Sistema ERP local ou em nuvem: Qual escolher?


Sistema ERP local ou em nuvem
Você já percebeu que para otimizar os processos de sua empresa e conseguir se destacar no meio empresarial é preciso contar com um bom programa de gestão, mas ainda não sabe se deve escolher o sistema ERP local ou em nuvem?

Bom, o passo mais importante você já deu: decidiu investir na integração dos setores e na otimização da gestão utilizando a tecnologia. Agora, você só precisa saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Não se preocupe, pois agora vamos ajudá-lo nessa tarefa mostrando as vantagens e desvantagens de cada modelo!
 

Sistema ERP local ou em nuvem: quais são as diferenças?

 
Uma das diferenças mais importantes é que o ERP local é instalado localmente, ou seja, utiliza as ferramentas (hardware e servidores) do seu próprio negócio e todo o suporte vem de uma equipe de TI contratada por você. O ERP na nuvem, por sua vez, é oferecido por meio de um serviço de assinatura e todo o suporte vem do fornecedor do software.

Em razão disso, enquanto um sistema ERP local deve ser instalado nos computadores e servidores de sua firma, um sistema ERP online pode ser acessado de qualquer lugar por meio de qualquer navegador de internet, sendo os dados armazenados em servidores remotos (na nuvem) — a única coisa que você precisa é de um dispositivo móvel (computador, tablet, smartphone) e acesso à internet.

Para facilitar, abaixo resumimos as vantagens e desvantagens de cada modelo.
 

ERP instalado localmente

 
Vantagens:

- possibilidade de personalizar o sistema;
- maior controle em relação à implementação;
- o gestor pode escolher a equipe de suporte;
- a segurança de dados fica sob responsabilidade da empresa (se a sua equipe não for qualificada, pode ser uma desvantagem).

Desvantagens:

- custos imprevisíveis ao longo do tempo;
- custos com equipe de TI;
- custos com aquisição do software;
- a segurança das informações depende da própria empresa;
- dificuldades de atualizar o sistema para novas versões;
- as personalizações podem gerar atrasos.
 

ERP na nuvem

 
Vantagens:

- pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, dependendo apenas de um dispositivo móvel com um navegador e acesso à internet;
- as atualizações, backups e suporte dependem exclusivamente do fornecedor e são serviços já inclusos na mensalidade;
- não é necessário contratar uma equipe de TI;
- custos previsíveis e menor investimento inicial;
- a segurança dos dados fica sob responsabilidade do fornecedor;
- menor tempo de implementação e facilidade de atualização.

Desvantagens:

- alguns fornecedores não se comprometem de maneira devida em relação à segurança das informações;
- menores possibilidades de personalização;
- menos tempo para a implementação pode significar menos customização.
 

Então, qual é a melhor solução para a sua empresa?

 
Afinal, é melhor escolher um sistema ERP local ou em nuvem? Bom, tudo depende dos objetivos traçados para a sua empresa e da estrutura que ela apresenta.
Quer alguns exemplos?

Se você pretende adotar o modelo de trabalho home-office, o sistema ERP na nuvem certamente é o mais adequado, já que qualquer colaborador que tenha uma senha de acesso poderá acessá-lo fora da empresa.

Agora, se você deseja ter mais controle sobre a implementação e precisa de um sistema personalizável, o ERP local é a melhor opção.

Entretanto, a segurança de dados é um tópico que merece sua atenção e pode afetar diretamente sua escolha. Isso porque o vazamento de dados não é uma opção, já que pode acabar com a reputação de sua companhia, então se a sua empresa não conta com uma equipe qualificada de TI e não tem uma Política de Segurança rigorosa e adequada, é melhor escolher um fornecedor confiável de sistema de gestão na nuvem e deixar essa parte sob os cuidados dele.

Enfim, as informações vistas neste artigo já servem como base para você decidir se a melhor solução para sua empresa é o sistema ERP local ou em nuvem.
Todavia, caso você ainda esteja em dúvida, o aconselhamos a pesquisar mais sobre os dois modelos, já que depois a transição de um sistema local para um sistema na nuvem pode ser complicada e até mesmo causar a perda de dados.

Caso queira saber mais sobre ERP na nuvem, teste grátis sem compromisso ou fale com um de nossos consultores!

E se você deseja se aprofundar mais no assunto, saiba com mais detalhes como escolher um sistema ERP!
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: