Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » Sistema ERP local ou em nuvem: Qual escolher?

Sistema ERP local ou em nuvem: Qual escolher?

Vamos ajudá-lo nessa tarefa mostrando as vantagens e desvantagens de cada modelo! Entenda a diferença entre ERP local e ERP em nuvem.

Por GestãoClick
Atualizado em
Sistema ERP local ou em nuvem: Qual escolher?

Você já percebeu que para otimizar os processos de sua empresa e conseguir se destacar no meio empresarial é preciso contar com um bom programa de gestão, mas ainda não sabe se deve escolher o sistema ERP Empresarial pro, local ou em nuvem?

Bom, o passo mais importante você já deu: decidiu investir na integração dos setores e na otimização da gestão utilizando a tecnologia. Agora, você só precisa saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Não se preocupe, pois agora vamos ajudá-lo nessa tarefa mostrando o que é ERP e as vantagens e desvantagens de cada modelo!
 

Sistema ERP local ou em nuvem: quais são as diferenças?

 
Uma das diferenças mais importantes é que o ERP local é instalado localmente, ou seja, utiliza as ferramentas (hardware e servidores) do seu próprio negócio e todo o suporte vem de uma equipe de TI contratada por você. O ERP na nuvem, por sua vez, é oferecido por meio de um serviço de assinatura e todo o suporte vem do fornecedor do software.

Em razão disso, enquanto um sistema ERP local deve ser instalado nos computadores e servidores de sua firma, um sistema ERP online pode ser acessado de qualquer lugar por meio de qualquer navegador de internet, sendo os dados armazenados em servidores remotos (na nuvem) — a única coisa que você precisa é de um dispositivo móvel (computador, tablet, smartphone) e acesso à internet.

Para facilitar, abaixo resumimos as vantagens e desvantagens de cada modelo.
 

ERP instalado localmente

 
Vantagens:

– possibilidade de personalizar o sistema;
– maior controle em relação à implementação;
– o gestor pode escolher a equipe de suporte;
– a segurança de dados fica sob responsabilidade da empresa (se a sua equipe não for qualificada, pode ser uma desvantagem).

Desvantagens:

– custos imprevisíveis ao longo do tempo;
– custos com equipe de TI;
– custos com aquisição do software;
– a segurança das informações depende da própria empresa;
– dificuldades de atualizar o sistema para novas versões;
– as personalizações podem gerar atrasos.
 

ERP na nuvem

 
Vantagens:

– pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, dependendo apenas de um dispositivo móvel com um navegador e acesso à internet;
– as atualizações, backups e suporte dependem exclusivamente do fornecedor e são serviços já inclusos na mensalidade;
– não é necessário contratar uma equipe de TI;
– custos previsíveis e menor investimento inicial;
– a segurança dos dados fica sob responsabilidade do fornecedor;
– menor tempo de implementação e facilidade de atualização.

Desvantagens:

– alguns fornecedores não se comprometem de maneira devida em relação à segurança das informações;
– menores possibilidades de personalização;
– menos tempo para a implementação pode significar menos customização.

Sistema ERP Online

Então, qual é a melhor solução para a sua empresa?

 
Afinal, é melhor escolher um sistema ERP Cloud ou local? Bom, tudo depende dos objetivos traçados para a sua empresa e da estrutura que ela apresenta.
Quer alguns exemplos?

Se você pretende adotar o modelo de trabalho home-office, o sistema ERP na nuvem certamente é o mais adequado, já que qualquer colaborador que tenha uma senha de acesso poderá acessá-lo fora da empresa.

Agora, se você deseja ter mais controle sobre a implementação e precisa de um sistema personalizável, o ERP local é a melhor opção.

Entretanto, a segurança de dados é um tópico que merece sua atenção e pode afetar diretamente sua escolha. Isso porque o vazamento de dados não é uma opção, já que pode acabar com a reputação de sua companhia, então se a sua empresa não conta com uma equipe qualificada de TI e não tem uma Política de Segurança rigorosa e adequada, é melhor escolher um fornecedor confiável de sistema de gestão na nuvem e deixar essa parte sob os cuidados dele.

Enfim, as informações vistas neste artigo já servem como base para você decidir se a melhor solução para sua empresa é o sistema ERP local ou em nuvem.
Todavia, caso você ainda esteja em dúvida, o aconselhamos a pesquisar mais sobre os dois modelos, já que depois a transição de um sistema local para um sistema na nuvem pode ser complicada e até mesmo causar a perda de dados.

Caso queira experimentar as funcionalidades do ERP, basta clicar no botão abaixo, ou solicite o contato do nosso especialista.

E se você deseja se aprofundar mais no assunto, saiba mais detalhes sobre como escolher um sistema ERP!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo