Atrair novos clientes é o que garante a sobrevivência de qualquer empresa, uma vez que proporciona maiores chances de crescimento do negócio, independente do seu ramo de atuação.
Aliás, mesmo que a sua empresa tenha uma boa lista de consumidores fiéis, seu desenvolvimento e aumento dos lucros são os principais motivos para investir em novos consumidores da marca.
Então se você deseja saber como atraí-los, veja agora nossa lista com 12 dicas essenciais sobre o assunto! Acompanhe.
Como atrair mais clientes?
Não existe um guia definitivo de como atrair clientes. Porém, há 12 técnicas e estratégias simples para colocar em prática, todas indispensáveis para qualquer negócio. Confira:
1. Conheça o seu cliente
Conhecer a fundo o seu público e persona ideal é a primeira grande dica para conquistar novos clientes.
Afinal, quanto mais você souber sobre o seu cliente, como quais são suas preferências, o que faz e quais são seus hábitos, mais munido de informações você ficará.
Isso é uma grande vantagem para a empresa que, através de todo o conhecimento adquirido, poderá direcionar ações específicas e mais assertivas. Nesse sentido, invista em planos de estudo que averiguem as principais características do seu público.
Descubra também quais são as maiores necessidades ou dores do usuário, apresentando o seu produto e/ou serviço como a melhor solução disponível.
2. Se dedique ao máximo ao planejamento
Uma das principais etapas dentro da organização é o planejamento, no qual são definidos os fluxos e processos a serem adotados pela organização.
É importante lembrar que aumentar o número de clientes requer, além de muita pesquisa e estudo, um bom planejamento. Assim, as operações não se sobrecarregam repentinamente – e não corre o risco de sua empresa ficar sem produtos para vender.
3. Saiba tudo sobre a sua empresa
Pode parecer clichê, mas muitos colaboradores não conhecem a empresa em que estão trabalhando. Quais são as políticas internas da empresa, seus valores, visão e missão, por exemplo?
Não ter esse conhecimento é um problema que pode causar verdadeiros prejuízos no dia a dia organizacional.
Por esse motivo, quando falamos sobre “saber tudo”, envolvemos os mais diversos assuntos que dizem respeito ao negócio e que são úteis na hora de atrair mais clientes.
Além disso, é importante saber que, mais do que entender o funcionamento de cada produto ou serviço oferecido pelo negócio, todos devem estar engajados com a marca. Portanto, a equipe deve estar alinhada e treinada para todos falarem a mesma língua.
4. Desenvolva diferenciais competitivos
Se você quer saber tudo sobre como conquistar novos clientes, deve entender que eles serão novos apenas para a sua empresa, uma vez que eles podem fazer parte da cartela de clientes de outro negócio.
Partindo dessa ideia, o que você oferece para levá-lo a optar pelo seu negócio?
Atrair é bem mais difícil do que reter clientes, isso é fato.
Por isso, invista sempre em tempo e dinheiro para criar diferenciais competitivos, isto é, motivos para que o cliente escolha a sua empresa!
Pode ser horários diferenciados ou mais opções e prazos para pagamentos. O importante mesmo é focar em desenvolver estratégias de conversão mais atrativas.
5. Amplie os canais de venda da empresa
É essencial que você amplie seus canais de venda para ter maiores oportunidades para fechar novas vendas.
Entre as opções estão:
- Loja Virtual: vendendo pela internet, sua empresa alcança todo o Brasil ao invés de apenas a sua cidade;
- WhatsApp: sendo um dos principais aplicativos de conversação, ele está presente na maioria dos smartphones brasileiros. Também conta com bons recursos para aceitar pedidos, fechar vendas e receber pagamentos.
- Site e Blog: o Google é a maior fonte de tráfego online do mundo, e um dos melhores meios de conquistar clientes na internet.
6. Aposte em marketing digital estratégico
Atualmente, uma das principais estratégias para atrair novos clientes é estar presente nas redes sociais. Porém, mais do que estar nas mídias sociais, é preciso estar nas mídias sociais certas.
Em vista disso, você e o seu público em potencial estão nos mesmos canais de comunicação?
Entre Instagram, Facebook, LinkedIn e vários outros, o que realmente faz a diferença é ter mapeado o perfil e comportamento do usuário. A partir disso, você consegue identificar quais estratégias de marketing digital são as mais relevantes para o seu negócio.
7. Separe uma verba para anúncios online
Com os links patrocinados, é possível realizar uma divulgação mais direta e eficaz por meio da segmentação de público. Isso porque o anúncio é entregue para as pessoas certas, gerando ótimos resultados e campanhas mais direcionadas.
Esses anúncios podem ser realizados tanto em formato de Google Ads, quanto nas principais redes sociais como Facebook e Instagram.
Portanto, destine uma parte do seu orçamento para investir em mídia paga.
8. Invista no melhor atendimento
O atendimento de qualidade é, sem dúvidas, um ponto crucial.
Seja a empresa uma multinacional, seja a empresa uma lojinha de rua, o atendimento costuma ser a decisão que mais pesa para os consumidores. Ganhando até mesmo de fatores como melhores preços ou maiores condições de pagamento.
Por isso, personalize seu atendimento e fuja de mecanismos que irritam o cliente. Garanta, ainda, que ele fique satisfeito desde o primeiro contato ao pós-venda.
9. Experimente preços competitivos e ofereça pagamento facilitado
Assim como a qualidade, as condições de pagamento e valor de frete do produto também são fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.
Pensando nisso, estruture uma política de preços com base na praticada pelo mercado, de uma maneira que não ofereça riscos ou prejuízos à organização. Você também pode disponibilizar mais de uma forma de pagamento, sendo elas:
- À vista em dinheiro;
- À vista no cartão de débito;
- Cartão de crédito, em uma ou mais vezes;
- PIX;
- Boleto Bancário.
A tática pode ser aplicada tanto no comércio físico, quanto no e-commerce em ambiente online. O que permite várias possibilidades de pagamento, e asseguram autonomia ao consumidor no processo de compra.
10. Participe de eventos
É muito importante que a sua empresa participe de feiras e eventos específicos para o mercado em que atua. Sendo assim, busque os melhores eventos profissionais para marcar presença.
Outra alternativa é participar de eventos online, no qual o custo costuma ser até mais baixo. Em ambos os casos, procure participar como palestrante ou entrevistado.
E, se caso não encontrar nenhum evento interessante, que tal criar um e fortalecer ainda mais a marca?
11. Desenvolva a campanha “indique um amigo”
Outra dica é realizar promoções de “indique um amigo e ganhe algo em troca”.
Esse tipo de estratégia é uma boa forma de conseguir atrair novos clientes para o seu negócio. Porém, antes de colocá-la em prática, é necessário definir qual será o benefício e estabelecer um limite de indicações por pessoa.
O segredo é não fazer nada muito complicado, já que pode desmotivar o seu cliente.
12. Utilize um software de gestão empresarial
Ter uma visão sistêmica da gestão do seu negócio também contribui para atrair novos clientes!
Por exemplo, melhorar o controle das contas a pagar, cortar custos e economizar para comprar maior volume de matéria-prima pode tornar seu produto mais competitivo no mercado. Aumentando, assim, suas vendas.
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