Materiais ricos
Início » Blog » Nota Fiscal » Como cancelar nota fiscal eletrônica

Como cancelar nota fiscal eletrônica

Desde que sua nota esteja dentro do prazo, o processo de cancelar um nota fiscal eletrônica é muito fácil! Entenda o que fazer e como agir caso perca o prazo.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como cancelar nota fiscal eletrônica

Se existe algo que todo empresário detesta pensar é em nota fiscal. As leis tributárias são cada vez mais rígidas e não permitem qualquer deslize, porém a verdade é que erros acontecem sempre – e não seriam as notas fiscais que escapariam deles. Nesse contexto, saber como cancelar nota fiscal passa a ser fundamental.

A verdade é que por mais tecnologia que exista, ainda não é possível eliminar o personagem humano do processo de venda. Ainda é o empregado que fica nos caixas da empresa o responsável pela emissão de notas fiscais e, como todo trabalho humano, essa emissão corre risco de erro.

Por que cancelar uma nota fiscal?

O grande problema não é o erro em si, mas os efeitos que ele gera ao proprietário. Cada nota fiscal emitida não é sinônima apenas de venda e, portanto, não reside apenas no que ela pode refletir sobre o imposto de renda a ser declarado no ano seguinte.

Há ainda uma alta carga de impostos sobre os mais variados produtos e que devem ser pagos a cada emissão. Portanto, os proprietários sempre desejam não apenas mitigar os erros dos seus funcionários como também eliminá-los sempre que possível.

Além disso, os erros são diversos. Qualquer digitação incorreta pode fazer com que a nota fiscal seja considerada inválida. A frequência de erros é ainda maior com a nota fiscal eletrônica já que esses problemas são apontados com uma velocidade ainda maior.

É justamente por isso que os proprietários de empresas buscam o cancelamento de uma nota fiscal. Assim, acima de tudo, reduzem os próprios custos gerados por essa nota fiscal.

Quando é possível cancelar a nota fiscal?

Não basta querer fazer o cancelamento de uma nota fiscal para realizá-lo. A nota fiscal em questão precisa estar dentro de algumas regras exigidas para a solicitação da anulação.

A primeira delas é a autorização do Fisco sobre aquela nota fiscal. Além disso, o produto a ser vendido (quando de um produto, evidentemente) não pode ter ainda sido retirado do estabelecimento ou espaço físico onde se encontrava para comercialização

Se esses pré-requisitos forem cumpridos, o proprietário poderá sim solicitar o cancelamento da nota desde que o faço em até 24 horas a contar do momento da emissão. Cabe salientar que se deve acompanhar as regras de casa estado brasileiro já que há variação sobre o prazo neste aspecto.

Como cancelar nota fiscal?

Uma vez que a nota fiscal esteja apta para ser cancelada, isto é, cumpra os requisitos informados anteriormente (inclusive em relação ao prazo permitido para o cancelamento), o proprietário poderá fazê-lo sem grandes dificuldades desde que atue com a nota fiscal eletrônica. Vale lembrar, ela é obrigatória para quase todas as empresas vigentes atualmente.

O cancelamento da nota fiscal deve ser feito no sistema que o proprietário usa na sua empresa para a emissão destas. O caminho exato muda um pouco de sistema para sistema, mas as diferenças são mínimas. O GestãoClick, por exemplo, é um emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) e está preparado para lhe ajudar na emissão e no cancelamento da nota.

Após acessar esse sistema, basta localizar a sessão de notas fiscais emitidas seja NF-e, NFS-e e NFC-e. Haverá nessa tela o botão MAIS AÇÕES e depois bastará clicar nessa alternativa do cancelamento e escrever a justificativa para tal. Se ainda houver dúvidas, você pode contar com a nossa equipe de suporte através do chat, WhatsApp, skype e ligação para lhe ajudar.

Vale frisar mais uma vez o cuidado que deve existir em relação ao prazo para realização deste procedimento. As regras são muito claras e rigorosas sobre esse assunto e, por isso, qualquer deslize não será perdoado. E a demora nesse caso afeta o principal problema para qualquer empreendedor: o bolso.

Perdeu o prazo para cancelar nota fiscal eletrônica?

A questão é que a nota fiscal até poderá ser cancelada mesmo sem o cumprimento do prazo estabelecido, porém não escapará de uma multa de aproximadamente 1,5%. Ademais, novamente o proprietário dependerá do estado de localização já que as exceções serão tratadas individualmente

Uma vez que o principal intuito do cancelamento será evitar custos adicionais, essa multa acaba por tornar o processo quase que ineficaz. Quando isso acontecer e for realmente necessário cancelá-la não é possível usar o seu sistema de gestão, o jeito será buscar a anulação dos efeitos da nota fiscal – e nesse caso também será necessário conseguir uma nota de devolução.

Não é difícil aprender como cancelar uma nota fiscal. O foco deve estar na velocidade de atuação visando mitigar os problemas de um eventual erro – especialmente aqueles relacionados aos custos e taxas.

Gostou deste post? Agora que você sabe como cancelar uma nota fiscal, fique atento para não cair no golpe da nota fiscal cancelada!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo