Centro de custo: saiba o que é e como fazer
Como anda o controle financeiro da sua empresa? Você sabe o que é centro de custo? Entenda o que é e o passo a passo de como fazer.
Você já ouviu falar sobre centro de custo? Esse é mais um conceito importante para você que tem uma empresa e quer organizá-la de modo a reduzir gastos e potencializar os resultados.
Para entender melhor esse assunto, preparamos um artigo completo cheio de informações para tirar todas as suas dúvidas.
Acompanhe com a gente!
O que é centro de custo
Centro de custo são as unidades da sua empresa que geram gastos. Na realidade, todas as áreas de um empreendimento possuem despesas, umas mais do que outras, porém, como dividir o investimento em cada uma delas? O conceito de centro de custo indica que uma empresa eficiente coloca dinheiro em um setor à medida que o mesmo gera lucra.
Afinal, nada mais justo, investir mais nas áreas da sua empresa que são mais lucrativas, não é mesmo? Com essa divisão também é possível saber exatamente quanto cada setor recebe e gasta, uma estratégia assertiva para avaliar posteriormente o desempenho de cada um deles e exigir melhores resultados quando deixam a desejar.
Porém, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como o fato de alguns departamentos serem direta e outros indiretamente responsáveis pelos lucros do seu empreendimento. Dessa forma, existem mais alguns conceitos, veja quais são eles:
Centro de custos produtivos
São os centros de custos diretos, ou seja, os departamentos que influenciam diretamente a venda dos produtos, a sua produção e mesmo a venda de serviços. Os setores de telemarketing e o comercial são os mais comuns nessa categoria.
Centro de custos não produtivos
São os centros de custos indiretos, também chamados de auxiliares, pois têm influência indiretana produção e/ou na venda de bens e serviços. O setor administrativo, o financeiro e jurídico entram nessa divisão.
Como fazer centro de custo
Já que o uso dos centros de custo consiste em dividir os setores da sua empresa de acordo com o que eles gastam, é possível agrupar departamentos de acordo com as suas atividades. Isso é ainda mais eficaz quando se aplica os centros de custo em pequenas empresas, onde não é uma regra usar esse conceito, mas certamente é positivo.
Já grandes empresas devem fazer centro de custo, ainda mais se possuem filiais, franquias ou demais formas de expansão do negócio. A questão é que para uma empresa ter sucesso é preciso que todos os seus setores e unidades trabalhem de modo a alcançar bons resultados, o que direta ou indiretamente significa bons lucros.
Quando apenas um setor da empresa gera lucro, significa que o negócio está desequilibrado. Identificar as falhas é uma medida essencial para saber onde devem ser feitos os reparos e, posteriormente, reavaliar a situação. E o centro de custo permite justamente isso, ou seja, identificar o que cada setor custa e lucra.
Quais as vantagens de fazer centro de custo
Além de possibilitar que a empresa cresça de forma igualitária, com todos os departamentos executando as tarefas adequadas, agindo de modo direto ou indireto na obtenção de lucros, existem muitas vantagens em implantar o centro de custo.
Entre elas, o próprio lucro, pois com todos os setores conscientes das suas metas fica mais claro o entendimento da sua importância. Além disso, é possível ter um melhor controle dos gastos da sua empresa, o que é de fundamental importância para gerenciar um negócio de maneira exitosa.
Outra vantagem é a organização e planejamento para a administração empresarial. Quando existem dados, levantamentos, relatórios e informações suficientes, consegue-se tomar as melhores decisões para o sucesso do empreendimento.
Dicas para fazer centro de custo
Para fazer centro de custos na sua empresa de modo adequado, é preciso contar com ferramentas que permitem a organização e o planejamento empresarial. Uma forma eficiente de contar com isso é por meio da implantação de um sistema ERP online. A partir disso, todos os setores da sua empresa são interligados.
Os computadores trabalham em rede, as informações são categorizadas em bancos de dados e as informações da sua empresa ficam totalmente seguras. O GestãoClick é um sistema de gerenciamento eficiente que oferece todos esses benefícios e que também é online.
Com isso, todos os arquivos e demais dados do seu negócio ficam na nuvem, permitindo que sejam acessados por pessoas autorizadas a qualquer momento e de qualquer lugar. Conheça o sistema de gestão financeira que ajuda em muito na hora de colocar os centros de custo em prática.
Conclusão
Agora você já sabe a importância de um centro de custo e, mais do que isso, como colocar em prática para ajudar ainda mais os resultados do seu negócio.
Por isso, está na hora de aprofundar ainda mais no mundo do empreendedorismo. Acesse o Blog da GestãoClick e fique por dentro de todas as novidades!