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Vender online: 11 dicas para aplicar no seu negócio!

Descubra como vender online de forma eficiente. Preparamos estas 11 dicas para garantir o sucesso do seu negócio!

Por GestãoClick
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Vender online: 11 dicas para aplicar no seu negócio!

Não é de hoje que o empreendedorismo digital vem fazendo grande sucesso no mercado. Vender online passou a ser uma maneira de driblar a crise econômica e também de conseguir uma melhor estabilidade financeira e profissional para muitas pessoas.

Os nichos são os mais variados possíveis: distribuidoras de produtos diversos, corretoras de seguros, concessionárias, infoprodutos, empresas de turismo e inclusive editoras.

Só que as estratégias de como vender online são diferentes para cada um desses nichos e precisam ser bem observadas, para não dar errado. Portanto, antes da parte prática de como vender online, observe estas 11 dicas para garantir o sucesso do seu negócio!

Dicas de como vender online

A internet, sem dúvida alguma, é um mundo aberto e imenso para os negócios. No entanto, ao mesmo tempo que você consegue alcançar consumidores do outro lado do planeta, também pode enfrentar uma concorrência acirrada, vendendo o mesmo produto ou serviço que você.

Assim sendo, para aproveitar bem esta verdadeira vastidão de consumidores e não esbarrar a todo instante em seus concorrentes, é preciso seguir algumas táticas para iniciar e dar continuidade ao seu negócio, além de priorizar sempre que possível os diferenciais do mesmo. Acompanhe:

1- Foco total na criação de um processo de vendas

Você sabe bem o que é e qual a verdadeira importância de um processo de vendas para vender online? O processo de vendas é, basicamente, o que antecede as suas vendas propriamente ditas e é importante porque vai viabilizar o seu negócio na internet.

São aquelas etapas do seu marketing que irão tornar seus em clientes. Começa por sua página no site da empresa, onde você irá orientar o seu consumidor sobre como funciona o serviço e como contratá-lo.

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar neste processo, como webinars ou mesmo ‘lives’ em suas redes sociais. Desta forma, você vai “educar” seus prováveis clientes e trazê-lo para o universo de sua empresa.

2- Demonstre o valor do que você vende

A qualidade e os motivos pelos quais as pessoas precisam do que você vende, seja um produto ou serviço, já devem estar bem claras para você, mas não o estão ainda para seus futuros consumidores.

A principal técnica aqui é o Storytelling, onde você vai, literalmente, contar a história de sua empresa e dos seus produtos/serviços. Isto pode estar presente em seu site, posts ou mesmo um blog ligado ao seu site e faz parte também da “educação” de seu público alvo.

3- Tenha uma equipe para monitorar as vendas online

Nenhuma estratégia de marketing tem validade se não houver o correto acompanhamento de resultados e, dentro destes, as próprias vendas. Esta equipe de monitoramento precisa estar atenta à toda a interação do seu negócio, da seguinte maneira:

  • Respondendo prontamente todas as interações nos canais de marketing utilizados por sua empresa;
  • Acompanhar pontualmente todo o desempenho do seu site;
  • Tirar dúvidas sobre o serviço/produto e sanar possíveis reclamações, entre outros.

4- Planejamento adequado de ofertas e argumentos de vendas

Quando um cliente necessita de um serviço ou produto, ele já está disposto a pagar seu valor, desde que já esteja convencido de que aquela solução vai entregar o que verdadeiramente ele precisa.

Seus argumentos de venda devem focar no problema do cliente que não se resolve, necessariamente, com o seu produto ou serviço. Por isso é importante ter argumentos que realmente mostrem resultados favoráveis obtidos com o seu produto/serviço, prova social com depoimentos, entre outros.

Uma vez convencido de que o seu serviço/produto é, sim, a melhor solução, o passo seguinte será a venda.

5- Promova a adaptação do processo de compra offline ao online

Se você também tiver uma loja física, vendendo o mesmo produto ou serviço, é importantíssimo que o processo de compra online seja o mais idêntico possível ao offline. Esta transição e adaptação é muito importante.

6- Promova campanhas com ofertas limitadas

Outro ponto importante para vender online é criar um certo senso de urgência no seu potencial cliente, como uma forma de estímulo, tipo aquele empurrãozinho que faltava para ele concretizar a compra.

Para isso, promova ofertas relâmpago, com duração pré-estabelecida. Geralmente estes tipos de ofertas são quase que infalíveis.

7- Planeje sua estratégia de pós-venda

Vendeu, que bom, pronto e acabou? Nada disso, a atenção dada no pós-venda garante a satisfação e principalmente a fidelidade do seu cliente, além do marketing boca a boca que o mesmo poderá promover gratuitamente para você.

Procure obter sempre um feedback, trate adequadamente possíveis reclamações e pontos de melhoria sinalizados e garanta um pós-venda eficiente.

8- Disponibilize promoções com vantagens irresistíveis

É outra estratégia que geralmente dá muito certo. Crie promoções inéditas ofertando descontos especiais, agregue brindes ou vantagens exclusivas aos serviços ou produtos, crie kits que complementem o seu produto/serviço com preços promocionais.

9- Construa uma estrutura adequada para atendimento online

Isto também faz parte do seu negócio, tanto antes, como durante e após a venda. Clientes valorizam um bom atendimento, rápido, atencioso e de qualidade. Isto faz com que ele concretize sua compra com mais segurança e tranquilidade, fidelizando o mesmo.

10- Tenha o banco de contatos de e-mail organizado

Montar um banco de e-mail com todos os contatos de pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio é uma outra estratégia poderosa.

Para conseguir montar este banco de dados, oferte e-books, webinars gratuitos e outros tantos materiais que você pode oferecer gratuitamente em troca do nome e e-mail deste cliente. Evite solicitar dados demais neste tipo de captura.

11- Invista corretamente em marketing de conteúdo

Sua estratégia de marketing de conteúdo precisa verdadeiramente entregar valor para seus futuros clientes. É uma isca importantíssima para não só conduzi-los à compra, como também fidelizá-los. Este conteúdo precisa ser válido e bem estruturado. A sugestão é realizar um levantamento dos temas mais relevantes de interesse na sua área e criar materiais totalmente exclusivos e inéditos.

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