Você sabe o que é SAT fiscal?


SAT fiscal
A fim de modernizar processos, diminuir custos e aumentar a praticidade, o equipamento SAT documenta eletronicamente operações comerciais. As informações processadas são apenas dos contribuintes varejistas do Estado de São Paulo: atualmente todas as empresas que faturaram R$ 60 mil ou mais no ano de 2017 e estão localizadas nesse estado são obrigadas a utilizar o sistema.

Além de gerar e autenticar os Cupons Fiscais Eletrônicos, o SAT-CF-e (ou SAT fiscal) os transmite à Secretaria da Fazenda. Dessa forma, e aos poucos, houve a substituição gradual dos equipamentos responsáveis pela emissão de cupons fiscais.

Afinal, você sabe o que é SAT fiscal? Neste artigo abordamos alguns tópicos relacionados a esse sistema. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue acompanhando!

 

E então, o que é SAT-CF-e?

 

Primeiramente, você sabe o que significa essa sigla? SAT-CF-e equivale a Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, também conhecido como SAT fiscal.

O cupom fiscal é um documento indispensável quando se trata de transações comerciais, já que ele auxilia na fiscalização e garante o direito dos consumidores. O sistema em questão substitui os equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Conforme já mencionado, ele foi criado para modernizar processos. O equipamento autentica cada venda feita de forma direta pelo varejista ao consumidor final e gera o cupom fiscal de forma eletrônica. Além disso, ele armazena digitalmente os arquivos e os envia automaticamente à SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) via internet. Há o prazo de até 10 dias, após a venda, para o envio das informações.

E como funciona o processo? Resumidamente, o Aplicativo Comercial (AC) é o responsável por gerar os dados relacionados às vendas e enviá-los para o SAT. Depois de validadas, as informações são “devolvidas” para o Aplicativo Comercial para impressão do documento que será entregue ao consumidor final. Então os mesmos dados são enviados pelo sistema, posteriormente, à SEFAZ.

Quer ficar por dentro dos assuntos fiscais da sua empresa? Baixe agora nosso Guia prática sobre nota fiscal eletrônica!

Veja um esquema de como funciona o SAT-CF-e:

sat-fiscal
Referência: https://nbtechba.com/voce-ja-ouviu-falar-em-st-fiscal/sat-fiscal-processo/
 

Quais são as vantagens do SAT fiscal?

 
O equipamento do SAT fiscal oferece algumas vantagens, como:
  • redução de custos gerada pelo fim da emissão de cupons em papel;
  • eliminação de erros no envio de informações;
  • custo acessível;
  • possibilidade de cancelamento (em até 30 minutos) do cupom fiscal;
  • agilidade na consulta de dados.
Esse equipamento pode ser adquirido de duas formas: por meio da internet ou em lojas especializadas do estado de São Paulo.

Conseguimos consultar os fabricantes autorizados e os equipamentos que podem ser utilizados no próprio site da Secretaria da Fazenda. Além disso, nesse mesmo site há diversas informações relacionadas ao sistema, inclusive uma “Guia do Usuário” no menu lateral.

Extrato do CF-e-SAT?:

                                                       sat fiscal
Referência: https://www.alfanetworks.com.br/noticias/sistema-fiscal-diferenca-entre-cfe-sat-nfe-nfce-e-nfse 
 

Como a empresa pode se adequar?

 
Primeiramente, é essencial dispor de:
  • software de gestão compatível com o equipamento SAT;
  • equipamento de processamento de dados que conte com porta(s) USB (dependendo do seu negócio, pode ser até um microcomputador);
  • rede local com acesso à internet;
  • impressora não fiscal (comum);
  • equipamento SAT.
A instalação é feita de acordo com as instruções do fabricante do modelo do SAT. Antes da ativação, porém, é necessário vincular o número de série do equipamento SAT ao CNPJ da empresa que vai utilizar o sistema. Depois dessa etapa, acontece a ativação do aplicativo instalado no computador.

Leia também: Empresas do Simples Nacional em São Paulo terão que emitir nota fiscal eletrônica

 

Como um sistema integrado de gestão empresarial pode ajudar?

 

O GestãoClick é um software de gestão empresarial aprovado e em conformidade para operar com o SAT fiscal. Com ele, é possível fazer a gestão da área de compras e de vendas da empresa e calcular os valores que devem ser informados à SEFAZ.

É imprescindível ter um software integrado para operar com esse sistema e fazer com que a sua empresa continue atuando conforme a legislação vigente.
Como você pôde perceber, o SAT fiscal veio para facilitar e modernizar processos. Em suma, ele oferece uma solução eficiente para validar cupons fiscais de vendas e transmiti-los à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, além de apresentar outras vantagens.

Agora que você já sabe o que é SAT fiscal, o que acha de contar com o software emissor de NFC-e do GestãoClick? Com ele, tudo é feito com rapidez e facilidade.
 
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: