Qual emissor de nota fiscal devo escolher?
Entenda as vantagens de emitir nota fiscal através de um sistema de gestão empresarial e qual deles você deve escolher.
Quem pretende entrar para o mundo das notas fiscais eletrônicas deve conhecer como funciona a implantação desse recurso. Isso modernina o seu sistema de gestão online e facilitando as atividades do fisco. Afinal, entre os requisitos necessários para emitir a NF-e, está a necessidade de ter um o emissor de nota fiscal eletrônica.
No Brasil, sempre que uma empresa realiza uma venda ou uma contratação de serviço de outra empresa, são emitidas as Notas Fiscais de Serviço. No caso da venda, a empresa emite para comprovar a venda. Já quando contrata um serviço de outra empresa, ou faz compras de produtos e insumos, ela recebe a Nota Fiscal para cumprir com o pagamento.
Por isso, se você tem uma empresa, está na hora de entender a importância de ter um emissor de nota fiscal que auxilie no seu dia a dia.
Sendo assim, preparamos um artigo completo que ajuda você a compreender mais sobre o assunto e a tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe com a gente!
O que é Nota Fiscal Eletrônica?
Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal digital, com validade jurídica, que tem o objetivo de registrar eletronicamente as operações de venda de produtos ou prestação de serviços.
Antes, esse processo era realizado de forma manual, por meio de preenchimento de papel. Agora, a NF-e é uma forma moderna e eficiente de documentar as transações entre empresas e consumido
Em 2016, o emissor de NF-e 4.0 gratuito, oferecido para download no site da Sefaz–Secretaria de Fazendo de diferentes estados do país, deixou de existir. Dessa forma, os empresários tiveram que migrar para outros sistemas.
Essa mudança trouxe vários resultados, uma vez que a partir do momento que uma empresa conta com um sistema de gestão empresarial, torna-se mais vantajoso possuir um emissor de nota fiscal próprio. Afinal, ele é desenvolvido para trabalhar em conjunto com o sistema de gerenciamento do seu negócio.
Essa medida torna a emissão de notas fiscais muito mais eficiente, pois a emissão do documento vai estar associada ao banco de dados da empresa, agilizando o trabalho do setor financeiro. As mesmas vantagens são encontradas na hora de armazenar as notas fiscais e de acessá-las quando necessário.
Porque ter um sistema de gestão para emitir nota?
Quem estava usando o emissor de nota fiscal gratuito não precisa se preocupar. Além de existirem muitas opções acessíveis no mercado, todas elas se assemelham. No entanto, alguns serviços podem oferecer mais vantagens do que outros.
O melhor é aproveitar para já implantar um sistema de gestão na sua empresa, o que vai tornar a emissão de notas eletrônicas muito mais simples. De qualquer forma, é importante saber que, como era preciso ao usar o emissor da Sefaz, também deve-se ter um certificado digital.
Com ele é possível garantir a segurança jurídica dos documentos emitidos, como a nota fiscal eletrônica, já que assim é confirmada a sua autenticidade. Para obter esse certificado basta contatar as autoridades certificadoras pela ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, que são os órgãos autorizados.
O próximo passo é fazer o credenciamento na Sefaz, caso você ainda não o tenha realizado. Embora todas as empresas, de diferentes segmentos de mercado e portes, possam se beneficiar com a implantação da NF-e, empresas que emitem muitas notas devem ainda mais se preocupar em aderir ao sistema informatizado.
Como funciona o emissor do GestãoClick
O GestãoClick é um software de gestão empresarial responsável por informatizar todos os setores da sua empresa, tornando as tarefas do dia a dia muito mais dinâmicas e práticas. Todos os setores saem ganhando com a sua implantação, inclusive, o setor financeiro. O aplicativo conta com o Emissor de Nota Fiscal.
O seu funcionamento é todo online, assim como o software de gestão, desse modo, pode ser acessado de qualquer local, a qualquer hora, já que também funciona 24 horas por dia. Isso significa que mesmo vendedores que precisam se deslocar para realizar as suas vendas podem realizá-las emitindo a nota fiscal eletrônica.
Além disso, o GestãoClick permite operações muito mais rápidas, uma vez que o emissor de NF-e está integrado ao controle de vendas. Isso quer dizer que não é necessário informar os dados duas vezes, já que as notas são emitidas automaticamente.
Além disso, o aplicativo guarda todas as notas por cinco anos, na nuvem, sem ocupar espaço dos computadores da sua empresa. Com isso, é possível geri-las de modo eficiente, inclusive, enviar ao seu contador, quando necessário.
Outra vantagem é que esse sistema de emissão de notas fiscais tem a função de encaminhar as notas por e-mail aos seus clientes, além de imprimir o DANFE, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, para entregar ao consumidor. Em outras palavras, todos os procedimentos estão garantidos, permitindo vendas satisfatórias aos clientes.
Conclusão
Agora que você entende os benefícios de ter um emissor de nota fiscal que atenda a sua demanda de forma eficaz, está na hora de entender ainda mais sobre o mundo dos negócios.
Para isso, acesse o Blog da GestãoClick e confira nossas matérias para não perder nenhuma novidade e ferramenta sobre empreendedorismo.