Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Tecnologia e integração: mais eficiência nas vendas

Tecnologia e integração: mais eficiência nas vendas

Como funciona a gestão de Vendas dentro da sua empresa? Precisamos ter uma conversa séria!

Por GestãoClick
Atualizado em
Tecnologia e integração: mais eficiência nas vendas

O que é a gestão de vendas e como implementá-la com uso de tecnologia

Quando o assunto é negócios, controle e previsibilidade são os primeiros requisitos para crescer e vender cada vez mais. No entanto, isso só se torna possível com ações de gestão de Vendas bem planejadas. Uma vez que estruturar o processo comercial faz-se necessário para garantir padrão de qualidade, eficiência e escalabilidade, aumentando o Retorno Sobre o Investimento (ROI).

O lado positivo é que, hoje, existem tecnologias desenvolvidas especialmente para auxiliar na gestão comercial. Assim, aliar seu uso aos métodos de estruturação do planejamento de Vendas mais eficientes é o caminho certo rumo aos objetivos citados acima.

Você vai ler sobre:

O que é e quais são as principais métricas do processo de
De que modo funciona softwares e
Como executar a análise de dados em meio a

Quer saber mais sobre gestão de Vendas e otimizar os resultados do departamento comercial? Nesse post, você poderá encontrar informações de qualidade do universo das Vendas e tirar suas dúvidas acerca da gestão comercial.

Aproveite a leitura!

Afinal, do que se trata a gestão de Vendas?

De maneira geral, a gestão de Vendas determina as metas estratégicas para a empresa, elabora as táticas para alcançá-las e guia o time comercial para chegar lá. Para isso, utilizamos de planejamento, treinamento e gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de garantir que os objetivos estratégicos sejam atingidos.

Todos estes aspectos passam necessariamente pela estruturação dos processos de venda, que  pressupõe:

conhecimento acerca do nicho de mercado e estudo do perfil de sucesso do cliente;
acompanhamento cuidadoso e personalizado na área de Pós-vendas;
planejamento de revenda e prolongamento do Lifetime Value (LTV).
Para deixar mais claro, estudaremos a fundo como implementar esta lógica. Veja, a seguir!

Estruturação dos processos de venda na gestão comercial

Quando não há estruturação nos processos de venda, a gestão comercial perde o controle do que está sendo executado, não consegue garantir se o padrão de qualidade projetado no planejamento estratégico está sendo executado e não tem controle sobre as métricas. Portanto, caso não alcance as metas determinadas, não conseguirá ter visibilidade para entender onde está o gargalo, que impediu que chegasse a seus objetivos.

Você se identifica com essa situação? Esperamos que não! Mas, caso contrário, é hora de estruturar melhor seus procedimentos de gestão de Vendas.

Como iremos ver em detalhes, entre os principais benefícios de adotar métodos validados na gestão comercial, podemos citar:

 Redução de falhas a nível operacional;
Maior produtividade em Vendas;
Aumento na qualidade da abordagem comercial;
Treinamentos mais eficientes e ágeis;
Definição e controle de processos;
Crescimento e aceleração no ROI.

Gostaria de alcançar essas melhorias? Antes disso, é preciso realizar uma análise do estado atual da gestão de Vendas e contestar algumas práticas.

Você está fazendo um bom aproveitamento dos recursos?

Na gestão comercial, você conta com diferentes recursos para alcançar seus objetivos. Eles vão desde o espaço físico onde localiza-se a empresa, até o investimento em softwares de gestão.

Cada um destes itens deve ser apontado e também considerado na matemática para evitar desperdícios. Quando isso ocorre, possibilita diminuir custos e ganhar mais liberdade para uma postura competitiva no mercado.

Uma vez que seus gastos são enxutos, você pode oferecer valores mais atrativos e manter o time motivado, por exemplo. Afinal, estes são diferenciais que podem pesar na balança à seu favor na hora do fechamento.

Você faz estudos para identificar o desempenho da gestão de Vendas?

Acredite: quadros e tabelas comparativas podem mudar tudo! Utilizar deste tipo de artifício para a organização e a exposição dos resultados traz vantagens em diversas etapas dos processos de venda.

Primeiramente, eles permitem que você faça uma gestão mais assertiva do departamento comercial. Quando há a possibilidade de visualizar dinamicamente os números alcançados mês a mês, é mais fácil criar análises sobre as informações extraídas.

A partir disso, é possível acompanhar o crescimento (ou não) das vendas ao longo de um determinado espaço de tempo. Bem como identificar os motivos por trás da performance obtida e os times que performam melhor, a fim de replicar seu aprendizado entre os demais.

Nelas, também torna-se visível a sazonalidade e outros conhecimentos que servem de base para a gestão comercial, de forma mais ampla. Logo, os mesmos fornecem indicadores a fim de estimular o time e comunicar o que deve ser aprimorado com transparência.

A nível operacional, funcionam como verdadeiros placares de jogo. Isso acontece porque os resultados alcançados pela equipe são registrados a cada dia/mês/ano e confrontados com as metas estabelecidas em quaisquer circunstâncias.

Também serve para manter viva uma certa “pressão”, necessária para instigá-los a buscarem resultados ainda melhores. Além de motivá-los, ao ilustrar constantemente os avanços dos esforços de cada um.

Você sabe se os treinamentos da equipe são eficientes?

É importante averiguar se o time sente-se capacitado para desempenhar todos os papéis que espera-se dele. Jamais se esqueça: vender é uma ciência! Verse seus funcionários nas técnicas que julga serem as mais relevantes e esclareça possíveis questões, a fim de que sintam-se confiantes na experiência com os leads.

Essa postura assegura a implementação de uma cultura organizacional e mantém o ciclo de Vendas funcionando normalmente.

Fazer uso dessas respostas já é um bom começo. Com base nelas e embasado(a) em mais indicadores, você terá boas referências para atualizar a gestão de Vendas da sua empresa. Mantendo o cliente como foco dos seus esforços, não tem erro! Logo chegam os aumentos na conversão do departamento comercial.

Agora que você está alinhado(a) com o mindset e conhece os benefícios da estruturação dos processo de venda, temos um passo a passo para facilitar sua vida.

1.Defina processos: escolha quais são as melhores táticas para o seu negócio e implemente;
2.Levante indicadores: analise os Key Performance Indicators (KPIs) para verificar a efetividade;
3.Dissemine entre a equipe: repasse os insights observados e efetue as mudanças necessárias.
Com essas informações, você deve estar pronto(a) para otimizar a sua gestão de Vendas.

Conhecendo softwares e tecnologia para gestão de Vendas

Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das redes de informação, também foi possível modernizar os instrumentos necessários para a gestão de Vendas.

Podemos identificar que, a partir desse movimento, surgiram as primeiras tecnologias ERP em softwares especializados em gerenciamento, reunião e distribuição de informações do processo comercial.

Nesse tipo de sistema, você pode interligar dados e metodologias para que sejam geridos a partir de um mesmo local. Isso confere praticidade e segurança em todos os níveis.

A unificação de dados, concentrando-os em um só ambiente, também facilita o acesso de diferentes pessoas à informação. Inclusive, dos stakeholders internos.

Também existem os softwares de LRM, voltados mais especificamente para a gestão de leads e otimização das etapas do funil. No departamento comercial, um bom programa pode interligar as informações das equipes de Pré-vendas e Vendas, com a geração de relatórios e a análise de métricas.

Novamente, é o caso de verificar as alternativas disponíveis no mercado e investir nas mais adequadas para o seu processo de venda. Caso não saiba por onde começar, sugerimos que você pesquise estes dois produtos de excelente desempenho:

ERP Online
Exact Spotter

Descubra mais sobre cada uma das soluções.

Métricas da gestão de Vendas para ter em vista nos relatórios

Nosso último tópico fala a respeito das métricas avaliadas nos relatórios do departamento comercial. Elas podem ser facilmente observadas num software de gestão de Vendas, além de sua extrema importância para a gestão comercial. A listar:

Centro de Custo
Performance por produto (sazonalidade)
Clientes/cadastros (LTV e índices de churn)
Desempenho e comissão de profissionais
Controle de estoque e logística

Atente-se a estes KPIs e terá sempre uma visão nua e crua de como andam os resultados da gestão de Vendas. A clareza nesses dados auxilia na tomada de decisões e também na comunicação interna, tanto em relação ao time quanto à área diretiva.

Esse assunto foi relevante? Você pode encontrar mais conteúdos a respeito do mundo dos negócios no blog da Exact Sales. Visite-nos também e conheça nossa biblioteca repleta de materiais ricos e gratuitos, a fim de auxiliá-lo(a) em diferentes etapas da gestão comercial.

Nos vemos por lá. Boas vendas!

Guest post por Exact Sales 


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo