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Preço de Custo e Preço de Venda: como definir?

Você sabe como definir e calcular Preço de Custo e Preço de Venda? Pode parecer difícil mas te ensinamos a fórmula para você não errar ao calcular o Markup!

Por GestãoClick
Atualizado em
Preço de Custo e Preço de Venda: como definir?

Algumas pessoas consideram que a definição do preço de custo e preço de venda de um produto e/ou serviço seja algo muito simples de ser feito e para outros, nem tanto. Ainda existem muitas dúvidas que perpetuam a respeito do preço de custo e o preço de venda. 

Um preço de venda, o valor final definido para o consumidor pagar, deve contemplar todo o custo que envolve, inclusive não só aquele pago para o fornecedor por aquele bem. Além disso, ao definir o preço de custo e preço de venda, é muito importante e será o responsável pelo sucesso do seu negócio. 

Neste conteúdo, vamos abordar sobre o preço de custo e preço de venda, a sua importância e como calcular esses valores corretamente. Confira!

Preço de Custo e Preço de Venda

Primeiramente, o preço de custo e preço de venda andam lado a lado, mas porque a necessidade de abordar apenas sobre o preço de custo, sendo que a prioridade deveria ser a definição do preço preço de venda de um produto?

No entanto, é necessário ter ciência que o preço de venda não existirá ou estará incorreto se não houver a definição, com maior exatidão, o preço de custo.

Além dele, soma-se gastos com a logística, impostos, e dependendo de alguns casos, as embalagens, entre outros. Um erro neste cálculo fará com que você tenha sérios prejuízos financeiros e nem consiga perceber onde está o problema. 

Assim, todos os custos implícitos que fazem parte da confecção do produto devem ser chamados de preço de custo. Em outras palavras, o preço de custo é a somatória dos gastos envolvidos na aquisição e confecção de um produto. 

Para a definição do preço de venda, lucro e porcentagem que deverá ser aplicado após a definição do preço de custo, é necessário um cálculo de embasamento. É importante salientar que o preço de lucro não pode ser tão alto e diferente dos seus concorrentes, para que não haja dificuldades para a realização das vendas. Da mesma forma, o valor também não pode ser muito baixo, para que não ocorra problemas ao mensurar o lucro esperado. 

O índice Markup

Primeiramente, existe um índice que facilita o processo de mensuração do preço de custo e preço de venda. Ela te mostrará com exatidão a relação entre o custo de produto, considerando a sua confecção, distribuição, entre outros. Até o preço final para a venda. 

Este índice também é conhecido como Markup, é uma forma que possibilita a definição do preço a ser definido. Para que seja possível o cálculo do Markup, é necessário considerar 3 variáveis fundamentais: as despesas fixas, despesas variáveis e a margem de lucro. 

– Despesas fixas: Primeiramente, as despesas fixas estão relacionadas à administração da empresa. São despesas que não estão diretamente ligadas ao valor de custo inicial do produto ou a quantidade confeccionada e por isso são consideradas como fixas, como: aluguel, salários, contas de energia e água, internet, entre outros. 

– Despesas variáveis: Em segundo lugar, essas despesas afetam diretamente a quantidade de produtos fabricados e vendidos. Podemos citar os impostos dos produtos, a comissão dos vendedores, entre outros. 

– Margem de lucro:Por fim, este é o percentual que o empreendedor pretende colocar sobre o produto que quer vender. Neste caso, pode ser interessante fazer uma pesquisa de mercado para compreender o valor. 
Para saber mais –> Aprenda a calcular margem de lucro corretamente!

Assim, para as variáveis descritas acima, aplicam os percentuais respectivamente, como por exemplo, 10% para as despesas fixas, 15% para as variáveis e 20% para a margem de lucro. 

Como calcular o preço de custo e preço de venda

Até o momento, você conheceu os principais conceitos e variáveis para determinar o preço de custo e preço de venda. Esses conceitos são importantes para que você possa calcular os valores pertinentes aos preços finais de venda. 

Nesse sentido, há uma fórmula para que seja possível o cálculo do Markup. Considere Despesas Fixas como DF, Despesas Variáveis como DV e Margem de Lucro como ML. Por meio disso, você conseguirá realizar o cálculo. 

Aprofunde seu conhecimento –> Como calcular o preço de venda?
Sigamos o exemplo citado logo acima:

– DF= 10
– DV= 15
– ML= 20

Para definir o Markup (preço de custo de confecção/produção do produto), usaremos a seguinte fórmula: Markup = 100/100 – (DF+DV+ML).

Markup = 100/100 – (10+15+20)
Markup = 100/100 – 45
Markup = 100/55
Markup = 1,82

O 1,82 não é considerado um valor, é um índice aplicado diretamente sobre o preço do custo inicial (total do custo de produção).

Supondo que o preço de custo seja de R$50,00, teríamos, então:

PV=PC x markup (onde PV será o preço de venda e PC é o preço de custo)
PV= 50 x 1,82
PV=R$91,00

Neste exemplo, o valor final definido seria de R$91,00. Este preço final representa o valor cobrado sobre o produto para que não tenha problemas no lucro estimado. 

Dentro da margem prevista (de 50 a 91), você pode oferecer descontos ou acrescentar valores, no caso de parcelamentos, por exemplo. Ainda mais, existem outras fórmulas utilizadas para o cálculo do preço de custo e preço de venda. 

Por fim, o índice Markup e outras formas de cálculo existem com o principal objetivo de auxiliar na presunção correta do preço de custo e preço de venda, frente a todas as outras despesas da sua empresa. 

O Software GestãoClick 

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