RH e a área de vendas: entenda as vantagens dessa relação


RH e vendas

Você consegue identificar o verdadeiro papel do RH na área de vendas? Fato é que a gestão empresarial atual deve ser cada vez mais integrada e estratégica e é função do gestor aprimorar as técnicas para que isso aconteça.

A ideia deste artigo é ajudá-lo na compreensão da importância do setor de RH para melhorar as vendas, uma vez que esse alinhamento é fundamental para trazer uma série de benefícios para a empresa.

Então, prepare-se para entender a importância do RH na evolução corporativa, descobrir os efeitos positivos da integração entre RH e vendas e aprender a fazer um investimento inteligente com essa estratégia. Acompanhe!


Qual é a importância do RH para a evolução corporativa?


Esse conceito está diretamente relacionado à ideia de RH estratégico, que tem o objetivo de fornecer suporte às lideranças e otimizar o desempenho de pessoas despertando talentos e aprimorando técnicas e habilidades.

Nem sempre as pessoas associam o trabalho do RH ao crescimento da empresa, mas uma boa estratégia de RH é fundamental para que os resultados do setor de vendas sejam aprimorados e elevados.

Outro pensamento importante que deve pautar essa estratégia é a ideia de que toda tecnologia serve como recurso para atingir objetivos. Mas, para que a tecnologia funcione adequadamente, é preciso um ser humano por trás com inteligência e raciocínio aguçados.

Geralmente, o RH na área de vendas pode atuar estrategicamente:

• melhorando a colaboração frequente em assuntos de importância para o nicho do negócio;

• aprimorando a troca de informações e facilitando a comunicação entre os setores;

• desenvolvendo novas competências e habilidades propícias para a conversão de vendas.


Como o RH impacta positivamente a área de vendas?


Entre todas as integrações que o RH estratégico pode desempenhar, a relativa à área de vendas pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Logicamente, essa área ocupa o lugar de destaque em qualquer estratégia e negligenciá-la influencia diretamente no planejamento empresarial.

Tal estratégia começa no próprio processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois, com um setor de RH bem capacitado e com os recursos adequados para contratar, as convocações para o setor de vendas certamente serão as melhores.

Após a fase de contratação, o RH atua no acompanhamento e desenvolvimento de talentos mantendo a atualização de competências e estimulando a performance do time de vendas. Assim, alguns benefícios dessa integração entre RH e vendas são:


Formação de uma equipe especializada

A capacitação é sempre uma forma inteligente de aprimorar o desempenho empresarial. Quando você trabalha para a formação de uma equipe com técnicas e competências específicas para vendas, isso garante que você forme um setor altamente qualificado para tal ação.

Forme uma equipe especializada por meio de sistemas de capacitação para aperfeiçoamento profissional de vendedores. Isso pode ser desenvolvido com técnicas próprias de otimização de tempo e conversão mais eficaz de vendas.

Assim, o RH na área de vendas pode ajudar a traçar um perfil ideal de vendedor para a corporação. Trabalhando em conjunto com a diretoria comercial, é possível fazer a correta descrição de cargos e estabelecer um perfil comportamental alinhado aos objetivos empresariais.


Gestão adequada dos talentos do setor comercial

Gerenciar pessoas é uma das tarefas mais complexas que um setor de RH pode desempenhar. Para se diferenciar nesse aspecto, não basta atender bem aos anseios do time de colaboradores.

É preciso estimular, identificar e desenvolver talentos de forma que eles entreguem resultados práticos para a organização. É claro que um talento desenvolvido no setor comercial tende a oferecer resultados expressivos para a organização!

Motive-os reconhecendo o seu valor na empresa. Crie possibilidades de promoção e ofereça bons salários e benefícios. Você pode ainda estimular os ganhos com comissões e estabelecer metas competitivas.

Sendo assim, para se ter uma gestão adequada de talentos, é preciso:

• oferecer estabilidade de trabalho;

• motivar o bom desempenho;

• reconhecer a boa performance;

• oferecer benefícios atrativos.


Criação de um ambiente corporativo saudável

O clima organizacional é um dos melhores pontos para favorecer um ambiente produtivo. Para que isso aconteça, é bom que o RH, junto com o gestor, saibam reter e estimular talentos com estabilidade de trabalho e conforto no desempenho das atividades.

Isso não só melhora as vendas, mas traz outros benefícios a longo prazo, como a redução de taxa de turnover e economia de tempo e dinheiro. Um clima mais saudável também contribui para diminuir problemas de estresse e comportamento.

Um ambiente tenso e com muita pressão pode até ocasionar ausências por problemas médicos e comprometer prazos para entregas de produtos ou serviços a clientes.


Mensuração correta dos resultados

O acompanhamento de resultados também é extremamente importante. As soluções digitais são especialmente importantes nesse aspecto, já que aprimoram os processos de RH e favorecem a análise inteligente de performance.

Isso é feito por meio de indicadores de desempenho e pela integração entre setores, visando chegar à correta avaliação dos números. A partir disso, o gestor pode traçar metas de correção, preencher lacunas que gerem improdutividade e aprimorar o desempenho de colaboradores.

Outra vantagem de uma solução digital é a avaliação individual de ações ou tarefas e a avaliação geral com medições mais amplas e abrangentes. Dessa forma, é possível traçar um comparativo entre o antes e o depois das medidas estratégicas e avaliar melhor os resultados.


Como fazer um investimento inteligente nessa estratégia?


É importante destacar que o investimento em práticas que melhorem a relação entre essas duas áreas favorece o aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros da empresa.

Entre todas as medidas, a mais importante é contar com o apoio de uma empresa especializada em soluções integradas de RH. Assim, você pode otimizar 100% das tarefas ou operações.

Um software de RH on-line e em nuvem, por exemplo, pode automatizar funções operacionais e burocráticas, promovendo ganhos em produtividade e eficiência empresarial. Com um sistema profissional você pode:

• controlar admissão, holerites e férias de vendedores e todos os colaboradores;

• manter sua folha de pagamento em dia e sem erros;

• oferecer benefícios e vantagens aos talentos com gestão automatizada.

Você imaginou o quanto pode ser útil essa estratégia de integração do RH na área de vendas? Agora fica por sua conta colocar tudo isso em prática e começar a alcançar melhores resultados.

O Convenia é uma HRTech, que desenvolve soluções para otimizar tempo e custo de pequenas e médias empresas. Atualmente as soluções abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.