Por que você não pode ficar sem um software de conciliação bancária?


Garanta maior exatidão com o software de conciliação bancária
Caro amigo, futuro parceiro ou cliente, responda: você sabe se as informações do controle financeiro interno do seu negócio batem com os dados das transações bancárias?

Por entendermos a importância disso para a gestão financeira, resolvemos oferecer para você um conteúdo sobre conciliação bancária, que é uma das principais práticas de controle financeiro e um dos recursos que consta em nosso sistema de gestão.

Não importa se você ainda não utiliza nenhum software para controlar processos empresariais ou se já utiliza o sistema do GestãoClick: de qualquer forma, este artigo lhe será útil. 

Aqui, vamos entender um pouco mais sobre a importância da conciliação bancária e como um software simplifica o processo e o torna muito mais rápido e eficiente. Já se preparou? Então, boa leitura!
 

O que é conciliação bancária?

Basicamente, a conciliação bancária se refere à tarefa de comparar as movimentações do extrato bancário com o fluxo de caixa da empresa a fim de identificar possíveis divergências.

Assim, você consegue comprovar se os registros estão corretos e batem com o saldo bancário. Além de auxiliar o controle financeiro, esse processo também é capaz de identificar desvios ou fraudes. 

Ah, e tem mais uma coisa importante: a conciliação bancária e o fluxo de caixa estão diretamente ligados, já que um depende do outro, e a prática de conciliação melhora a comunicação com o escritório de contabilidade.
 

Como fazer conciliação bancária?

Há diferentes formas para isso: você pode utilizar planilhas de conciliação bancária do Excel ou usar um sistema ERP com essa funcionalidade, a qual simplifica e otimiza todo o processo e auxilia a contabilidade empresarial.

De modo geral, para saber como fazer a conciliação bancária de maneira correta é preciso:

• registrar e conhecer todas as movimentações financeiras do negócio;
• conferir todas as contas utilizadas pela empresa, inclusive as que têm pouco uso;
• comparar o saldo bancário com o saldo do controle interno da empresa;
• identificar inconsistências e analisar as causas da incompatibilidade.

Acompanhar o fluxo de caixa periodicamente e guardar documentos como recibos e notas fiscais é muito importante para os casos em que divergências nos saldos são identificadas.

Para fazer a conciliação bancária de maneira automática utilizando o sistema do GestãoClick, siga os seguintes passos:

• Vá no módulo “Financeiro”, clique em “Opções financeiras” e depois em “Conciliação bancária”;
• Selecione a sua conta bancária;
• Selecione o arquivo OFX (usado para armazenar informações financeiras);
• Clique em “Importar extrato”;
•Selecione a forma de pagamento das contas e clique em “Importar itens selecionados”.

Pronto!

Rápido, fácil e sem a necessidade de passar horas digitando lançamento por lançamento. Para conferir a importação dos dados, é só ir para o módulo “Financeiro” e clicar em “Fluxo de Caixa”. Os recebimentos e pagamentos aparecerão em sua tela.

Para ilustrar tudo isso e mostrar como a tarefa se torna mais fácil com o sistema ERP, disponibilizamos um vídeo para você. 

Uma observação: se nunca ouviu falar sobre o arquivo OFX, saiba que ele pode ser obtido com a sua Instituição Financeira por meio do Internet Banking; em muitos casos, é só entrar no site ou aplicativo do seu banco e salvar um extrato nesse formato.
 

Por que você não pode ficar sem um sistema de conciliação bancária?

No tópico anterior, vimos como todo o processo pode ser feito no ERP do GestãoClick com poucos cliques, certo? Agora, entenda o porquê você não pode ficar sem esse sistema:

• se a conciliação fosse feita manualmente, você ou um colaborador teria que digitar lançamento por lançamento;
• o processo manual é demorado e está sujeito a erros de digitação;
• qualquer erro pode causar complicações financeiras e perda de tempo até ser identificado;
• no ERP, a conciliação está integrada ao fluxo de caixa;
• o sistema identifica lançamentos duplicados.

Depois da leitura, fica fácil perceber o porquê você não pode ficar sem um software de conciliação bancária para cuidar com precisão das finanças, não é?

Sabemos que somos a melhor opção para a sua empresa, por isso queremos fazer um convite: conheça nossos planos e experimente o GestãoClick, gratuitamente e sem compromisso, por 10 dias:


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: