Quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022?
Entenda o comportamento do consumidor para o Dia das Mães 2022 e aumente suas vendas no período, disponibilizamos uma pesquisa completa!
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano, principalmente para o comércio brasileiro. O Dia das Mães 2022 será o primeiro após o período intenso de pandemia, por isso as expectativas dos comerciantes estão bastante altas para essa data.
É por esse motivo que os lojistas geralmente começam a realizar os preparativos em abril, buscando investir em estratégias para aumentar suas vendas antes e durante o período.
Pensando nisso, que tal saber quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022? Dessa maneira, você se prepara melhor para aumentar o lucro do seu negócio. Veja agora!
Que dia é o Dia das Mães?
Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio – uma tradição estabelecida por Ann Jarvis, em 1908.
Aqui no Brasil, a celebração sofreu influência norte-americana e, portanto, também é realizada no segundo domingo de Maio. Nos próximos anos, o Dia das Mães acontecerá nas seguintes datas:
- Dia das Mães 2022 – 08 de Maio
- Dia das Mães 2023 – 14 de Maio
- Dia das Mães 2024 – 12 de Maio
- Dia das Mães 2025 – 11 de Maio
Trata-se de uma data marcada por diversas homenagens às mães, na qual a sociedade reconhece toda a dedicação, o carinho e o amor maternos, celebrando com presentes, reuniões familiares e demais gestos de agradecimento.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a história da data e sobre a importância dessa celebração, tanto para as famílias quanto para o comércio, continue a leitura e entenda quais são as expectativas de vendas para o mês de Maio!
Vendas Dia das Mães 2022
Segundo o infográfico divulgado pela Globo sobre o Dia das Mães em 2022, 71% dos entrevistados pretendem celebrar a data. Esse número representa 6% a mais em relação ao ano passado, e um aumento de 11% se comparado a 2020.
Além disso, 9 em cada 10 afirmam que a ocasião é e sempre será importante, e estão entusiasmados em poder comemorar de alguma forma esse ano. Como é o caso das refeições em família que voltaram aos planos dos brasileiros.
Outra informação importante é que mais da metade dos entrevistados deixa para comprar o presente de última hora, seja durante a semana, na véspera ou até mesmo no próprio dia.
Com isso em mente, o melhor momento para realizar uma campanha, segundo a pesquisa realizada pela Behup, é, aproximadamente, 15 dias antes e, também, na semana do Dia das Mães.
Além disso, repetir o que foi feito no ano anterior, mesmo que as vendas tenham sido um sucesso, não é uma estratégia muito inteligente. Afinal, a preferência do público já mudou e seu negócio precisa se reinventar.
Como foi o Dia das Mães 2021?
Em 2021, as vendas no varejo físico cresceram 6% em relação a 2020. Já no e-commerce, o aumento foi de 14% com base no mesmo período do ano anterior.
O ticket médio alcançou o valor de R$477. O que representa 21% a mais que o ano de 2020. Os homens são o público que mais gasta com presentes, enquanto as mulheres foram responsáveis por 52% do faturamento do Dia das Mães em 2021.
O que vender no Dia das Mães 2022
Segundo o levantamento realizado pela mesma pesquisa, 59% dos entrevistados deram presentes em 2021, enquanto 76% pretendem presentear no Dia das Mães 2022.
Confira abaixo a lista dos itens citados como opção de compra para presente:
- Roupas (26%)
- Perfumes (24%)
- Flores (15%)
- Chocolates (15%)
- Calçados (14%)
- Cuidados com a pele (14%)
- Acessórios (13%)
- Eletrodomésticos (9%)
- Cestas de café da manhã (9%)
- Utensílios domésticos (9%)
- Refeição especial em restaurante (9%)
- Smartphones (6%)
- Eletrônicos – exceto smartphones (5%)
- Viagem (4%)
Entre a parcela do público que pretende presentear com eletrônicos (exceto smartphones), foram mencionados:
- TV / Smart TV (75%)
- Tablet (56%)
- Home Theater / Soundbar (47%)
- Computador/ Notebook (44%)
- Carregador Portátil (41%)
- Smartwatch (38%)
- Fone de ouvido (30%)
Em relação ao mesmo período do ano passado, 54% dos consumidores pretendem manter o mesmo valor investido, enquanto 28% tem a intenção de aumentar o investimento no presente para as mães.
Além disso, apenas 18% possuem a intenção de diminuir o valor do investimento. Entre os principais motivos, podemos destacar:
- 29% responderam que precisam economizar devido a situação financeira estar pior do que o ano passado.
- 23% responderam que possuem menos dinheiro disponível, uma vez que os gastos fixos aumentaram com relação ao ano passado.
- 17% responderam que pretendem planejar melhor a compra do presente esse ano, focando em promoções e descontos.
Ideias para vender no Dia das Mães 2022
Mesmo que seu produto tenha qualidade comprovada, apresente o melhor preço ou seja conhecido no mercado, não significa que seu consumidor irá escolhê-lo em detrimento dos seus concorrentes.
A verdade é que talvez ele nem se importe em pagar a mais pelo mesmo produto, como apontam os 28% que pretendem aumentar o investimento.
A verdade é que o diferencial, como um embrulho ou embalagem especial, ou um atendimento caloroso e que esteja no clima do dia, influenciará diretamente na escolha do consumidor.
Além do planejamento da campanha de vendas para o Dia das Mães 2022, será necessário considerar uma série de outros fatores como:
Logística e prazos de entrega
Principalmente nos casos de loja online, a entrega durante esse período é de suma importância e pode contar como diferencial. Negociar com as empresas que fazem o transporte, oferecer uma entrega expressa para os consumidores de última hora, entre outros, podem fazer toda a diferença.
Comunicação acessível
Todo e qualquer canal de contato com o seu cliente deve estar pronto e disponível para um atendimento rápido e preciso. Portanto, uma boa dica é aumentar e priorizar os canais de comunicação como:
- E-mail;
- Telefone;
- Redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp;
- Chat.
Atendimento personalizado
O atendimento presencial também é importante e precisa efetivamente “entrar no clima do Dia das Mães”.
O seu cliente estará ansioso neste momento e antes mesmo de efetivar a compra, ele já estará precisando da sua ajuda. Logo, pensar em um bom atendimento vai diferenciá-lo de sua concorrência.
De olho no estoque
Você precisa monitorar diariamente o seu estoque e mantê-lo organizado. Neste caso, a experiência do ano anterior é um bom indicativo para a reposição. Aliás, o controle de estoque é fundamental para não deixar faltar produto, e nem estocar demais, o que significaria um provável prejuízo financeiro.
Seja criativo e inovador
Faça promoções, ofereça brindes, sorteios e descontos especiais. Capriche na decoração e na divulgação de seus produtos e de sua loja, entre outras possibilidades que façam com que o seu comércio se diferencie dos concorrentes.
Se você precisar de ajuda para dar vida a essas ideias, criando artes temáticas para redes sociais ou até produzindo um cartão de Dia das Mães, vale a pena explorar plataformas gratuitas e intuitivas como o Canva.
É preciso se reinventar sempre para sair na frente.
Tenha, também, um bom sistema de gestão empresarial, que vai automatizar e agilizar seu controle de vendas, além de lhe fornecer dados e informações precisas e em tempo real do que está acontecendo nos seus pontos de vendas. Além disso, ele agiliza processos e otimiza o seu dia a dia, pois possui emissor de nota fiscal, gerenciador de fluxo de caixa, controle de compras e muito mais.
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Fernando Guarany
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