Você já percebeu que para otimizar os processos de sua empresa e conseguir se destacar no meio empresarial é preciso contar com um bom programa de gestão, mas ainda não sabe se deve escolher o sistema ERP Empresarial pro, local ou em nuvem?
Bom, o passo mais importante você já deu: decidiu investir na integração dos setores e na otimização da gestão utilizando a tecnologia. Agora, você só precisa saber qual é a melhor opção para o seu negócio.
Não se preocupe, pois agora vamos ajudá-lo nessa tarefa mostrando o que é ERP e as vantagens e desvantagens de cada modelo!
Sistema ERP local ou em nuvem: quais são as diferenças?
Uma das diferenças mais importantes é que o ERP local é instalado localmente, ou seja, utiliza as ferramentas (hardware e servidores) do seu próprio negócio e todo o suporte vem de uma equipe de TI contratada por você. O ERP na nuvem, por sua vez, é oferecido por meio de um serviço de assinatura e todo o suporte vem do fornecedor do software.
Em razão disso, enquanto um sistema ERP local deve ser instalado nos computadores e servidores de sua firma, um sistema ERP online pode ser acessado de qualquer lugar por meio de qualquer navegador de internet, sendo os dados armazenados em servidores remotos (na nuvem) — a única coisa que você precisa é de um dispositivo móvel (computador, tablet, smartphone) e acesso à internet.
Para facilitar, abaixo resumimos as vantagens e desvantagens de cada modelo.
ERP instalado localmente
Vantagens:
– possibilidade de personalizar o sistema;
– maior controle em relação à implementação;
– o gestor pode escolher a equipe de suporte;
– a segurança de dados fica sob responsabilidade da empresa (se a sua equipe não for qualificada, pode ser uma desvantagem).
Desvantagens:
– custos imprevisíveis ao longo do tempo;
– custos com equipe de TI;
– custos com aquisição do software;
– a segurança das informações depende da própria empresa;
– dificuldades de atualizar o sistema para novas versões;
– as personalizações podem gerar atrasos.
ERP na nuvem
Vantagens:
– pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, dependendo apenas de um dispositivo móvel com um navegador e acesso à internet;
– as atualizações, backups e suporte dependem exclusivamente do fornecedor e são serviços já inclusos na mensalidade;
– não é necessário contratar uma equipe de TI;
– custos previsíveis e menor investimento inicial;
– a segurança dos dados fica sob responsabilidade do fornecedor;
– menor tempo de implementação e facilidade de atualização.
Desvantagens:
– alguns fornecedores não se comprometem de maneira devida em relação à segurança das informações;
– menores possibilidades de personalização;
– menos tempo para a implementação pode significar menos customização.