Como fazer conciliação bancária?

Na hora de fazer a gestão financeira da sua empresa, é fundamental aproveitar os recursos tecnológicos existentes para deixar essa tarefa mais transparente, segura e eficiente. A conciliação bancária é uma dessas ferramentas e para entender melhor o que é, quais as suas vantagens e como funciona, neste artigo você vai conferir os seguintes tópico:
 
  • O que é conciliação bancária;
  • Quais as vantagens da conciliação bancária;
  • Como funciona a conciliação bancária;
  • Passo a passo de como fazer a conciliação bancária;
  • Diferenciais do GestãoClick.

O que é conciliação bancária

A conciliação bancária é o recurso da gestão financeira que permite a sua empresa confrontar os dados disponibilizados pelos bancos onde possui conta e as informações registradas no seu sistema. Ou seja, é possível comparar os registros de ambos os locais, possibilitando que sejam conferidas as operações realizadas.

Com isso, é possível não só ter um maior controle e acompanhamento das finanças do seu negócio como também verificar possíveis discrepâncias. Esses erros podem ser ocasionados devido ao lançamento incorreto de informações, sendo essa a sua chance de corrigir ou mesmo por fraudes realizadas por terceiros, assim, você pode detectá-las.
 

Quais as vantagens da conciliação bancária

Muitas vezes, na correia do dia a dia, são registradas informações incorretas relativas às operações financeiras da sua empresa ou mesmo esquecidas, porém, sem malícia. Dessa maneira, a conciliação bancária serve para fazer as correções necessárias. No entanto, a sua empresa pode ser vítima de atos ilegais de terceiros.

Em ambas as situações, o seu negócio pode ter prejuízos quando os erros não são percebidos, bem como muita dor de cabeça com problemas consequentes disso. Para evitá-los, a conciliação bancária é uma grande aliada, sendo que essas são apenas algumas de suas muitas vantagens.
 

Rapidez e economia de tempo e de dinheiro

Existe ainda a rapidez na realização das tarefas do escritório, pois o recurso exige menos tempo gasto com a digitação de dados.Além de economia de tempo, mais um benefício é que se pode economizar dinheiro com um quadro de funcionários mais enxuto.

Afinal, com uma rotina mais simplificada e eficiente é possível contar com menos funcionários para desempenhar cada etapa. Mais uma vantagem está na possibilidade que a conciliação bancária oferece de manter o fluxo de caixa sempre atualizado, o que, aliás, é um fundamental para a saúde do setor financeiro.
E para as empresas que possuem contas bancárias em várias instituições, mais um benefício.A conciliação bancária reúne todos os bancos em um único local, assim, fica muito mais rápido conferir os registros de cada um deles.

Por isso, na hora de escolher um sistema de gestão empresarial para o seu negócio é essencial avaliar qual software ERP se adequada com mais perfeição às necessidades do seu empreendimento.
 

Como funciona a conciliação bancária

 

A conciliação bancária é feita, em geral, fazendo uso de um arquivo de formato OFX padrão. Esse documento é utilizado pela maioria dos bancos no Brasil para exportar os dados das operações financeiras realizadas pela sua empresa. Para obtê-lo, é simples, basta acessar a internet banking do seu banco e escolher entre as opções salvare exportar.

Veja o exemplo:

conciliacao bancaria
 

Essas opções devem aparecer na tela do extrato da sua conta. Caso não sejam exibidas, é preciso contatar o gerente da sua conta. De qualquer forma, basta escolher entre uma delas para, posteriormente, importar pelo sistema de gestão da sua empresa. Assim, as informações do arquivo podem ser comparadas com o registro de suas operações.

Caso haja o cadastro de uma atividade no sistema que não esteja no extrato do banco, o próprio sistema avisa o usuário para que a discrepância seja avaliada. A realização dessa tarefa é muito simples, podendo ser concluída em poucos minutos, de forma segura, transparente e com a frequência necessária para que tudo seja controlado de perto.

Passo a passo de como fazer a conciliação bancária

O GestãoClick é um software ERP que oferece uma série de ferramentas para colaborar com a gestão do seu negócio. Entre os recursos que disponibiliza para administrar o setor financeiro está a conciliação bancária. O seu uso é muito simples é intuitivo, permitindo que possam ser feitas as verificações necessárias sem perder tempo e com total segurança.

Para saber como usar a conciliação bancária do GestãoClick, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1

Acessar o sistema de gerenciamento empresarial GestãoClick;

 

Passo 2

Clicar na opção Financeiro, do menu à esquerda;

Passo 3

Depois, clicar em Opções financeiras e, após, em Conciliação Bancária;

Passo 4

Na página seguinte, onde aparece o campo Conta bancária, você deve clicar para selecionar o banco de deseja acessar;

Passo 5

Em seguida, é preciso clicar em Selecionar arquivo, para que você busque o arquivo OFX salvo no seu computador anteriormente;

Passo 6

Depois, é preciso clicar no outro botão que aparece na tela, o de Importar extrato. Assim, aparecem na tela as informações do extrato para fazer os ajustes quando necessário e selecionar os itens que você deseja importar. Ao final, clique em Importar itens selecionados.

Passo 7

Na sequência, é necessário clicar em Financeiro, no menu à esquerda e, em seguida, em Fluxo de caixa, para visualizar oarquivo importado.

 

Se preferir assista ao vídeo com o passo a passo:

Diferenciais do GestãoClick

Além das vantagens já citadas, o GestãoClick é online, oferecendo ainda mais benefícios aos seus usuários. Entre eles, a possibilidade da conciliação bancária ser feita de qualquer lugar e a qualquer momento, graças ao seu acesso remoto. Desse modo, você pode confrontar as informações do banco e do sistema, independente do lugar onde estiver.

É preciso somente ter acesso a um computador com internet ou mesmo a dispositivos móveis, como smartphones.Outro diferencial desse software ERP é a segurança dos seus dados, uma vez que mesmo todos eles sendo armazenados na nuvem, apenas pessoas autorizadas podem acessá-los.

Além disso, esse sistema informatiza dos dados dos demais setores do seu negócio, os conecta e automatiza diferentes procedimentos, para conferir muito mais agilidade ao dia a dia do seu escritório. Para saber mais sobre a ferramenta conciliação bancária do GestãoClick.

 

 

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