Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » O que é ERP? E como funciona?

O que é ERP? E como funciona?

Você sabe o que é ERP? E suas soluções? Conheça a sua história e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer.

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é ERP? E como funciona?

Afinal, o que é ERP? Essa é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning, traduzido para o português como Planejamento de Recursos Empresariais, que integra, via sistema online, todos os processos de um negócio.

Sua eficiência está conectada ao fato de ser um software que interliga todos os dados e processos em um único ambiente. Ou seja, os setores do empreendimento podem ser geridos a partir de uma mesma ferramenta, com segurança e praticidade.

Para entender melhor o que é ERP, como funciona, quais as suas vantagens e obter demais informações, você vai conferir nesse artigo os seguintes tópicos:

  1. O que é ERP – conceito e origens
  2. A evolução do sistema ERP
  3. Como funciona o ERP
  4. Vantagens do software ERP
  5. Custos e como escolher o melhor ERP para a sua empresa

O que é ERP – conceito e origens

Antes de mais nada, o sistema ERP online consiste em um software empresarial online que pode ser implantado em empreendimentos de todos os portes e segmentos de mercado.

Nesse sentido, muitas empresas de tecnologia desenvolvem programas de gestão empresarial e os oferecem a outras organizações. Esses sistemas contam com uma interface na qual os funcionários realizam suas atividades cotidianas relacionadas a trabalho de forma automatizada.

Contudo, um software ERP vai além do registro de atividades. Afinal, ele é constituído por um vasto banco de dados e recursos que permite que todas as informações de uma empresa transitem de maneira fluida e coesa entre seus setores.

Os precursores do software ERP surgiram nos anos 50, quando a tecnologia da informação era destinada a poucas empresas, devido ao alto custo na época, já que para tanto eram necessários computadores enormes e muito potentes.

Além disso, nesse período, os sistema possuíam muito menos funções, sendo que a maioria delas diziam respeito principalmente ao controle de estoque.

A partir de 1970, a tecnologia tomou conta do planejamento dos recursos de manufatura. Com isso, foram ampliadas as possibilidades dos programas que posteriormente deram origem ao ERPs.

Sistema ERP Online

A evolução do sistema ERP

Com o passar dos anos, mais funções foram adicionadas às primeiras versões dos softwares ERP que, aos poucos, também ficaram mais acessíveis.

Para facilitar a sua implantação, na década de 80, as redes de computadores ligadas a servidores surgiram com força total, viabilizando o que conhecemos hoje como sistema de gestão empresarial ERP.

Embora especialistas não saibam exatamente quando esses sistemas foram denominados como ERP, nesse período foi acrescida a função de gerenciamento.

Dessa forma, entram em cena funcionalidades associadas aos setores financeiro, recursos humanos, compras e vendas e outras mais.

Nos anos 90, a nomenclatura atual ganhou força, muito em razão da facilidade com que as empresas e pessoas começaram a adquirir os microcomputadores.

Nas empresas, conectar esses softwares a servidores tornou-se um processo simplificado, impulsionando o setor de sistemas de gerenciamento.

Nesse momento, o ERP já era bastante semelhante com o que existe hoje em dia, embora muitas empresas que os desenvolvessem fossem do exterior. Atualmente, empresas nacionais já desenvolvem esses softwares e os dispõem com muitas vantagens a seus clientes.

o que é erp

Como funciona o ERP?

O sistema ERP para empresas integra todos os setores. Além disso, você pode armazenar os dados do seu negócio de forma prática e segura.

Alguns programas são online e armazenam as informações na nuvem. Mesmo assim, com muita segurança, sendo que só pessoas autorizadas podem acessá-los.

Desse modo, depois que uma venda é efetivada, por exemplo, essa informação é enviada para o setor financeiro, para que ele autorize a venda, gere o comprovante, faça o faturamento, emita nota fiscal, entre outros procedimentos. Enquanto isso, o setor de estoque dá baixa do produto vendido.

erp

De modo semelhante acontece nas empresas de serviços, pois o ERP pode se adaptar às necessidades de cada empreendimento. Assim, atualmente, com a informatização abrangente, numerosos processos ocorrem de forma automática, conferindo dinamismo à rotina do escritório.

Esses softwares também geram relatórios rapidamente e com dados atualizados.

Em resumo, entenda como funciona o ERP:

Essa facilidade só é possível porque o software de gestão ERP cria bancos de dados para armazenar tudo o que for pertinente para a sua empresa, como informações financeiras, do estoque, de vendas, compras entre todos os dados que devem ser organizados no seu negócio.

O que é ERP? – Conheça as vantagens:

  • Redução de custos para a empresa, garantindo mais praticidade no gerenciamento empresarial e nas tarefas diárias;
  • Garantia de agilidade na execução das atividades, facilitando as atualizações de informações e busca no banco de dados;
  • Redução de erros e melhoria na produção;
  • Avanço no processo de tomada de decisão, tornando possível gerar relatórios específicos com as movimentações da empresa;
  • Melhoria no controle de estoque, evitando a falta de mercadorias, desperdícios e volumes exagerados de cada item;
  • Cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes, incluindo as obrigações fiscais;
  • Organização da sua empresa, desde o cadastro de um produto até a venda.

    Além de tornar a sua empresa mais organizada, tais informações de cadastro permitem que o empresário conheça mais seus clientes e o que a sua empresa oferece.

Custos e como escolher o melhor ERP para a sua empresa

Os gastos de uma empresa para implementação de um sistema de gerenciamento empresarial podem variar de acordo com o software utilizado.

Primeiramente, é importante escolher pelo prestador de serviço mais adequado para o seu negócio. Por isso, é necessário pesquisar dentro do mercado qual ERP poderá atender a sua empresa e quanto você está disposto a pagar por isso. 

Desta forma, convidamos você a conhecer o GestãoClick. Um sistema ERP completo, 100% online e com o melhor custo benefício do mercado.

Com o nosso software, você pode controlar vendas, financeiro e estoque, cadastrar seus clientes, produtos, fornecedores e funcionários. Além de emitir notas fiscais, boletos bancários, relatórios e muito mais.   

Teste por 10 dias grátis!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo