Está chegando uma das melhores épocas do ano para comércios em geral, a época de vender no Natal! Você, empreendedor, sabe que o período natalino gera um dos maiores lucros do ano, independentemente do cenário econômico, não sabe?
Por esse motivo, é fundamental se preparar para atrair clientes, negociar com fornecedores, investir no abastecimento de estoque, atender às demandas dos consumidores e, claro, contratar um sistema ERP para auxiliar durante o período.
Está chegando uma das melhores épocas do ano para comércios em geral, a época de vender no Natal! Você, empreendedor, sabe que o período natalino gera um dos maiores lucros do ano, independentemente do cenário econômico, não sabe?
Tem interesse no assunto? Então continue lendo este artigo para descobrir como preparar o seu negócio!
Prepare seu negócio agora mesmo: saiba como vender mais no Natal
Pegou papel e caneta para anotar as dicas? Então, vamos ao que interessa: como vender mais no Natal!
1. Use as redes sociais
O grande número de vendas online reforça o que todos os empresários já deveriam saber: a empresa precisa ser vista na Internet! E uma coisa é certa: independentemente do ramo de atividade do seu negócio, boa parte do seu público-alvo usa as redes sociais diariamente.
Portanto, comece a utilizar o Facebook, o Instagram e o Twitter para engajar os clientes, postar anúncios atrativos e divulgar sorteios e promoções.
2. Agregue valor às vendas
Como se destacar no mercado com tanta concorrência? É, essa é uma das perguntas mais feitas por empresários. Uma boa estratégia é agregar valor às vendas, ou seja, oferecer algo a mais além do produto ou serviço.
Você pode oferecer:
– cupons de desconto;
– vales-presentes;
– descontos nas próximas compras;
– promoções como “Leve 3, pague 2”;
– facilidades de pagamento;
– frete grátis.
Essas são apenas algumas sugestões. O ideal é que você aproveite o período de festas para usar a criatividade e encantar os consumidores.
3. Conheça seus clientes
Vender no Natal é tarefa fácil se os produtos ou serviços que você oferece estão em alta e há uma boa divulgação. Mas, e se esse não for o caso? Bom, aí é preciso usar uma estratégia antiga, mas sempre atual: conhecer seus clientes!
Isso permite a criação de estratégias de marketing que conversam diretamente com seu público-alvo, e também ajuda a entender exatamente o que eles estão buscando.
O que nos leva ao próximo tópico…
4. Verifique o que mais vende no Natal
O tópico anterior é um complemento deste. As tendências mudam a cada ano, não mudam? Então, provavelmente o produto mais vendido em sua empresa no ano passado não terá tanta saída este ano.
Daí a importância de conhecer seus clientes e, então, verificar quais produtos ou serviços e se, o que mais vende no Natal, os mais procurados, estão relacionados ao seu setor. Se você tem esses itens mais buscados parados no estoque, aliás, pode aproveitar para dar descontos ainda mais atrativos!
5. Dê atenção redobrada ao estoque
O que pode ser pior do que clientes querendo comprar e a sua empresa sem ter o que vender porque zerou o estoque?
Nesses períodos é preciso se planejar com antecedência justamente para evitar esse tipo de situação. Um simples planejamento com papel e caneta já é muito útil, mas, para otimizar a gestão do negócio e conseguir agir estrategicamente, considere contratar um sistema ERP. Com ele você pode:
– cadastrar fornecedores;
– fazer cotações online e orçamentos;
– controlar, detalhadamente, as compras e o estoque.
Se fosse só isso, já estaria ótimo, mas ainda tem mais: o ERP apresenta um conjunto de módulos com diversas funcionalidades para gerenciar os diferentes departamentos do seu negócio e melhorar os serviços prestados.
6. Invista em uma decoração temática
Os consumidores são conquistados por vários motivos: bom atendimento, preço justo, promoções e… visual da loja!
O visual merchandising tem sido uma das estratégias mais utilizadas para tornar o ponto de venda atrativo e conseguir mais clientes, e pode funcionar ainda melhor se estiver unido com uma decoração temática.
No geral, o visual merchandising é uma ferramenta criativa que deve ser usada por quem deseja vender no Natal. Ela não consiste somente em arrumar a vitrine, mas em transmitir a identidade da sua loja para se alinhar ao seu público e atrai-lo. Isso envolve a fachada, a decoração interior, a música do ambiente e outros meios de influenciar as sensações e as experiências dos clientes.
Enfim, neste post vimos como alavancar as vendas no fim do ano e cativar o seu público. Quer ainda mais dicas para vender no Natal e melhorar a sua estratégia? Então, confira outro conteúdo completo e aprenda como se preparar para as vendas de Natal.