Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Cobrança amigável: Saiba cobrar seu cliente!

Cobrança amigável: Saiba cobrar seu cliente!

A Cobrança Amigável é uma boa alternativa para quem não sabe como cobrar cliente inadimplente. Veja como funciona e saiba como cobrar cliente devedor aqui.

Por GestãoClick
Atualizado em
Cobrança amigável: Saiba cobrar seu cliente!

“Devo, não nego. Pago quando puder.” Já ouviu isso de algum cliente? É um verdadeiro pesadelo para empresários, não é? Não receber pagamentos pode complicar a situação financeira da empresa e colocar os gestores em apuros.

Mas, ao mesmo tempo, sabemos que brigar com os clientes devedores não adianta e acaba gerando mais estresse para os dois lados e o ideal é fazer uma cobrança amigável. Concorda com isso?

Pensando nessa questão, decidimos criar este conteúdo para ajudar você a tomar a atitude certa neste tipo de situação e a minimizar a incidência de clientes inadimplentes em seu negócio.

Preparado? Aprenda neste artigo a fazer uma cobrança amigável e a se organizar de um jeito prático e fácil!

Como cobrar um cliente inadimplente, então?

Antes de entender como cobrar um cliente inadimplente, saiba que há dois tipos do mesmo:
1. aquele que não tem dinheiro para arcar com as contas assumidas;2. aquele que simplesmente se esqueceu de realizar o pagamento.
Da mesma forma, há duas maneiras de driblar a inadimplência da sua empresa:
1. evitar que ela aconteça;

2. auxiliar os clientes a pagarem as dívidas.

Então, para contornar essa situação negativa e conseguir receber aquilo que é seu por direito (mesmo que seja preciso recorrer a uma ação judicial), considere:

• sempre formalizar as vendas;

• enviar lembretes de pagamento de maneira automatizada (usando SMS, por exemplo);• incentivar o pagamento em dia com descontos ou outros tipos de vantagens;

• optar por meios de pagamento mais seguros, como débito automático ou cartão de crédito (nos quais, geralmente, o valor a ser pago é cobrado todo mês de forma automática);

• criar métodos de negociação a serem utilizados em todos os casos. A seguir, vamos conferir alguns tópicos mencionados acima com mais detalhes?

Cobrança amigável: o que fazer com clientes devedores?

Quem monta um negócio, sabe que pode lidar com o risco de débitos ou descumprimento de obrigações por parte da clientela ou até mesmo os colaboradores. Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar o prejuízo e uma delas é a cobrança amigável, veja:

1. Formalize todas as vendas

Ter contratos ou qualquer tipo de comprovante que ateste a venda é uma forma segura de garantir os seus direitos e lidar com os inadimplentes. Considere:
– sempre emitir e armazenar notas fiscais;- fazer os clientes assinarem contratos;- usar notas promissórias.

2. Use a tecnologia a favor do seu negócio

Você sabia que o software de gestão empresarial (sistema ERP) pode ser um grande aliado nessas horas?!
Ao realizar conciliações bancárias todo mês e acompanhar o fluxo de caixa, o gestor consegue identificar os pagamentos não recebidos e, consequentemente, os clientes devedores.
E não é só: o cadastro de clientes contém informações preciosas do seu público (nome completo, telefone, endereço, e-mail etc.), e ainda permite acompanhar as contas a pagar e a receber do seu negócio.

3. Crie um sistema de negociação

A palavra-chave aqui é: padronização!
Ou seja, criar um sistema específico para lidar com todos os clientes (sem favorecer um ou outro) da mesma forma e seguindo o mesmo processo, no qual a última etapa é acionar a justiça para lidar com os devedores, caso as outras etapas não tenham funcionado.
As tentativas de evitar a inadimplência de clientes fracassam em muitos casos. Mesmo assim, é preciso dar uma oportunidade para a cobrança amigável seguindo um processo definido. Você pode, a princípio:

• notificar o cliente inadimplente após 15 dias de atraso (por e-mail, SMS, ligação etc.);

• definir os juros cobrados por dia ou mês de atraso;• planejar maneiras de facilitar o pagamento (oferecendo outros meios de pagamento, dando um prazo a mais, aceitando dividir o valor em parcelas etc.);

• criar uma Política de Pagamento e deixá-la disponível para os consumidores no site institucional do seu negócio a fim de manter as condições de pagamento transparentes;

• definir o que será feito em caso de não recebimento, como apelar para a justiça ou até mesmo desistir da cobrança (acredite, em alguns casos é menos custoso – desistir da cobrança do que recorrer à justiça). Vale lembrar que essas são apenas algumas dicas que podem ser seguidas para padronizar o processo de cobrança amigável e tentar receber aqueles valores que os clientes inadimplentes estão devendo.

Ah! E uma coisa muito importante: por mais que seja uma situação desagradável e estressante, nunca exponha o consumidor ao ridículo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) deixa claro que o cliente não pode ser constrangido ou ameaçado.

Enfim, vimos que criar métodos para cobrar clientes inadimplentes e promover a cobrança amigável é a melhor forma de conseguir receber os pagamentos atrasados. E nunca se esqueça: em qualquer situação, o respeito deve vir em primeiro lugar!

Agora, vamos reforçar um pouco mais este assunto? Confira outras dicas valiosas de como cobrar clientes inadimplentes!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo