Cadastro de clientes: 7 dicas para manter sua base atualizada


Atualize seu cadastro de clientes e fornecedores
Encontrar os melhores fornecedores e investir em estratégias para atrair consumidores são algumas formas de manter a base de clientes e de fornecedores constantemente atualizada. 

E, para isso, é preciso adotar as formas corretas de registro para não perder todos os dados coletados, não é? Portanto, independentemente de utilizar planilhas ou sistemas automatizados, é fundamental dar atenção ao cadastro de clientes.

Ah, e tem mais: o cadastro bem feito e atualizado é valioso para promover ações de fidelização. A seguir, confira as 7 dicas que preparamos para você!

1. Dispense alguns revendedores e comece a comprar de fabricantes

Uma base atualizada, no caso de fornecedores, não significa uma ter uma lista cheia de lojas e revendedores, mas uma lista com os principais contatos do seu negócio, o que geralmente está ligado a preços baixos, entrega rápida e credibilidade na negociação.

Por isso, considere dar prioridade aos fabricantes em vez de contar com diversos revendedores. Além de abrir espaço para uma parceria duradoura, isso ainda ajuda a reduzir custos.

2. Participe de eventos ou consulte materiais especializados 

Não tem acesso ao fabricante e precisa de novos fornecedores? Para esse caso, a melhor dica é: participe de eventos ou consulte materiais especializados. 

Caso a sua localização seja distante de feiras e congressos empresariais, recorra às revistas especializadas ou até mesmo à Internet, ótimo meio para conseguir catálogos e telefones de contato.

3. Invista em ações voltadas ao marketing

Atualmente, uma das melhores opções para manter a base de clientes atualizada é investir em ações voltadas ao marketing digital para atrair e converter novos consumidores, além de fidelizá-los.

Você sabe, por exemplo, o que é mailing de clientes? Alguns o confundem com o cadastro de clientes, mas ele vai além — é como se fosse um banco de dados com informações básicas (nome, e-mail, telefone etc.) e específicas sobre o negócio (quantidade de funcionários, segmento de atuação etc.). 

Estrategicamente, o mailing de clientes pode ser usado para aumentar vendas, cultivar relacionamentos e até realizar pesquisas de mercado e de satisfação. Vamos concordar: manter contato é a melhor forma de manter a base de clientes atualizada, não é?

4. Ofereça um bom atendimento e tenha um diferencial

Aqueles consumidores que só compram uma vez e nunca mais retornam não contam para base atualizada. Portanto, é preciso criar estratégias de fidelização, que começam pelo bom atendimento e diferencial competitivo.

Tenha certeza de que esses dois fatores, juntamente com boas práticas de gestão e ações promocionais, fazem a diferença para os clientes e os tornam consumidores assíduos.

5. Planeje a abordagem de clientes

Embora o atendimento presencial tenha perdido espaço para o atendimento online, ainda assim é importante planejar a abordagem correta para manter a base de clientes atualizada. 

Veja um exemplo: uma estratégia de e-mail marketing deve focar não só na entregabilidade, mas também em chamar a atenção dos consumidores. Aí é imprescindível conhecer seu público-alvo para planejar a ação e definir onde, como e quando a estratégia vai se desdobrar.

6. Faça uma pesquisa de mercado

Será que a sua empresa realmente atende às necessidades dos consumidores? Será que seus fornecedores atuais têm, de fato, os melhores preços da região? O que os clientes encontram na concorrência que não encontram no seu negócio?

Questões como essas são essenciais para manter a base de clientes e fornecedores atualizada. Por isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado e entender os fatores-chave para ganhar destaque e se tornar a preferência do público.

7. Adquira um ERP com as funcionalidades de cadastro de clientes e cadastro de fornecedores

Atenção para esta dica! 

Geralmente, o ERP é recomendado por diversos motivos, sendo um dos principais a facilidade de registrar, editar e visualizar dados, tudo online. Então, para garantir o armazenamento de informações importantes, de clientes e fornecedores, adquira esse sistema.

Lembra do mailing de clientes? Pois é, um ERP é útil até para auxiliar a coleta de dados a serem usados em estratégias de marketing. 

Enfim, se você já se perguntou várias vezes “Como organizar o cadastro de clientes?”, recomendamos um programa para cadastro de clientes simples que possibilita tanto incluir quanto cadastrar fornecedores. O processo é fácil e rápido!

Mas calma que ainda não acabou, temos um presente para você: baixe agora mesmo nossa planilha gratuita de cadastro de clientes!