Qual a diferença entre CRM e ERP?


Qual a diferença entre CRM e ERP?
Duas siglas referentes à gestão empresarial podem causar confusão quando se quer implantar na empresa sistemas tecnológicos para administrar o seu negócio. São ele o ERP, que significa EntrepriseResource Training ou no português Planejamento de recurso corporativo, e CRM, CustomerRelationship Management ou Criador de Relacionamentos Melhores.

Para entender melhor qual a diferença entre CRM e ERP e o que cada um deles pode fazer pelo seu empreendimento, você vai conferir nesse artigo os seguintes tópicos:
  • Diferença entre CRM e ERP
  • Como o CRM ajuda a sua empresa
  • Como o ERP ajuda o seu negócio
  • Qual sistema é o melhor para a sua empresa
 

Diferença entre CRM e ERP?

 
O sistema ERP é um software que interliga os diferentes setores de uma empresa, como vendas, estoque, pessoal e financeiro. Desse modo, simplifica os procedimentos, tornando-o mais rápidos e a rotina da empresa mais dinâmica. Além disso, todas as informações da empresa são armazenadas em bancos de dados e acessadas quando necessário.

Já o CRM, que também é um software, possui recursos com foco nas vendas, permitindo incluir o máximo de informações sobre clientes e vendas concluídas ou não, para tornar mais eficiente o relacionamento comercial. Com isso, é possível compreender melhor o porquê de uma venda não ter sido concluída, por exemplo.

 

Como o CRM ajuda a sua empresa?
 

Sendo o CRM de uso principal do setor comercial, ele também é de extrema importância para o marketing, já que é esse o setor responsável por criar estratégias de atração e conquista do público alvo. É possível dizer, dessa forma, que o setor comercial coloca em prática o que o marketing define como mais eficiente.

E ambos os setores podem usar o CRM, sendo que o marketing avalia o que pode melhorar nas suas estratégicas, bem como identificando as ações de sucesso. O setor comercial, para tanto, deve incluir as informações pertinentes para a posterior análise. Nesse sentido, o CRM substitui outras planilhas e blocos, possibilitando ainda a criação deplanos de venda para o curto, médio e longo prazo.

 

Como o ERP ajuda o seu negócio?

 
A função principal do sistema ERP é promover o gerenciamento ordenado na empresa, de modo criterioso e eficiente, uma vez que por meio dele se realizam todas as atividades do dia a dia. Ou seja, para executar as tarefas cotidianas, os funcionários acessam a interface do software, por onde podem gerar notas fiscais, fazer o fluxo de caixa, dar baixa no estoque, etc.

Por meio da informatização de todos os dados da sua empresa é possível ter um controle completo do que acontece no dia a dia, bem como acompanhar tudo o que é realizado. O ERP permite ainda que relatórios sejam gerados para uma análise mais profunda e entendimento minucioso do que está acontecendo para ajudar na tomada de decisões.


 

Qual sistema é o melhor para a sua empresa?

 
Como você pode ver, o ERP e o CRM possuem funções distintas, embora se assemelhem em alguns pontos, sendo que o primeiro colabora com o gerenciamento da sua empresa como um todo e o segundo está mais focado nas atividades comerciais. 

Desse modo, é possível implantar os dois sistemas no seu empreendimento, uma vez que ambos se complementam. Além disso, existem muitas empresas que desenvolvem e comercializam os dois sistemas e, por isso, eles podem ter suas peculiaridades, sendo essencial conferir as funcionalidades que cada um deles oferece. Isso porque, uma venda envolve diversos processos dentro da sua empresa,  como mostra o gráfico abaixo, e, por isso, é vantajoso utlizar ambas as ferramentas para conseguir e controlar vendas dentro da sua empresa.

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O GestãoClick é um sistema ERP online que armazena todos os dados da sua empresa na nuvem com segurança, permitindo apenas que pessoas autorizadas os acessem. Devido a isso, promove ainda a redução de gastos com profissionais de TI, já que é a própria empresa a responsável pela manutenção da rede de dados.

 

 

Esse sistema também evita o retrabalho, por organizar a rotina a empresa, e colabora com o aumento da produtividade, diminuindo prazos de entrega. E mais, facilita o controle do estoque e torna mais eficiente o pagamento de tributos. Tudo isso pode ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar, pois é online.


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