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Como cobrar clientes inadimplentes

Cobrar cliente inadimplentes é uma tarefa que exige pulso firme, mas que exige respeito. Por isso, saiba a maneira certa de cobrar os clientes inadimplentes da sua empresa.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como cobrar clientes inadimplentes

Quem possui uma empresa sabe que não adianta apenas fazer boas vendas durante o mês, é preciso que os clientes paguem também, senão de nada adianta todo o esforço para ter sucesso no setor comercial. No entanto, nem sempre é isso o que acontece e os clientes deixam de realizar o pagamento, por uma série de razões.

Há os espertinhos que sabem que possuem uma dívida e mesmo assim não a quitam, mas também existem pessoas desorganizadas que simplesmente se esquece de pagar. Isso significa que como cobrar clientes inadimplentes consiste em ter uma política ampla de cobranças, que abranja todos os perfis de clientes e seja eficiente.

Para tanto, existem alguma dicas muito importantes. Confira abaixo como cada uma delas funciona. 

Ofereça formas variadas de pagamento

Quando existem muitos clientes inadimplentes com a sua empresa, vale a pena avaliar se as formas de pagamento oferecidas são as mais adequadas. É importante que os negócios se adequem ao seu público alvo, não só oferecendo os produtos certos, mas também condições vantajosas de pagamento, o que vai atraí-lo e reduzir os pagamentos em atraso. 

Ajude o cliente a se lembrar de pagar

Nem sempre os consumidores deixam de pagar as suas contas pormá fé. Em meio à correia do dia a dia, quem não possui uma boa organização das suas finanças, pode simplesmente se esquecer de honrar com os seus compromissos. Por isso, você pode fazer um trabalho preventivo, evitando que o seu cliente se esqueça de quitar a dívida.

A forma de fazer isso depende do seu público alvo, sendo que pode consistir no envio de lembretes avisando que a data de vencimento do pagamento está se aproximando. Isso pode ser feito por meio de mensagem de texto no celular, envio de e-mails e outras maneiras de comunicação existentes.

 

Cobre a dívida com pulso firme, mas com respeito

Quando a data de vencimento passou e o seu cliente não quitou a dívida, não adianta, é preciso cobrar e isso vale para pequenas de todos os portes. Algumas contratam o serviço de terceiros que realizam a cobrança, mas isso é feito quando o número de clientes inadimplentes é realmente grande.

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Se esse não for o seu caso, a sua empresa pode contar com um ou mais profissionais responsáveis por essa tarefa. Porém, independente de quem fizer a cobrança, é de extrema importância que os cobradores recebem as orientações necessárias e até mesmo um treinamento.

Isso porque o modo como é feita a abordagem sobre a dívida pode contribuir em muito para o seu pagamento. Nesse sentido, respeito é o principal aspecto, ao mesmo tempo em que a pessoa que cobra deve ter pulso firme para chegar a um acordo.

Também é normal nesses casos que o inadimplente diga que vai pagaraté uma determinada data e não o faz novamente. Quando isso acontece, um novo contato deve ser feito, por isso, o setor de cobranças de uma empresa costuma ter uma tarefa que parece não ter fim.

Ofereça vantagens para facilitar o pagamento

Quando o cliente não paga porque está com problemas financeiros e informa isso, vale a pena oferecer vantagens para que ele consiga quitar a dívida. Você até pode colocar o nome do inadimplente em uma das listas de proteção ao crédito, como o SPC, mas isso não é garantia de receber o pagamento.

Nesse sentido, a melhor política é a de facilitar o pagamento, seja com o parcelamento do valor ou com um prazo maior. Outra dica é reduzir as taxas de juros, pois se a dívida crescer de modo exorbitante, as chances de ver a cor do dinheiro caem por terra. 

Mantenha o cadastro de clientes atualizado e acompanhe o contas a receber
 

Um cadastro atualizado dos seus clientes é importante por uma série de motivos, entre eles, ter os seus telefones de contato corretos, e-mails e outras maneiras de comunicação. Também é essencial que a informação sobre ele estar inadimplente ou não esteja atualizada, para não correr o risco de cobrar algo que já foi pago.

No entanto, para ter um cadastro de clientes sempre em dia é preciso contar com ferramentas eficientes. O GestãoClick é um sistema de gerenciamento empresarial que interliga os diversos setores da empresa, como vendas, financeiro, estoque e possui o recurso de Programa de Cadastro de Clientes e de controle de contas a receber permitindo que você acompanhe com detalhes quais os recebimentos que a sua empresa deve receber.

 


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