Como preparar para vendas de Natal?

Para muitas empresas, as festas de final de ano é uma época muito esperada. Afinal, é quando as pessoas compram mais, o que pode significar uma maior conversão de vendas para o seu negócio.

Mas não basta cruzar os braços e esperar que as vendas aumentem sozinhas. É preciso muito planejamento. E para saber como se preparar para vendas de Natal, neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:
 

• Tenha uma base de informações;
• Avalie a necessidade de aumentar a equipe de vendas;
• Avalie a situação do estoque;
• Negocie com fornecedores antecipadamente;
• Invista em campanhas de marketing natalinas;
• Garanta uma logística adequada;
• Tenha como aliado um software ERP.

Tenha uma base de informações

Por mais que a tendência seja que as vendas de final de ano aumentem, cada empresa tem a sua própria realidade e conhecê-la é essencial para o seu empreendimento. Isso significa que é preciso ter as expectativas adequadas e, uma forma de fazer isso, é tendo em mãos os números referentes às vendas do mesmo período dos anos anteriores.

Além desses dados, é preciso levar em consideração a situação econômica do país e as vendas dos últimos meses. Com todas essas informações reunidas fica mais realista a sua expectativa, bem como ajuda ainda a definir melhor o que oferecer ao seu público alvo, uma vez que é possível identificar tendências e o comportamento dos consumidores em relação às compras.
 

Avalie a necessidade de aumentar a equipe de vendas de Natal

De acordo com o setor no qual a sua empresa atua, pode ser tradicional já a medida de aumentar a sua equipe de vendas durante as festas de final de ano, o que pode ser feito com a contratação de funcionários temporários. Essa contratação pode ser muito benéfica, ainda mais a empresas do comércio.

Afinal, é possível perder vendas se o número de empregados não for o suficiente para atender todos os clientes que entram na sua loja. No entanto, para estimar bem essa necessidade, é importante avaliar os anos anteriores e alinhar com o levantamento dos últimos meses. Além disso, você pode encontrar bons talentos e aumentar permanentemente a sua equipe.
 

Avalie a situação do estoque

O que também pode resultar em perda nas vendas de Natal é quando o consumidor deseja um artigo que falta em seu estoque. Por isso, é de extrema necessidade fazer um levantamento completo da situação desse setor e avaliar se é preciso comprar mais de cada um dos itens. No entanto, ter o controle do estoque é algo que deve ser feito de maneira constante.

Dessa forma, quando chegar o Natal, basta fazer os ajustes necessários e não correr atrás do tempo perdido, o que pode não ser feito adequadamente em tempo hábil. Conhecer as movimentações do estoque é fundamental ainda para identificar o comportamento de compra dos seus clientes, inclusive, quais são os itens preferidos que não podem faltar de jeito nenhum.

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Negocie com fornecedores antecipadamente

A negociação com os fornecedores deve andar junto com o controle do estoque da sua empresa, já que ao antecipar as movimentações do setor, o que pode ser feito com o conhecimento do seu histórico, é possível negociar preços melhores. Isso porque se torna viável comprar deles com antecedência e em maior quantidade.

Além disso, com uma programação de compra antecipada do seu estoque você consegue não ficar refém sempre dos mesmos fornecedores, pois tem mais tempo de buscar novos parceiros. Isso também ajuda no seu poder de negociação pelo melhor preço e até mesmo por prazos de entrega mais atrativos.

Para isso, uma boa dica é utilizar cotações online, na qual você pode pesquisar preços com vários fornecedores sem sair de casa.
 

Invista em campanhas de marketing natalinas

Mesmo que você faça um ótimo trabalhado controlando estoque, adquirindo produtos com antecedência e pelos melhores preços e com uma equipe completa e capacitada, de nada vai adiantar os seus esforços se não for visto. Lembrando o ditado popular, quem não é visto não é lembrado e nada melhor do que o marketing para dar conta do recado.

Além disso, é necessário investir em um marketing direcionado para as festas natalinas, já que esse tema por si só é um ótimo conversor de vendas. O Natal é motivo para comprar mais em diferentes segmentos de mercado, além de ser a época em que as pessoas têm maior poder de compra porque recebem o seu 13º salário. Afinal, apele publicitariamente entrando no clima natalino.
 

Garanta uma logística adequada

Outro ponto essencial para obter sucesso em como preparar para vendas de Natal a sua empresa é garantindo uma logística adequada, inclusive, para evitar atrasos ao entregar mercadorias aos seus clientes. Você já deve saber que muitas pessoas deixam para a última hora as compras natalinas e, mesmo assim, querem receber os produtos o quanto antes.

Então, se você organizar bem o seu estoque e alinhar com os demais setores é possível garantir vendas com entregas rápidas, o que pode fazer a diferença quando um consumidor ficar na dúvida se compra o seu produto ou do seu concorrente. Nesse sentido, não se esqueça de negociar com empresas de transporte.

Tenha como aliado um software ERP

Controle de estoque, levantamentos das vendas de Natal anos anteriores, comunicação com fornecedores, atendimento ao cliente… todas essas tarefas exigem que a sua equipe seja qualificada. No entanto, mesmo assim é preciso que ela conte com a ajuda de ferramentas adequadas para desempenhar as suas atividades com mais eficiência.

Um ERP é a resposta a todas essas necessidades, sendo que é uma ferramenta que funciona como sistema de gestão empresarial, ao informatizar todos os dados do seu negócio, interligar os setores e automatizar muitos procedimentos. Dessa forma, é possível fazer mais em menos tempo e com uma equipe enxuta sem perder em qualidade.

Assim, você a sua equipe conseguem realizar todas as etapas anteriores que são essenciais para saber como preparar para vendas de Natal. O GestãoClick é um software ERP que oferece todas essas vantagens e muitas outras não só para vender mais no final do ano, como também para garantir a sua conversão de vendas todos os meses. 

 

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