Planilha controle de estoque grátis


Planilha controle de estoque grátis

Porque controlar o estoque  da sua empresa?


Uma planilha controle de estoque auxilia em uma das palavras chaves de um negócio: controle. Quando o assunto é administrar uma empresa, uma vez que o responsável pela sua gestão possui a responsabilidade principal de tomar decisões e, para decidir pelo melhor, é necessário estar a par de tudo o que acontece. No entanto, acompanhar as operações em tempo real em uma empresa não é tarefa fácil.

Mesmo os empreendimentos de pequeno porte costumam contar com um grande fluxo de informação, o que não pode ser controlado sem o auxílio de ferramentas úteis para o dia a dia da sua empresa. Embora todos os setores necessitem de controle, o estoque merece uma atenção especial, porque a sua movimentação tem muito a dizer.

Ou seja, a quantidade de produtos que saem do estoque, quais são esses produtos, a quem são vendidos, etc, são subsídios de extrema necessidade para entender o seu negócio e, por consequência, ajudar na tomada de decisões. Por isso, controle de estoque empresarial deve ser uma prática constante dentro do seu empreendimento.


O que o controle de estoque empresarial possibilita?
 

Mais do que fornecer informações para o setor financeiro calcular o capital de giro da sua empresa, o gerenciamento de estoque é uma forma de obter uma série de informações valiosas para o seu negócio.

Entre elas, identificar quais são os produtos mais vendidos, quais são os menos vendidos e aqueles que ficam apenas pegando pó no estoque.

Ao obter essas informações é possível criar estratégias de vendas e de marketing para a sua empresa, a fim de promover ainda mais o produto mais vendido, já que você já o identificou como o principal do seu negócio, por exemplo.

Além disso, é possível dar mais destaque para os itens menos comercializados e mesmo fazer uma promoção para queimar o estoque parado.

Essas ações alcançam melhores resultados quando os movimentos do estoque são acompanhados de perto. Assim, além de evitar que o produto carro-chefe da sua empresa falte, o que pode até mesmo causar a perda de uma ou mais vendas, é possível contar com o inventário do estoque, o que pode ser levantado periodicamente.


Como fazer o controle de estoque na sua empresa?
 

Agora que você já sabe por que controlar o estoque da sua empresa é necessário, é preciso entender como isso pode ser feito. Em primeiro lugar, é preciso que os produtos que a sua empresa comercializa estejam bem armazenados em um espaço fechado bem organizado. Isso facilita, inclusive, a retirada de produtos, evitando atrasos na hora de entregar ao cliente.

Também é essencial que haja um ou mais profissionais, de acordo com o porte da sua empresa e movimentação do estoque, dedicados a registrar as entradas e saídas  através de uma planilha controle de estoque, para manter o seu inventário sempre atualizado.

Dessa forma, é imperativo que os funcionários criem a rotina de sempre anotar a quantidade de produtos que entrou e/ou saiu.

Leia também: Software VS planilhas: qual o melhor para sua empresa?


Como otimizar o controle de estoque?


 Hoje em dia, anotar informações importantes em papéis não é mais uma medida segura, ainda  mais  para registrar as movimentações do estoque. Isso porque ao escrever no papel, esses  elementos  não podem ser relacionados com outros dados.

Além disso, ao final do dia ou de um  determinado  período é preciso, por exemplo, somar todosos itens que saíram.

 Essa tarefa pode ser muito dispendiosa quando feita manualmente, além disso, está sujeita a erros.  Por isso, o mais adequado é que o registro seja feito em uma planilha Excel, sendo que as planilhas  controle de estoque, com todos os campos necessários para preencher com os dados relevantes  são as mais adequadas, ou em um sistema de controle de estoque.

 


Quais as vantagens de uma planilha  controle de estoque?


Além de registrar as movimentações do estoque de maneira detalhada, as planilhas de controle de estoque, por já estarem em softwares de sistemas de gestão, podem se comunicar com os demais recursos existentes.

Dessa forma, quando uma venda é realizada, por exemplo, a planilha do estoque já recebe o aviso e diminui uma unidade do produto.

Quanto aos detalhes informados, a planilha controle de estoque Excel pode contar com a data em que os produtos entraram e saíram, valor de cada mercadoria, o fornecedor de cada uma delas, bem como prazo de validade dos itens e o que mais for relevante.

E mais, quando você quiser saber como está o estoque, basta solicitar o inventário atualizado, feito a partir da planilha. Baixe a nossa planilha de controle de estoque nesse link.

 

Controle de estoque eficiente reduz custos da empresa?


Quando a sua empresa consegue controlar de maneira eficiente o seu estoque, com planilhas que tornem mais fácil e ágil o trabalho, é possível até mesmo reduzir os custos do seu negócio. Isso acontece porque com um controle de estoque, por meio de planilhas atreladas a um sistema de gestão, o trabalho de registrar as movimentações é mais prático.

Essa praticidade exige menos profissionais envolvidos na tarefa, uma vez que as informações são informatizadas e alguns processos automatizados.

Com isso, você pode diminuir o quadro de pessoal da sua empresa ou mesmo realocar os funcionários para setores desfalcados, por exemplo.


Como ter uma planilha  controle para estoque eficiente?
 

Planilhas de controle de estoque eficientes são aquelas que se comunicam com os demais setores da sua empresa e nelas podem ser acrescidas diversas informações sobre os produtos que a sua empresa adquire e revende ou que produz e comercializa.

Além disso, é necessário que além das planilhas seja possível fazer o cadastro de produtos.

Com isso, a atualização das planilhas se torna mais eficiente, pois cabe ao profissional responsável pela tarefa apenas buscar o produto cadastrado para inclui-lo nas movimentações do dia.

É necessário, portanto, usar planilhas bem desenvolvidas que foram pensadas justamente para controlar o estoque.

 

Veja um exemplo de movimentação mensal da nossa planilha:

planilha de controle de estoque

Planilha de controle para estoque GestãoClick
 

A GestãoClick é um sistema ERP online que oferece uma série de funcionalidades, inclusive, planilhas de controle de estoque. Como o software é online e interliga todos os setores da empresa é possível que a sua planilha seja automaticamente atualizada e gere inventários e relatórios com muita rapidez.

                                         planilha de controle de estoque

Na nossa planilha Grátis você encontra:
 

  • Unidades de medidas
  • Cadastro de itens 
  • Movimentações
  • Movimentação por período (mês)                                                 
  • Registro de quantidade de unidades
  • Registro do custo de cada unidade
  • Lista de instruções de como usar a planilha                                                           

 
Veja o vídeo que demonstra o funcionamento da planilha: 
 





 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: