O que é ERP?


O que é ERP?
ERP, Afinal, o que é ? É uma sigla do inglês que significa Enterprise Resource Planning e traduzido como Planejamento de recurso corporativo consiste em um sistema empresarial. 

A sua eficiência está no fato de interligar todos os dados e processos em um único ambiente. Ou seja, os setores do empreendimento podem ser geridos do um mesmo local, com segurança e praticidade.

Para entender melhor o que é ERP, como funciona, quais as suas vantagens e obter demais informações, você vai conferir nesse artigo os seguintes tópicos:
  • O que é ERP – conceito e origens
  • A evolução do sistema ERP
  • Como funciona o ERP
  • Vantagens do software ERP
  • Custos e como escolher o melhor ERP para a sua empresa


O que é ERP – conceito e origens
 

Hoje, o sistema ERP online consiste em um software empresarial que pode ser implantando em empreendimentos de todos os portes e segmentos de mercado.

Muitas empresas desenvolvem esses programas e prestam o serviço de oferecê-los a outras organizações. Eles contam com uma interface, onde os funcionários realizam as suas atividades cotidianas.

No entanto, esse software ERP é muito mais do que isso, pois é constituído por um sistema com bancos de dados e demais recursos que permitem que as informações transitem entre os setores.

Conceitualmente, é uma forma de informatizar a sua empresa, indo além do uso de computadores, mas integrando-os de modo eficiente para trabalharem em conjunto.

Os precursores do software ERP surgiram nos anos 50, quando a tecnologia da informação era destinada a poucas empresas, devido ao seu custo, já que para tanto eram necessários computadores gigantescos.

Além disso, eles possuíam muito menos funções, sendo que elas diziam respeito principalmente ao controle de estoque.

A partir de 1970, a tecnologia tomou conta do planejamento dos recursos de manufatura. Com isso, foram ampliadas as possibilidades dos programas que posteriormente deram origem mais especificamente ao ERP.


A evolução do sistema ERP


Com o passar dos anos, mais funções foram adicionadas as primeiras versões dos softwares ERP que, aos poucos, também ficaram mais acessíveis.

Para facilitar a sua implantação, nos ano de 1980, as redes de computadores ligadas a servidoressurgiram com força total, viabilizando o que conhecemos hoje como sistema de gestão empresarial ERP.

Embora especialistas não saibam exatamente quando esses sistemas foram denominados como ERP, ainda nos anos 80 foi acrescida a função de gerenciamento.

Dessa forma, entram em cena funcionalidades associadas aos setores financeiro, recursos humanos, compras e vendas e outras mais.

Porém, já se sabe que nos anos 90, a nomenclatura atual ganhou força, em parte pela facilidade com que as empresas e pessoas começaram a adquirir os microcomputadores.

Em empresas, eles estarem ligados a servidores se tornou um procedimento muito mais simples e impulsionou o ramo dos sistemas de gerenciamento.

Nesse momento, o ERP já era bastante semelhante com o que existe hoje em dia, embora muitas empresas que os desenvolvessem fossem do exterior. Atualmente, empresas nacionais já desenvolvem esses softwares e os dispõem com muitas vantagens a seus clientes.

o que é erp

Como funciona o ERP?


Com a implantação de um sistema ERP para pequenas empresas, todos os setores do seu negócio ficam interligados, além de todos os seus dados serem armazenados em servidores da empresa que oferece o serviço.

Alguns desses programas são online, assim, as informações são guardadas na nuvem, mesmo assim, com muita segurança, sendo que só pessoas autorizadas podem acessá-las.

Desse modo, depois que uma venda é efetivada, por exemplo, essa informação é enviada para o setor financeiro, para que o mesmo autorize a venda, gere o comprovante, faça o faturamento, emita nota fiscal, entre outros procedimentos. Enquanto isso, o setor de estoque dá baixa do produto vendido.

                                                 o que é erp

De modo semelhante acontece nas empresas de serviços, pois o ERP pode se adaptar às necessidades de cada empreendimento. A questão é que com tudo informatizado, muitos procedimentos são automáticos, dando dinamismo à rotina do escritório.

Esses softwares também geram relatórios rapidamente e com dados atualizados.

Em resumo, o que é ERP:

 

Essa facilidade é possível porque o software de gestão ERP cria bancos de dados para armazenar tudo o que for pertinente para sua empresa, como informações financeiras, do estoque, de vendas, compras entre todos os dados que devem ser organizados no seu negócio.


O que é ERP? - Conheça as vantagens:
 


 
  • Redução de custos para a empresa, inclusive, com o quadro de funcionários, pois um mesmo profissional pode realizar mais atividades sem ser sobrecarregado;

  • Agilidade na execução das tarefas, porque as informações são atualizadas automaticamente e as informações são facilmente buscadas em bancos de dados;

  • Eliminação dos procedimentos feitos manualmente, que prejudicam a rapidez das atividades, além de serem passíveis a erros;

  • Otimização do fluxo de informação devido à informatização das tarefas, as quais são realizadas com mais eficiência;

  • Melhora no processo de tomada de decisão, já que é possível gerar relatórios facilmente para basear as escolhas administrativas para a empresa;

  • Eliminação da redundância de atividades, o que é sinônimo de perda de tempo e mesmo dinheiro, pois o risco de um funcionário repetir uma tarefa já feita é mínimo;

  • Melhor controle de estoque, evitando que mercadorias faltem e mesmo que haja volumes desnecessários de cada item;

  • Cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes, inclusive, ao fisco.

    Sendo assim, percebe-se que um ERP está preparado para auxiliar em todas as tarefas que a sua empresa realmente precisa. 

     

    Além de tornar a sua empresa mais organizada, tais informações de cadastro permitem que o empresário conheça mais seus clientes e o que a sua empresa oferece.


Custos e como escolher o melhor ERP para a sua empresa
 

Os gastos que uma empresa tem com a implantação de um sistema de gerenciamento baseado em um ERP software podem variar muito.

Por conta disso, é imperativo escolher pelo prestador de serviço mais adequado, o que exige muita pesquisa. Além disso, conforme a variedade de funções, o custo do  ERP pode ser maior.

Nesse sentido, quem possui uma pequena empresa pode achar que o investimento é muito alto, no entanto, vai caber no seu bolso se escolher por uma empresa que oferece um sistema que atenda as suas necessidades de modo personalizado.

Ou seja, não é justo adquirir um software com uma série de recursos que não serão usados.

O GestãoClick possui a vantagem de atender aos seus clientes com sistemas customizados, nos quais são disponibilizada somente as funções necessárias para gerir o seu negócio com o melhor ERP para pequenas empresas.

Desse modo, você paga proporcional pelas funcionalidades que usar. E mais, por se tratar de um programa online, pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar.

Clique em funcionalidades e conheça todos os recursos de um sistema de gestão que pode ser personalizado para atender a sua demanda por um preço justo com atendimento da mais alta qualidade e com tudo que a sua empresa precisa.

 

Não há nada tão inútil do que executar com eficiência tarefas que nem deveriam ser feitas

— Peter F. Drucker

 




COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: