome seja enviado para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), por exemplo. 

Em alguns casos, o contato fraudulento oferece um falso cupom de desconto em uma grande loja, uma renegociação de dívida ou uma chance de conseguir crédito em instituições financeiras com pouca ou nenhuma taxa, além de juros baixíssimos. 

Ao clicar no link ou documento mal-intencionado, o usuário é redirecionado para uma página aparentemente confiável e que solicita informações pessoais sigilosas ou que instala um malware no dispositivo (celular, tablet, computador etc.) da vítima, a fim de coletar dados particulares.

Apesar de ser relativamente simples e bastante comum, o phishing é um tipo de golpe muito perigoso e eficiente. Normalmente, ao coletar os dados da vítima, os fraudadores costumam comercializar essas informações com outros criminosos mais experientes, que realizam diferentes tipos de transações bancárias de maneira “silenciosa” e discreta, quase passando despercebidas.

O phishing coloca em risco a integridade de informações confidenciais de pessoas físicas e também de empresas, por isso é necessário estar atento às diferentes formas de abordagem e conhecer, também, todos os riscos envolvidos ao se tornar vítima desse golpe.

Conheça os riscos

No tópico anterior citamos o uso do phishing para movimentar contas bancárias, que é uma prática bastante comum de utilizar as informações surrupiadas nesse tipo de golpe.

Porém, essa não é a única ação possível a partir da aplicação do phishing. Pensando nisso, fizemos uma lista com as utilizações mais comuns dos dados coletados pelos golpistas, confira:

  • Cobranças indevidas em cartões de crédito pessoais ou corporativos;
  • Subtração de quantias em dinheiro de contas bancárias;
  • Desaparecimento e bloqueio de arquivos íntimos e documentos empresariais;
  • Golpes de WhatsApp, no qual os criminosos se passam por você para enganar familiares e/ou amigos, a fim de receber transferências bancárias;
  • Postagens falsas em redes sociais, como posts simulando a venda de eletrodomésticos, móveis, dispositivos eletrônicos, entre outros, ou apresentando maneiras fáceis de supostamente ganhar dinheiro;
  • Acesso a sistemas e contas importantes, a fim de causar dano moral ou financeiro;
  • Comprometimento da reputação e das informações de clientes;
  • Roubo e divulgação de dados sigilosos;
  • Implantação de malwares em dispositivos móveis ou computadores.

Saiba como se proteger contra o phishing

Como você pôde perceber, os perigos de ser vítima de phishing são muitos, afinal, envolvem roubo e/ou exposição de dados confidenciais, prejuízos financeiros, entre outros. 

Por esse motivo, é necessário ter ciência desses riscos, aprender a identificar uma tentativa de golpe e conhecer todas as formas de proteger você e a sua empresa contra essas ameaças.

Como identificar esse golpe

Para saber se defender do phishing é necessário aprender, primeiro, a identificar essa fraude. Separamos cinco dicas que você deve seguir para confirmar a veracidade de um e-mail/mensagem:

  1. Verifique a URL do link enviado. Por mais que, em grande parte das vezes, o endereço do site seja muito semelhante ao oficial, existem pequenos detalhes que vão te ajudar a diferenciá-los, como um traço ou uma letra dobrada. Na dúvida, pesquise qual o site oficial daquela organização antes de clicar em qualquer coisa;
  2. Atente-se a desvios gramaticais e ortográficos no conteúdo recebido, pois é frequente que os golpistas cometam esse tipo de erro;
  3. Cheque o remetente da mensagem de texto ou e-mail. Você pode buscar por eles no Google, por exemplo;
  4. Desconfie de solicitações de dados pessoais ou sigilosos, como senhas, dados bancários ou números de cartão de crédito;
  5. Fique alerta a promoções ou condições que parecem boas demais para ser verdade.

Formas de proteger sua empresa

Agora que você já aprendeu a identificar o phishing, é hora de buscar maneiras de proteger a sua empresa contra ele. Veja como:

  • Realize backups regularmente para garantir o armazenamento de documentos e arquivos importantes em locais mais seguros;
  • Oriente sua equipe acerca dos riscos apresentados por golpes cibernéticos e eduque-os para identificar mais facilmente qualquer tipo de tentativa;
  • Invista em medidas de segurança, como uma licença paga de antivírus e firewalls;
  • Habilite a autenticação de dois fatores na maioria de acessos possíveis (sites, redes sociais, sistemas etc.);
  • Aplique filtros de e-mail. Basta ativá-los na própria plataforma, assim tentativas de phishing e mensagens de spam são filtrados e bloqueados;
  • Mantenha sistemas operacionais, aplicativos e softwares de uso contínuo sempre atualizados, pois a atualização desses sistemas normalmente auxilia na proteção ao acesso de dados sensíveis.

Segurança digital da sua empresa

Segurança digital na sua empresa
Investir em recursos para aprimorar a segurança digital da sua empresa é importante por diversos fatores, um dos principais é para garantir a defesa dos dados sensíveis e relevantes para o seu negócio.

O phishing prejudica empresas de diferentes portes que não estão preparadas para essa forma de ataque virtual, por isso resguardar o seu negócio é tão importante. Para facilitar nessa rede de defesa eletrônica, você precisa abrir mão de usar uma ferramenta para cada processo e buscar concentrar suas informações em poucos sistemas.

Afinal, é muito mais fácil proteger um número reduzido de sistemas, que, além disso, também são atualizados regularmente, a fim de corrigir eventuais vulnerabilidades.

Por isso, o GestãoClick, além de ser um facilitador para a gestão do seu negócio, também auxilia na blindagem de dados relevantes. O nosso ERP é o recurso certo para agrupar registros como: histórico de compras e vendas, transações bancárias, dados de estoque, relatórios de performance e notas fiscais.

O papel dos certificados digitais contra o phishing

Os certificados digitais são mecanismos desenvolvidos para garantir a segurança e autenticidade dos arquivos enviados por uma empresa, assegurando que eles são provenientes da própria empresa e não de terceiros com intenções maliciosas. Esses certificados consistem em arquivos ou dispositivos de identidade virtual.

Por meio dos certificados digitais, a sua empresa pode ser identificada de forma segura por outras pessoas, empresas e seus computadores. Atualmente, eles se tornaram uma ferramenta essencial para garantir a autenticidade nas interações virtuais. O GestãoClick disponibiliza esse tipo de serviço para seus assinantes, garantindo ainda mais segurança para o seu negócio.

Os certificados digitais são excelentes ferramentas para aumentar a segurança e proteger dados. Com o uso deles, torna-se possível assinar documentos, emitir notas fiscais e realizar diversas outras atividades por meio de um canal de comunicação seguro.

Essa ferramenta desempenha uma importante função na proteção contra phishing. Ao utilizar certificados digitais confiáveis, como o do nosso ERP, é possível autenticar a identidade de um site ou remetente de e-mail, reduzindo consideravelmente o risco de cair em golpes.

Além dos certificados, para ajudar na proteção contra golpes, ao utilizar o nosso sistema você conta com suporte especializado para tirar dúvidas e solucionar eventuais problemas com a plataforma. Teste o GestãoClick gratuitamente por 10 dias e amplie a segurança do seu empreendimento!

Conheça também nossa Política de Privacidade – LGPD e entenda mais sobre a preocupação da nossa equipe com a sua segurança.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
2 Comentários
  1. Muito bom!
    Gostaria de saber mais sobre o software.

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo